Katsu Sando: Sanduíche de Porco à Milanesa (Tonkatsu)

Por em

[Video: Katsu Sando: Sanduíche de Porco à Milanesa (Tonkatsu)]

Sabe quando você está com aquela vontade de uma receita e não sossega enquanto não fizer ou comer? Então, esse Katsu Sando entra facilmente nesta categoria!

E mais um fator de choque: é uma receita salgada! Thenúndia Calma, gente. Também gosto de comidas salgadas e fazemos de vez me quando também, não é mesmo?

Katsu sando é uma preparação muito comum da culinária japonesa, bem típica e tradicional. É um sanduíche feito no pão de fôrma branco com tonkatsu: filé de porco à milanesa ao estilo japonês.

Katsu Sando: Sanduíche de Porco à Milanesa (Tonkatsu) por PratoFundo.com

Não leu errado: filé à milanesa! Chego a salivar novamente só de pensar.

A grande estrela do prato é o tonkatsu, à milanesa em si. Hoje em dia, é mais comum o uso de carne de porco. Tinha começado com a bovina e depois passou para o porco. Mas é possível usar qual corte você preferir até mesmo frango.

Um prato bem corriqueiro japonês, faz parte da cultura. Ele é classificado como yoshoku: prato japonês com influência ocidental. E não, não é de agora. Ele apareceu durante a Renovação/Restoração da Era Meiji (leia-se: há muito tempo atrás).

O que difere bastante é o tipo de farinha de rosca usada. Para frituras asiáticas em geral, é usado a farinha tipo panko. Também é feita de pão, mas não é fina igual a nossa. Ela é texturizada, digamos assim. O visual fica bem diferente e o mais importante, a textura: fica muito mais crocante. Faz muita diferença mesmo.

Katsu Sando: Sanduíche de Porco à Milanesa (Tonkatsu) por PratoFundo.com

Katsu Sando: Sanduíche de Porco à Milanesa (Tonkatsu)

  • Pré-preparo: ~15 minutos
  • Tempo de cozimento: ~10 minutos
  • Rendimento: 03 unidades

Ingredientes

  • 01 ovo batido
  • ~50g farinha de trigo
  • ~50g farinha panko (farinha de rosca estilo asiática)
  • 03 filés de bisteca de porco (~110g/cada e espessura de ~0,5cm), pode ser bife bovino ou frango
  • Sal refinado para temperar
  • Pimenta do reino para temperar
  • 06 fatias de pão de fôrma tradicional com ou sem casca
  • Mostarda amarela
  • Maionese norma ou maionese japonesa (kewpie)
  • Molho tonkatsu / molho para milanesa estilo japonês
  • Óleo vegetal de sabor neutro para fritar

Modo

  1. Bater o ovo, misturar bem a gema e clara.
  2. Filé de bisteca, geralmente, tem osso. Retirar os pedaços de ossos e limpar a carne: tirar excesso de nervura e gordura. Ao final, ficar com cerca de 75-80g/cada.
  3. Arrumar farinha, ovo e panko em recipientes adequados para fazer o empanamento dos filés.
  4. Temperar os filés, farinha de trigo e panko com sal e pimenta.
  5. Para empanar: passar o fié na farinha de trigo (retire o excesso), no ovo batido e ao final no panko, apertando bem para grudar. Repita o processo nos demais filés.
  6. Numa panela ou frigideira com bordas altas, colocar óleo que chegue a ~1-1,5cm de altura. Aquecer o óleo em fogo médio, não deve estar muito quente (abaixo de 180ºC), pois a carne precisa cozinhar. Se tiver muito quente, o empanado queima, mas a carne continua crua. Tradicionalmente, os filés são fritos por imersão, mas eu acho que gasta muito óleo.
  7. Demora cerca de 7-10 minutos, e neste tempo é necessário ir virando o filé.
  8. Quando estiver bem dourado, retire do óleo e deixar escorrer em papel toalha / guardanapo. Esperar 5 minutos antes de prosseguir.
  9. Passar mostarda numa fatia de pão, e na outra maionese. Coloque o filé frito sobre e coloque o molho tonkatsu sobre. Fechar com a outra fatia.
  10. Se desejar, retire a casca do pão e corte ao meio.
  11. Servir.

Observação
Farinha Panko: é uma farinha de rosca estilo asiático que tem textura, fica na parte de produtos asiáticos.
Molho tonkatsu: o sabor lembra molho inglês / worcestershire. No mercado, geralmente, fica na seção de molhos para salada ou na de produtos asiáticos.

Katsu Sando: Sanduíche de Porco à Milanesa (Tonkatsu) por PratoFundo.com Katsu Sando: Sanduíche de Porco à Milanesa (Tonkatsu) por PratoFundo.com

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Vamos comentar? :D

2 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Salivo só de escutar o nome, eu só sosseguei quando fui no Jardim Japonês em Buenos Aires a uns 4 anos, gosto tanto de porco, que comi Tonkasu de entrada com salda de repolho cru com mostarda e prato principal foi ?Tonkatsudon? ?Tonkatsu Don? Com esse molhinho escuro! *_*

    1. Acho que foi tonkatsu normal mesmo. Katsudon, geralmente, é um prato principal com mais sustância, pois bem arroz e outros acompanhamentos.

«

»