YouTuberDay: Como foi a experiência do YouTube Next Up

[Video: YouTuberDay: Vida de YouTuber]

Hoje, 23 de abril fazem 12 anos que o primeiro vídeo foi subido para o YouTube! Sim, já faz tudo isso de tempo… passou bem rápido, né? Nessa mais de uma década, muita coisa aconteceu tanto lá como aqui também.

O surgimento e o aumento da relevância de conteúdo em vídeo impactou a maneira como a gente aqui no PratoFundo trabalha com a comida. O YouTube é uma fonte de inspiração, de consumo e quem sabe uma oportunidade para trabalhos futuros.

Se você segue algum criador ou criadora no YouTube, uma maneira de ajudar é se inscrevendo no canal, comentando e compartilhando. Parece besteira, mas não é. Ajuda mesmo! :)

YouTube Next Up

[Video: Como foi a experiência do YouTube Next Up]

Como hoje é dia de festa, finalmente, irei falar como foi a incrível experiência de ter participado do YouTube Next Up, Class of 2016! Para quem perdeu o fio da meada, um resumo: ano passado o canal foi selecionado para participar de um programa de capacitação realizado pelo própria Youtube e Google, o YouTube Next Up.

A minha turma, Class of 2016, foi a primeira no ano passado e contou com 16 criadores de diversos tipos de canais. E esta capacitação durou uma semana e aconteceu no YouTube Space São Paulo.

O que é ensinado é mais a parte técnica de produção de vídeos, como: audio, vídeo, uso da câmera, edição, questões de branding e por aí vai. Além disso, é ganho também uma ajuda de custo para melhorar os nosso equipamentos e deles eu já falei em: Meus equipamentos.

Foram dias realmente incríveis, respirando e vivendo – de certa maneira – o sonho de produzir conteúdo em vídeo naquilo que a gente realmente gostar. Mas o que fica claro é: é trabalho, trabalho e trabalho. Para tudo acontecer, depende da gente mesmo, de estar sempre procurando melhorar.

YouTuberDay: Como foi a experiência do YouTube Next Up

E todas as dúvidas, problemas e desafios são bem semelhantes mesmo em canais de nicho diferentes. Em maior ou menor grau estamos todos no mesmo barco, isso foi bem bacana de perceber. A minha turma era bem engajada e com um objetivo em comum: produzir conteúdo de qualidade.

Outra parte super bacana também foi, para quem não era de São Paulo (meu caso), todo translado e estadia foram bancados pelo YouTube! Isso foi muito legal mesmo, momentos raros de riqueza para quem é do núcleo pobre e cômico da novela dentro do sistema de castas do YouTube.

Pode ser que este ano tenha novamente, eu sei que lá fora já tem turmas sendo selecionadas em New York, Londres, Tóquio, Paris e Mumbai (isso em meados de abril). E no site oficial do programa indica que este ano será no Rio de Janeiro! Teremos um YouTube Space Rio na região portuária da cidade e com estrutura 100% do YouTube.

Isso dá um pouquinho de dor no coração de já ter participado, hahahah Queria ir conhecer o Rio! Então, fica aqui a minha dica: quando sair o período de inscrição, tente! Foi o que eu fiz em 2016, tentei e fui selecionado. Como se fiz, o não a gente já tem, então, é preciso correr atrás do sim!

Demorei para falar sobre, pois eu queria gravar o video usando a famosa jaqueta de quem participa do programa. Ela demorou um pouquinho para chegar, heheheh.

Minha turma: YouTube Next Up - Class of 2016
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

2 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Kelly kramer:

    Boa tarde recebi um gmail para participar é como sou do núcleo pobre também rsrs fiquei muito feliz porem sem saber muito bem o que responder quando eles perguntam pq eu quero participar e pq meu canal se destaca entre os outros juro estou muito ansiosa pra saber se serei escolhida espero que sim adorei seu vídeo me deu uma boa ideia do que é pq eu não sabia direito obrigada mesmo ???

  2. Lis:

    Leio o blog sempre, mas nunca comento… então dessa vez vim dar os parabéns pela participação e também pelo conjunto da obra. Ah, estou rindo até agora da definição núcleo pobre e cômico da novela. Hehe