Resenha: “Vinhos em 101 Dica” de Ricardo Castanho

Uma coisa que tenho que confessar é o meu total desconhecimento em relação aos vinhos, sério. Má-le-má sei os tipos de uvas (tá bom, as principais até passa e o seu uso) e como harmonizar, o clássicão: tinto é para carnes vermelhas e branco para peixes.

Então, recebi como cortesia do editor a publicação “Vinhos em 101 Dicas – Um Guia Para o Enófilo Amador” (Ediouro, 112 páginas) feito em 4 mãos: Ricardo Castanho (editor de restaurantes do Guia Quatro Rodas) com seu conhecimento do assunto, e pelo jornalista Fabrício Brasilienese para traduzir as informações sobre os vinhos para o público leigo (eu! :D).

A edição é honesta ao dizer que são 101 dicas, o livro é pautado em dicas, realmente. Desde os tipos tradicionais de uvas (tintas e brancas), passando pela degustação, harmonizando com comida, uma pincelada básica para montar uma adega, e claro, informações sobre as regiões produtoras.

Diria que é um guia para quem não sabe nada sobre o mundo dos vinhos, para um iniciado ou para quem sente todos aqueles sabores de um vinho (que eu ainda acho uma viagem total, um dia chego lá) podem achar o livro lugar-comum. Mas vale dizer que o texto é super fluído, de fácil leitura e o humor ficar na parte em que descreve os enochatos, como os autores dizem “uma praga em expansão”.

Algumas das dicas que gostei foram: é possível harmonizar vinho com churrasco, com chocolate (weeeee! :D) e até com feijoada (nesse caso, com espumantes). E que nem sempre um vinho caríssimo será ótimo, pois vinho bom é aquele que você gosta.

Vinhos em 101 Dicas – Um Guia Para o Enófilo Amador, por Ricardo Castanho e Fabrício Brasiliense
Editora Ediouro, 112 páginas
Preço médio: r$24 reais

Compromisso com a verdade.
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

25 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Thássius V':

    O Renato Machado tem uma ‘coluna’ na rádio CBN na qual fala de vinhos. E é bastante interessante para quem está começando a se interessar pelo assunto, pois ele comenta desde o mais básico até perguntas complicadas de ouvintes. Fica a dica.

  2. Cynthia:

    Já experimentei churrasco e vinho uma vez, na festa de um amigo curitibano. Fiquei impressionada, nunca tinha imaginado que a combinação daria certo. E até que escolho vinhos razoáveis, mas só se for pra beber puro… as minhas harmonizações têm sido uma tragédia.

  3. joana:

    eu preciso dele, sabia?
    eu não entendo nada de harmonizações, só sinto ameixa nos tintos, descobri falhas nas minhas taças, resumindo, meu caminho é árduo…. quem sabe ele me ajuda!?!

    no mais, seu Prato está cada vez mais fino!
    =)

  4. Taty - CHOCOTATY:

    Viiiiiiiiitooooorrrrrrrr…
    Segura que esse é meu!!!
    Quero com dedicatória do Prato Fundo hem…
    Adorei a idéia e acho que vinho é um bem necessario.

  5. Mirella - Santos/SP:

    Eu também queroooo!!!
    Já tinha visto esse livro e estava pensando em comprar, mas quem sabe eu não ganho ?? Rsss.
    Adoro seu Blog,
    Beijos!

  6. LuLu:

    Ja ganhei… :-)
    Hehehehehe.
    Fan, presente, otimista, positiva e operante.

  7. Isabel Furtado:

    Vix Maria! Mas esse site tá ficando muito chic! Nossa! Adoro vinhos! Eu e o meu marido damos umas arriscadas e com o tempo estamos evoluindo no precesso!:D Se eu ganhar o livro ele vai adorar!

  8. Pablito A.:

    Hey quero o livro e 101 garrfas cheias de vinho pra eu levar um porre degustando segundo o livro…rs

    Abrazos

  9. Dricka:

    Eu quero!!!
    Tudo bem que eu não sou sorteada nem pra acompanhante em hospital.Mas não custa tentar, né?
    Bjs

  10. Carla Soares:

    Eu sou louca com vinhos também! Mas a parte q eu menos entendo é essa de harmonização com os pratos…. e eu adoraria entender… ah! então! é só mandar o livro aqui pra mim que eu prometo ficar escolada e nada enochata hehehe

    abraços, ótima resenha!

