Quando eu passar dessa para uma melhor (ou pior?), a outra dimensão precisa ter o sabor desse sorvete de café. Sou bem humilde, mas sem modéstia nenhuma: é um dos melhores sorvetes que já fiz.
Não se deixe enganar pela cor, l’essence do café está e muito presente. Ficou mais claro do que seria imaginado num sorvete de café, pois ao invés de usar o líquido em si, fiz uma infusão com os grãos.
Exatamente, usei os grãos inteiros.
O excelente resultado desse sorvete recai quase exclusivamente no café usado. Tirando ele, a base é a clássica francesa: gemas, leite, creme e açúcar. Na receita usei café Fazenda Pessegueiro. Vale lembrar, esses cafés especiais (ditos gourmet) são mais caros que os normais, então, não se assuste. Mas também, a qualidade é outro nível.
Tenho café em grãos em casa por causa da cafeteira Moka, o pacote era meio grande. Assim, na hora que comprei pedi apenas para moer metade. E desde que vi uma dica da chef Bel Coelho na revista Espresso sobre infusão dos grãos de café fiquei tentado em usar o método.
Procurando, encontrei uma receita do David Lebovitz que usava a técnica. Melhor referência impossível, não é mesmo? Adaptei ligeiramente a quantidade, a original pedia 5 gemas. Ia render demais, tudo bem que se eu soubesse que ia ficar tão bom, teria feito.
Durante a infusão, na hora que o leite & cia esquentaram o aroma de café com leite era algo absurdamente comfort food. Não sei dizer bem o porquê, mas trouxe memórias da infância. Além de ser um cheiro pra lá de agradável.
Sorvete de Café
Ingredientes
- 200 g leite integral
- 200 g creme de leite fresco/pasteurizado (38% gordura)
- 100 g açúcar cristal
- 65 g grãos de café (usei Fazenda Pessegueiro)
- 3 gemas
- 1/4 colher de chá extrato de baunilha
- 0,5 g sal refinado (pitada)
- 3-4 grãos de café ralados ou processados bem finos + para decorar
Modo de Preparo
- Junte numa panela leite, açúcar, grãos de café, sal e 25g do creme de leite. Leve ao fogo baixo, aquecer até começar aparecer as primeiras bolhas. Não deixar ferve, retire do fogo. Tampe e reserve por 1 hora.
- Coloque o restante do creme de leite numa tigela, e uma peneira sobre. Reserve.
- Reaquecer a infusão de café. Despejar cerca de 1/3 do líquido sobre as gemas, mexa para não talhar as gemas. Volte a mistura para panela, cozinhe em fogo baixo até a mistura engrossar e cobrir as costas de espátula/colher.
- Despejar essa mistura de café sobre a peneira, force os grãos para liberar todo o líquido.
- Adicione a baunilha e os grãos de café ralados. Misture bem.
- Levar para geladeira por 6h, no mínimo.
- Levar para a máquina de sorvete e proceder como o fabricante recomenda.
- Na hora de servir, polvilhar café ralado fino sobre.
Dicas
- Adaptado: Perfect Scoop na Amazon USA, Perfect Scoop na Amazon BR
Boa tarde Vitor,
quero primeiro parabenizá-lo pelo profissionalismo em que vc trata seu site e seguidores. Bom são tantas receitas boas que é quase impossível escolher só uma para fazer, mais eu gosto tanto de café que eu acho que vou fazer essa receita de sorvete.
Um abraço!!!
ops…confesso que nao li tudo. My bad!
De qualquer jeito, as receitas dele sao incriveis nao eh? Te aconselho a provar O Goat Cheese Ice Cream, p. 62. Uma amiga fez usando, alem do queijo, leite de cabra! MUITO BOM!
