Sorvete de Gergelim Preto Sem Sorveteira

Por em

[Video: Sorvete de Gergelim Preto Tostado]

Já fazia bastante tempo que desejava fazer Sorvete de Gergelim Preto. É um ingrediente bem corriqueiro na cozinha asiática, seja em pratos salgados quanto em doces.

Mas é claro que não foi tão simples assim. O caminho para chegar na receita demorou um pouco. Ainda mais com a onda de pratos com a temática de unicórnios.

Nada contra unicórnios, ok? Eu gosto bastante, mas eu acho que não orna muito com my dark and frozen heart and soul (meu coração e alma frios e das trevas, hahahah). E a contra partida chegou na forma de sorvetes escuros feito com carvão ativado.

Eu até cogitei usar o carvão, mas não é tão fácil assim para encontrar a versão pulverizada. Mesmo na interwerbs, quando tinha, o frete era mais caro que o produto. Ou seja, não vai acontecer, né gente!

Sim, é vendido na farmácia tabletes dele, porém, não é 100% carvão. Possui outros ingredientes na composição. Isso leva a outro questionamento: carvão ativado é um medicamento senhoras e senhores. É usado em alguns casos de envenenamento oral quando há a ingestão em grande quantidade de certos medicamentos.

Isso também contribuiu para eu não insistir nele como ingrediente. Queria algo mais… gostoso, por assim dizer. Nas receitas gringas desse goth ice cream feito com o carvão, eram praticamente um sorvete de baunilha com carvão. Já comi carvão de alho-poró, e era uma delícia. Mas este ativado, eu tenho lá as minhas dúvidas.

Com isso em mente, foquei no gergelim preto. Boa parte das receitas não usam a semente propriamente dita, mas uma pasta dela. O que foi um choque, nunca imaginei que existisse pasta de gergelim preto.

Mas existe. Só que lá fora. Aqui no Brasil, eu não achei.

Fui atrás de alternativas para fazer em casa. Possível é. Porém, para ter uma pasta igual a comercial é necessário um processador ou liquidificador bem potente.

Para a minha sugestão de sorvete, acabei usando o liquidificador, o resultado foi melhor quando comparado ao meu processador. Na foto é possível ver partículas do gergelim que são bem pequenas. Particularmente, não achei que interferiu na textura. Não dá para senti-las. Mas isso pode variar dependendo do seu equipamento.

É um sorvete para quem gosta de gergelim. Fica com sabor bem forte de gergelim mesmo!

Sorvete de Gergelim Preto Tostado por PratoFundo.com

Sorvete de Gergelim Preto Tostado

  • Pré-preparo: ~1 hora
  • Tempo de congelamento: ~6 horas
  • Rendimento: ~900g

Ingredientes

  • 100g gergelim preto cru
  • 30g leite em pó desnatado instantâneo
  • 60g água fervente
  • 85g iogurte integral sem sabor em temperatura ambiente
  • 395g leite condensado (01 lata ou caixa)
  • 250g creme de leite pasteurizado gelado (45% gordura)

Modo

  1. Num frigideira larga tostar o gergelim em fogo médio até ficar aromático. Ele começa a estourar, demora cerca de 2-3 minutos. Sempre mexendo a frigideira para que não queime. Recomendo fazer em duas etapas. O sabor do gergelim tostado é diferente do cru, ele fica com notas de castanha / amendoim torrado. Prove o gergelim antes e depois de tostar.
  2. Transfira para uma assadeira e espalhe bem, deixar esfriar um pouco. Não precisa ficar totalmente frio, mas diminuir a temperatura.
  3. Coloque no liquidificador e pulse para quebrar bem o gergelim. Para ficar bem pulverizado, o equipamento deve ser potente. Faça por 1-2 minutos, limpando as laterais.
  4. Adicione o iogurte, água fervente e leite em pó. Bater na velocidade mais alta do liquidificador por 3-4 minutos no total.
    Vá limpando as laterais e se esquentar muito o motor, pare um pouco e continue.
  5. Coloque o leite condensando e continue batendo até ficar um creme bem homogêneo e com as partículas de gergelim tem pequenas. O creme final, dependendo do seu liquidificador, irá ficar quente é normal.
  6. Transferir para outro recipiente, cobrir e deixar esfriar na geladeira. O creme precisa estar frio para ser usado e ao esfriar fica mais consistente.
  7. Bater o creme de leite em ponto de chantilly firme. Se usar creme de leite com alto teor de gordura (+40%), bata até chegar em picos moles, não bata até o firme, a chance de virar manteiga e/ou granular é maior.
  8. Misture o creme de gergelim preto ao chantilly batido e mexa bem.
  9. Transfira para um recipiente com tampa e levar ao congelador por 6 horas, mínimo. Ideal: 12 horas.
  10. Retire alguns minutos antes de servir. Fica firme.

Observação
Gergelim preto: cuidado onde for comprar. Durante os testes comprei em loja natureba, e o gergelim estava com um sabor muito forte de produto de limpeza. Para tirar a prova, comprei em outra loja e o sabor era outro. Ele deve ter sabor de gergelim e ao tostar lembra amendoim / castanhas torradas. Cru e tostado possuem sabores diferentes, mas não deve remeter a produto de limpeza.
Liquidificador: tentei usar mini processador para transformar o gergelim em pasta, mas não deu certo. O meu é muito fraco para isso. Já o liquidificador funcionou melhor, eu achei. A potência do meu é 450w.
Leite em pó: precisa ser o instantâneo mesmo, ele tem lecitina na composição que é um emulsificante que auxilia na textura e homogeneidade do sorvete.
Quantidade do creme de gergelim: realmente parece bastante, porém, ele é totalmente usado no sorvete. Se pudesse teria feito menos, mas usando menos ingredientes não consegui bater direito e transformar o creme com poucas partículas de gergelim. Apesar de ir uma lata de leite condensando, não fica doce: lembre-se é uma sobremesa congelada, isso diminui bastante a sensibilidade ao doce. Porém, se quiser menos doce, coloque metade do leite condensando na hora que estiver batendo no liquidificador e acerte no final depois de misturar com o chantilly.
Casquinha: é casquinha normal, só pintei com corante alimentício preto.

Sorvete de Gergelim Preto Tostado por PratoFundo.com Sorvete de Gergelim Preto Tostado por PratoFundo.com Sorvete de Gergelim Preto Tostado por PratoFundo.com

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Vamos comentar? :D

5 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Adorei o vídeo mais curto, com menos explicação, mas senti falta de você provando e dizendo como é o sabor.

    1. “com menos explicação” e “mas senti falta de você provando e dizendo como é o sabor”, hahahaha oh, colega, se decide! Hahahahah Provar e falando como é… é explicação, hahahahah

      1. Né?! hahahahaha Mas só provar e falando do resultado, é diferente de explicar muito :P Por isso coloquei com menos explicação ^_^””

  2. Simplesmente fantástico! Como é o sabor? Ele demora muito para derreter?
    Será que teriamos como adaptar esta receita para o público Vegano Vitor? Adoraria possíveis sugestões, parece ficar incrivelmente bom.
    Meu público vegano com certeza adoraria de um sabor parecido.
    Para mais ideias e possíveis sugestões me contate:
    Grande abraço.

  3. Sem Avatar debora koso:

    UAU SUGOI KAKOI AMEI VOU TENTAR FAZER

«

»