  11. Letícia:

    Eta, que moço chique, que ganha livro para resenhar ;-)

    Eu sou uma ignorante confessa no mundo dos vinhos. Não fazia a menor idéia de como era quando o vinho harmonizava ou não com um prato. Até que, na semana passada, descobri isso na prática – pelo menos, a parte ruim :-P

    Era uma pizza simples, de alho com alcaparras, mas não combinou de jeito nenhum (manemóóórrrta, como já diz o povo do TDUD?) com o vinho que abrimos. Um acabou com o sabor do outro. Um horror.

  12. Glaucia:

    Eba! Eu quero! Eu quero!
    Bjos e parabéns pelo blog.

    Glaucia

  13. Paula:

    Adorei saber do lançamento desse livro sobre vinho. Se não ganhar vou comprar. Gosto muito de vinho mas tenho a maior antipatia de quem toma vinho pelo preço. Quero ler esse livro pois já gostei do comentário do autor de que nem sempre o vinho mais caro é o melhor…tem gente que toma vinho pelo preço, haja…..

  14. Clau:

    Como sou mineira, como quieta. Sempre dou uma espiada no seu site, mesmo nunca tendo me apresentado. Taí uma boa oportunidade!
    Sendo assim, gosto muito do seu blog e sempre passo por aqui pra saber o que você está aprontando. Me chamo Claudia, sou de BH, formada em gastronomia, atuando na área e ralando muito em casa. Muito prazer, sucesso pra você e boa sorte pra mim no sorteio.

  15. Kelly:

    Você não vai acreditar, mas acabei (literalmente) de ver este guia na banca de revistas e fiquei com ele na mão pensando “levo ou não levo???”. Agora vou esperar o que vou ganhar no sorteio (puro otimismo). Aproveitando, parabéns pelo blog!

  16. Daniele:

    Eba! :) Gosto tanto de vinho, já é hora de aprender alguma coisa sobre eles. Tô na torcida pelo sorteio!

  17. DINAH:

    Vitor,
    Não sou blogueira, mas estou tentando adquirir o hábito( e cá entre nós estou adorando!!!) e fiquei fãzoca do seu blog!! Adorei o lance do fermento natural e vou tentar fazer um dia, afinal sou uma amante da cozinha e me arrisco por lá!!
    Com relação aos vinhos são uma paixão que tenho, apesar de também viajar no hora de degustar um … Mais já li algumas coisas e tenho o livro do Renato Machado e indico como leitura é muito legal!! Agora fiquei muito curiosa com esse guia que você citou, quem sabe não serei a vencedora?!
    Abraços e parabéns pelo blog,
    Dinah

  18. :

    Sou do RS, o estado que produz alguns dos melhores vinhos do Brasil, mas meu conhecimento sobre o assunto não passa do “gostei/ não gostei”!
    Dá até pena do meu pai, que fala empolgado sobre vinhos que, segundo ele, são de uma safra ótima, com um tipo X de uva, com aroma de tabaco (!!!)…e eu só balançando a cabeça!
    Enfim, eu preciso desse livro para manter uma conversa “enologicamente” coerente com meu pai!
    Hahahahahaha

  19. Fer Ayer:

    Puxa vida…já estava pensando em te perguntar como conhecr estes editores…risos. Nunca ganhei sorteio de nada na minha vida, mas vai que eu consigo, afinal este é um assunto que eu gostaria MUITO de aprender.
    Beijos

  20. Mírian:

    (sou a primeira!)

    também não entendo nada de vinhos, e em geral confesso isso até que sem tanta vergonha assim… afinal, até cozinheira amadora eu sou. aos poucos, tô tentando aprender um pouco de vinhos e combinações com meus sogros, que adoram, e com um pouco que leio aqui e lá. em outras palavras: tomara que eu seja sorteada, hehe! ;)