Brigadeiro Cremoso com Doce de Leite

Já fazia um certo tempo que desejava fazer este brigadeiro diferentão. Apesar do nome, ele não é um brigadeiro de doce de leite, mas uma maneira alternativa de fazer esse docinho que é a cara do Brasil.

Brigadeiro em detalhe com granulados de cores diferentes

Existem várias versões dessa receita, ao invés de usar o leite condensado normal, a gente cozinha ele para virar doce de leite pastoso. E partir dele fazer o brigadeiro. Sem falar que vai mais chocolate na massa, o que dá aquele gostinho todo especial, além de ficar bem cremoso.

Quando eu comi, me veio na memória que eu já tinha comido ele, mas não sabia. Fica com sabor de brigadeiro, mas tem um “quê” diferente. Particularmente, gostei mais dele assim.

Brigadeiro mordido em detalhe mostrando o interior

Brigadeiro Cremoso com Doce de Leite

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 40 minutos
Total: 1 hora
Rende: 20 - 25 unidades de 20g/cada
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 01 lata leite condensado
  • 200 g chocolate meio amargo
  • 15 g manteiga sem sal
  • 10 g glicose líquida transparente
  • Granulado (para decorar)
Recomendo sempre usar as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As quantidades em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL

Modo de Preparo

  • Retire o rótulo da lata de leite condensado, colocar dentro de uma panela de pressão e cobrir com água. A lata deve ficar coberta por ela, tampar. Levar ao fogo alto, quando pegar pressão diminuir o fogo e cozinhar por 30 minutos. Desligar o fogo e retirar a pressão com cuidado.
  • Colocar a lata dentro de uma tigela com água fria, deixar esfriar totalmente.
  • Derreter o chocolate meio amargo, junte a manteiga e misture.
  • Coloque a glicose líquida e misture bem.
  • Com o doce de leite já frio (380g, é todo o doce de leite cozido), adicione ao chocolate meio amargo.
  • Levar tudo ao fogo e cozinhar por 5-6 minutos para dar o ponto final. Transferir para tigela, cobrir e levar na geladeira.
  • Enrolar o brigadeiro, pode ser necessário untar as mãos com óleo. Passar no granulado de escolha.

Dicas

  • Adaptado: Loucuras de Chocolate por Simone Izumi.
  • Leite condensado: prefiro usar a versão de lata para cozinhar na panela de pressão. Muita gente diz e já fez doce de leite com o de caixinha… eu tenho aflição existencial em usá-la para isso, hahahahah
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!

Apoie o PratoFundo!

Gostou da receita? Você pode ajudar a deixar ainda melhor, saiba como APOIAR O PRATOFUNDO!

Brigadeiro em detalhe com granulados de cores diferentes
Você lendo o PratoFundo: site totalmente independente sobre comida possível com receitas para o dia a dia, ocasiões especiais, e associado a Ciência de Alimentos. Gostou do nosso conteúdo? Você pode ajudar, APOIE O PRATOFUNDO!
Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




10 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Esse brigadeiro deve ficar otimo para rechear um bolo, não?

  2. 5 stars
    Amei a receita ! Apenas como observação: O ingrediente correto é GLUCOSE (glicose é soro), e tem a função de aumentar o brilho, evitar por sete dias a cristalização e aumentar e validade do produto para consumo. Coloco em todos os meus brigadeiros.

    1. Não, não é não. O termo correto tecnicamente e cientificamente é Glicose, porém, por alguma questão de tradução aqui no Brasil ficou glucose como em inglês para a área de comida (sem o tratamento científico). E hoje em dia por causa dessa confusão, o dicionário e Academia Brasileira de Letras aceita as duas grafias. Ah, e como produto são a mesma coisa. :)

  3. Gostei da receita, poderia me tirar uma dúvida,qual a função da glicose?

    1. Auxilia em retardar a cristalização do açúcar/brigadeiro.

  4. Eu li que não se deve cozinhar a caixinha de leite condensado. O que faço quando tenho apenas ela é transferir para um vidro de conserva e cozinho na panela de pressão. Dá super certo, quando faço mais de um vidro, coloco pano de prato entre eles.

    1. Hahahaha, isso eu também não faria!

  5. Victor, de nerd para nerd, vc não se preocupa com o bisfenol A do revestimento da lata de leite condensado? hahahaha eu sou meio neurótica com isso (especialmente depois que tive minha filha) e não como leite condensado cozido em lata de jeito nenhum…. será que é exagero meu?

    1. Para ser sincero? Não. Como a minha mãe fala: a gente vai morrer tudo mesmo. hahahahah Particularmente, é tudo questão da dose. Qualquer coisa em excesso tem o potencial de fazer ou causar o mal. E escolhas. Eu prefiro usar a lata do que a caixinha nessa preparação, por exemplo. :)

  6. Isso deve ficar muito bom! #babei