Aquele momento que você empaca com uma ideia e precisa fazer? Então… foi o caso deste bolo diferente e especial: BB8 Cake! Ou pode chamar também Bolo de StarWars (Guerra nas Estrelas).
Para quem não é chegando nessa parte de cultura pop: BB8 é o novo robô-personagem que irá aparecer no filme de StarWars agora em dezembro/2015 (estreia 17/12). Além disso, é claro, virou um brinquedo que meio mundo quer. A cabeça do robô-brinquedo é fixada por imãs, sim, ela sai!
Lá fora o preço da brincadeira gira em $150-180, já no Brasil o valor sugerido fica em r$2.900. Ou seja, a chance de eu ter um é praticamente nula! Pô, Mickey-Vader: me liga! :D
Então, a gente decide ter um da maneira viável: na forma comestível! Na forma de bolo! E com uma técnica que todo mundo pode fazer, inclusive eu.
Geralmente, bolo assim são esculpidos e todo trabalhado no talento de confeiteiros que possuem esse dom (o que não é o meu caso). O truque foi usar o método dos Cake Pops da Bakerella.
Uma massa de bolo esmigalhado misturado com algum tipo de creme ou pasta gostoso para juntar depois. Ao invés de ser um cake pop pequeno é uma grandão. E a decoração fica por conta da pasta americana.
Para uma primeira tentativa de brincar com pasta, eu gostei do resultado. Ficou tão bonitinho! Se quiser ver um bem mais realístico, confira o da Yolanda: STAR WARS BB-8 CAKE! Um dia terei essa habilidade toda… ou não.
E que a Força… seja igual a Massa vezes Aceleração esteja com Você!
BB8 Cake: Bolo de StarWars em Pasta Americana
Ingredientes
Ingredientes: BOLO DE ESPECIARIAS BASE
- 100 g melado de cana
- 60 mL óleo vegetal
- 75 mL água
- 180 g farinha de trigo
- 10 g cacau em pó (100% cacau)
- 4 g fermento químico em pó
- 2 g bicarbonato de sódio
- 0,5 g sal refinado (pitada)
- 1,5-2 g canela em pó (a gosto)
- 1-2 g gengibre em pó (a gosto)
- 1/7 noz-moscada ralada na hora (a gosto)
- 0,5 g cravo em pó (pitada)
- 02 ovos (cerca de 100g)
- 110 g açúcar cristal
- 20 mL extrato de baunilha (opcional; ou 5mL essência)
Ingredientes: MONTAGEM e DECORAÇÃO
- 230 g creme de avelã (ou 200g doce de leite cremoso)
- 800 g pasta americana branca
- açúcar de confeiteiro impalpável
- corante laranja em gel
- Corante gel preto
- corante amarelo gema em gel
- Suporte de isopor ~14x9cm (opcional)
Modo de Preparo
Modo: BOLO DE ESPECIARIAS BASE
- Aquecer o forno em 180ºC, untar e polvilhar farinha de trigo numa fôrma de 15x20cm (na verdade, pode ser qualquer uma proporcional a massa).
- Misturar o melado de cana, óleo e água. E usar baunilha, coloque junto. Reservar.
- Numa tigela misture farinha de trigo, cacau, fermento químico, bicarbonato de sódio, sal, canela, gengibre, noz-moscada e cravo. Misture bem e reserve.
- Na tigela da batedeira misturar açúcar e ovos bater (batedor de arame) até virar uma creme amarelo pálido, cerca de 5 minutos em velocidade alta.
- Acrescentar metade dos líquidos e bater. Juntar metade dos secos e misturar. Repita a operação. Misture até ficar bem homogêneo.
- Transfira para a fôrma preparada.
- Assar por 35-40 minutos, no teste do palito deve sair limpo.
- Retirar do forno e deixar esfriar completamente antes de usar. Se quiser transferir para uma grade depois de 20 minutos também pode.
Modo: MONTAGEM e DECORAÇÃO
- Com o bolo já todo frio, esmigalhar muito bem. Deixando uma farofinha bem solta.
- Para dar a liga pode ser usado creme de chocolate/avelã ou doce de leite cremoso. Acrescente aos poucos, amassando para juntar o bolo numa massa única. A quantidade do creme e do doce de leite são diferentes mesmo.
- Cobrir a massa com saco ou filme plástico e levar para geladeira por 30 minutos.
- Dividir a massa em duas partes: cabeça e corpo. Cabeça deve ter cerca de 150g, corpo em torno de 660-680g.
- Corpo é uma esfera, modele como se fosse brigadeiro, só que bem grande. Pressione bem para deixar bem compacto. A cabeça é como se fosse uma meia esfera, mas modele utilizando toda a massa, vá nivelando a base aos poucos. Depois disso é preciso voltar na geladeira para deixar mais firme. Cubra com saco ou filme plástico por 15-20 minutos.
Modo: DECORAÇÃO
- Tingir uma pedaço de pasta americana na cor laranja, outro cinza e mais um preto. A quantidade é no olho mesmo. Laranja e cinza podem ter o mesmo tamanho de pedaço. O preto é para os olhos e se for fazer a placa de Star Wars. Além do amarelo, também para a placa. Sove muito bem a pasta para deixar bem maleável e as cores ficarem uniformes. Cobrir com plástico filme até a hora de usar.
- Passar uma camada fina de doce de leite sobre os bolos, tanto o corpo quanto a cabeça. É bem pouco, apenas para a pasta grudar no bolo.
- Abrir a pasta branca com 4-5mm de espessura, polvilhe a superfície com açúcar impalpável para não grudar. O tamanho da pasta aberta deve ser maior que o pedaço de bolo a ser coberto.
- Com a ajuda do rolo, coloque sobre o bolo. E com calma vá ajeitando a pasta. O excesso pode ser recortado, deixando uma rebarba para cobrir a base. No caso da cabeça, cortei um disco e coloquei na parte de debaixo para ajudar a fechar.
- O processo é igual para a cabeça quanto o corpo. Com pedaço de massa branca do excesso e açúcar impalpável, vá alisando a pasta já colocada.
- Para os detalhes da cabeça, espessura geral 0,2-0,3cm: círculo cinza usei cortador de ~5cm e 3cm. Os olhos devem ser proporcionais ao tamanho da cabeça, coloque o maior primeiro. A tira circular laranja foi 7cm (diâmetro) com 0,5cm largura. Os detalhes na base tem largura de 0,8cm.
- Para os detalhes do corpo, espessura geral 0,2-0,3cm: círculos laranjas usei cortador de 6,5cm e 4cm, e os detalhes internos ~1cm de comprimento. Os cinzas foram como achei que deveriam ser.
- A placa StarWars utilizei um retângulo com as bordas arredondadas de 11,5x6cm e a fonte das letras você pode conseguir no DaFont.
- Passar uma camada fina de doce de leite sobre os bolos, tanto o corpo quanto a cabeça. É bem pouco, apenas para a pasta grudar no bolo.
Dicas
- Bolo base adaptado: Technicolor Kitchen.
- Cacau em pó: pode ser substituído por 25g chocolate em pó.
- Especiarias: a quantidade pode variar de acordo com o frescor e potência delas, além do gosto pessoal. Comece com a menor quantidade indicada e aumente se desejar. Apenas o cravo em pó não recomendo colocar demais, o sabor é potente.