Tanto tempo que não fazia clafoutis. Na realidade, é a segunda vez! hahahahahah Mas ninguém precisa saber disso, :x O prato tem origem francesa, e nada mais é do que um assado de frutas com uma massa base feita de ovos.
Normalmente, a fruta de escolha é a cereja. Mas é possível colocar praticamente qualquer uma. Só não sei se deve ficar muito bom com abacate, coco, jaca… hahahahah vocês captaram o sentido da coisa.
Não sei se foi azar ou era para ser, a pera estava meio verde e a ameixa estava num azedume! Pensei que durante o cozimento a pera fosse ficar mais macia, mas continuou com a sua textura mais firme. Porém, mesmo não estando no seu auge de doçura, ela estava doce!
Para esta receita, na hora de servir é mais do que necessário acompanhar uma (ou várias) bola de sorvete de baunilha. Fez um casamento que ambos se mostram e ficam melhores do que sozinhos.
Assado de Clafoutis Maçã, Ameixa e Pera
Ingredientes
- 4 ovos (temperatura ambiente)
- 250 mL leite integral (integral ou desnatado; 1 xíc.)
- 100 g açúcar cristal (+ quantidade extra para polvilhar)
- 1 colher de sopa extrato de baunilha (ou 1-2mL essência)
- 70 g farinha de trigo
- 1/2 c. chá sal refinado (pitada)
- Frutas sortidas: uma pera grande (uma maçã, 2 ameixas)
- Açúcar de confeiteiro (polvilhar)
Modo de Preparo
- Forno deve estar pré-aquecido em 200-230ºC. Unte uma fôrma (porcelana) com manteiga e polvilhe com açúcar. Com as frutas devidamente higienizadas, se for as sugeridas, descasque a pera e a maçã. A ameixa retire o caroço. Corte em fatias e distribua sobre a fôrma.
- Numa tigela, bata os ovos até formar espuma. Então, adicione o açúcar, sal e baunilha. Misture bem. Por fim, coloque a farinha de trigo, e apenas mexa o necessário para misturar a farinha de trigo.
- Coloque sobre as frutas. Asse por 20-30 minutos, fique de olho. Faça o teste do palito, saiu úmido para seco está pronto. É úmido de água e não massa crua, hein? Antes de servir polvilhe açúcar de confeiteiro.
- O ideal é servir levemente quente com sorvete de baunilha!
Dicas
- Adaptado: Anthony Bourdain e Julia Child (link de afiliados).
- Ovo: ficou com uma leve lembrança de ovo. Para minimizar isso, retire a película da gema. Peneirando-as ou simplesmente puxando a película com os dedos.
- Cresce: durante o cozimento a massa “cresce” lembrando um soufflé e assim que sai do forno começa a murchar, é normal.
Parabéns pela descrição da Receita. Parece deliciosa e fácil de fazer. Adoro Clafoutis em todas as versões. Farei hoje!
Oi Vitor,
essa receita parece super prática e deliciosa além das fotos… lindas!
mas não entendi… pela foto as frutinhas estão por cima e segundo a receita elas ficam no fundo da forma e a massa é colocada por cima…
Ola!! cheguei no seu blog agorinha e estou chocada!! teu blog/site é um sucesso, tudo de bom! Parabens pela receitas, pela forma de escrever, pelas fotos, pela sinceridade na descricao das receitas. é dificil encontrar receitas com dicas tao quentes. Estou inciando um blog a pedido de amigas e seguirei tuas dicas. Voce entende cozinha Vitor!! Parabens.
abraço
Clarissa
hummmmmmmmmmmmmmmm huuummmmmmmmmm eu quero eu quero hehehehe
Ei Vitor, Eu diria que é mais um prato assado à base de ovos :) Eu já fiz várias vezes a versão salgada: http://www.atelierdeschefs.net/blog/?clafoutis-de-legumes-croquants Estou só tentando achar framboesas frescas para tentar a versão doce, que a maioria das pessoas conhece. Pena que eu detesto o cheiro de maçã cozida / assada, ou então iria tentar essa sua receita. Pior é que parece tão boa.