Uia, de cabra? Esse eu passei batido, hahahah Deve ser bem bom mesmo, ainda mais eu que gosto de queijo. Só o leite vai ter que ser o de vaca mesmo, mas sem lactose. Ai, senhor, mais um sabor para fazer! hahahah
Adoro Mr. Lebovitz, espero conhecê-lo algum dia! :D
Concordo em genero, numero e grau!!! Adoro sorvete de cafe!! Bom, vc ja deve conhecer esse blog (http://www.davidlebovitz.com) mas de qualquer forma fica a dica…. o cara tem receitas incriveis de sorvete. Outro dia provei um feito com leite de cabra, divino!!!
Então, a receita é baseada no livro Perfect Scoop do monsieur Lebovitz, como está nas instruções ;)
Olá Vitor,
Amo sorvete de café, apesar de não ser tão comum encontrar…principalmente bom!
Agora tô estudando mais profundamente sobre sorvetes e a química é bem interessante.
abs
Sorvete é coisalinda, né? :) Esse de café parece não ser promissor, mas ficou um espetáculo. :)
Sou literalmente tarado por sorvete de café, tenho até um ranking dos melhores que tomei por aí. E, se algum dia vc fizer um sorvete de chá verde, se esconda – vou buscar onde for, por aqui não acho. Abs!
E o post dos brigadeiros…10!!!
Xiii, pelo jeito não viu. Já fiz sorvete de matchá :)
Isso deve ficar maravilhoso!
Querido Vitor (adoro tanto este blog que já me sinto íntima),
este sorvete deve mesmo ser maravilhoso, até pra quem não gosta muito de café, como eu. Mais uma vez ressalto seu bom gosto desde a receita, passando pelas fotos e o capricho com o post.
Como sei que você preza pelos detalhes, acho que, desta vez, 2 coisinhas passaram:
“Quando eu passaR dessa para uma melhor” e “(…) café fiquei tentAdo a usar o método.”
Beijo, com carinho,
Carol
Poxa, vc passou minha pergunta batida??? Magoei! rss
Deve estar delicioso…pena que eu nao tenho uma sorveteira para faze-lo :(
O creme de leite 38%? So vejo de 35%…
Mais uma vez, parabens pelo blog
Danielle
Aqui eu só encontro com 38%, hahahah Com 35% ainda vai funcionar, ficará menos rico. Acredito que ficará bom também.
Receita favoritada! :O)
Adorei o sorvete e cheguei a sentir o sabor dele. Mas como vim aqui pra procurar “lanches” quero tua ajuda, meu filho começou na pré-escola e temos um dia de “lanche coletivo”… cada segunda-feira uma mãe leva lanche para todos.
Queria alguma coisa prática e saborosa para os pequenos, que sabemos são cheios de vontades.
Tem alguma sugestão?
Abraços
Hum… pratos para os pequenos não é muito meu forte, Maria. Vou ficar devendo.
Definitivamente, terei que fazer esse sorvete. Hoje, além de você, a californiana Emily postou uma receita de sorvete de café feito com grãos!
Desse final de semana não passa! :)
Meu reino por alguns litros deste sorvete! Eu quero!
seria clichê, se eu falasse que achei seu blog por um acaso. Pois bem, essa é a mais pura verdade, neste exato momento estou em meu trabalho, e estava pesquisando no Google, lugares bons para comer em Sampa, e no meio da pesquisa, o link do seu blog surgiu. sou apaixonada por esse mundo gastronomico, e hora ou outra, sempre que tenho um tempinho arrisco algo diferente, ou me preco em alguns blogs que acesso. confesso que o seu me impressionou e logo já me fez fã. voce aborda o ‘tema’ e passa com uma clareza, e sultileza, que faz com que o leitor vá lendo e lendo seus artigos de forma que nos inspire cada vez mais.
Quero decoração parabeniza-lo pelo blog, e por me tornar mais atualizada, curiosa e apaixonada por este mundo gastronomico.
Meeeeeu!
Ficou muito bom mesmo! De fazer massagem no ceu da boca :)
Babei agora! Qual marca de sorveteira vc recomenda?
Como amante de café que eu sou esse sorvete só pode mesmo ser uma delicia, é que nem duvido Victor.
Obrigado por partilhar..