PraComer: Marmite (Extrato de Levedura)

Por em

[Video: Marmite (Extrato de Levedura)]

O que estou escutando? É o som dos céus se abrindo? O quê? Não!

Finalmente, mas finalmente mesmo consegui provar o lendário, o mítico, o conturbado: Marmite! Não conhece? A gente explica.

Marmite é o famoso extrato de levedura (geralmente, Saccharomyces cerevisiae) tipo pasta/spread muito apreciado (ou não) lá na terra da Rainha (Reino Unido, em geral). Se você procurar no Oráculo vai encontrar muitas pessoas experimentando pela primeira vez o produto.

É um produto básico inglês por causa da sua idade, é bem antigo, foi lançado em meados de 1902. Já era semi-popular, mas aumentou depois da descoberta das vitaminas (em 1912) que são presente nele. E a inclusão da pasta na ração militar durante a I Guerra Mundial para combater a Deficiência de vitamina B1 (beriberi) que as tropas britânicas sofriam.

A criação do produto é atribuída ao químico alemão Justus von Liebig, uma vez que descobriu que leveduras poderiam ser concentradas. Mas outro mérito importante do cientista: é considerado um dos fundadores da química orgânica, junto com Friedrich Wöhler e Jöns Jacob Berzelius. Olha só que bacana!

Fazia muito, mas muito tempo que desejava provar Marmite. No mínimo, uns 15 anos! Sério. Eu conheço (leia-se: sei que existe) desde muito antes de ter o PratoFundo. Mas como não vende no Brasil, fica bem difícil de provar.

Uma das culpadas disso é a nossa queria Nigellão: ela fez num dos milhares de programas dela um spaghetti com molho de marmite. Ela é uma das poucas cozinheiras de TV que eu confio, pois todas, mas eu digo, todas as receitas que eu já fiz dela deram certo. Todas. Então, presumo que não seja tão ruim assim, não?

Até que um dia, a Valetina uma colegona nesses anos todos de vida blogueira perguntou se eu queria algo lá da terra da Rainha. Tadinha da Valetina, achou que eu não ia pedir nada, hahahaha Não tive dúvidas: Marmite! :D Brigadão, Valetina! :D

Mas a pergunta que não quer calar: será que vale o show?

Marmite (Extrato de Levedura)

Marmite (Extrato de Levedura) por PratoFundo.com

Marca: Unilever
Origem: Reino Unido
Preço: foi presente
Embalagem: 125g
Calorias por 100g: 250kcal
Joinha: tem um quê de umami, sabor característico de fermentados de levedura que eu gosto.
Desjoinha: absurdamente salgado, aroma me lembra os meios/caldos de cultura usados em microbiologia… afinal, ele é extrato de levedura e neles também. Vejo que é uma preferência adquirida e mais usado como algo de fundo.
Ranking: #5/#10 Humm (para ser sincero, não sei direito se gostei ou não, hahahah)

Marmite (Extrato de Levedura) por PratoFundo.com Marmite (Extrato de Levedura) por PratoFundo.com

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Vamos comentar? :D

6 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Anabela:

    Eu detesto, mas aqui em Inglaterra vejo mta gente comendo isso com pao torrado , o marmite e rodelas de banana em cima. 😒

  2. Sem Avatar Soliane:

    Aqui na Inglaterra realmente se encontra em qualquer lugar pra comprar. Tentei experimentar uma vez, como você mesmo disse e o cheiro me remeteu aos laboratórios de microbiologia na faculdade, o sabor me deu náuseas. Mas suponho é como eles mesmo definem o produto “you either love it or hate it”, meu noivo ama… vai entender…

    1. Eu ainda estou na dúvida, hahahah Mas tenho em mente outros usos, heheheh

      1. Sim Vitor você está certíssimo porque o extrato de leveduras é um excelente tempero para usar em muitos molhos. E além disto ele vai dar aquele efeito umami que realça os sabores … e isto de uma maneira natural !
        Abs, Patrick.

  3. Eu provei num hostel no Rio cujo dono era britânico e O-D-I-E-I. Mas meu ex, que morou na Inglaterra, disse que é um alimento-base dos vegetarianos/veganos por lá, por ser barato e nutritivo. Vai saber.

  4. Parabéns pela descoberta do sabor todo especial que é o Marmite.
    Para aqueles que adoram, como eu, tem agora no Brasil o mesmo extrato de levedura com o nome de Cenovit.
    Bom proveito.
    Abs, Patrick.

«

»