Essa receita é nova e velha ao mesmo tempo, pois a fiz algum tempo atrás para dizer a verdade. Mas alguns detalhes técnicos de computador não estavam ajudando, isso explica em parte a falta de artigos. A outra é que cozinhar para uma pessoa só (eu) não é nada divertido, hahahahah.
Quando contei sobre a minha Pavlova que não vingou (Morangos & Água de Rosas), comentei que havia gostado e muito da combinação de morangos e água de rosas, certo? E que gostaria de fazer sorvete com esse sabor.
A Pat Scarpin (Technicolor Kitchen) e o Renato Moraes apoiaram a causa, hahahah.
Bom… acabei fazendo. Quer dizer, não é bem sorvete. Mas está valendo! :D Frozen iogurte que na verdade é mais coalhada, hahahah Gostar, eu gostei. Porém, combina mais com dias quentes por ser refrescante.
Só senti falta, um pouco, de uma gordura ali. Explico, queria ter usado iogurte integral. Mas quem disse que ia achar fácil? De todas as marcas no mercado só tinha light, desnatado ou 0% gordura. Resmunguei no twitter na época, se era pegadinha ou qual era o problema dessas pessoas! Tive que optar pelo produto parcialmente desnatado e pela coalhada (que senão me engano era feita com leite desnatado).
Sorvete de Morango, Iogurte e Rosa
Ingredientes
- 550 g morango (sem a parte verde; bruto: 650g)
- 150 g açúcar cristal
- 1/4 c. chá suco de limão taiti
- 2-4 colher de sopa água de rosas (depende do seu gosto pessoal, usei 3)
- 200 mL coalhada (tipo firme)
- 100 mL iogurte sem sabor (tipo firme)
Modo de Preparo
- Pique os morangos já limpos em pedaços iguais, disponha numa tigela. Adicione o açúcar, a água de rosas e o suco de limão.
- Misture bem, cubra e deixe descansar por no mínimo 1 hora, o ideal são 2 horas. Não deixe passar mais do que isso, caso contrário a fruta perde muito líquido.
- Misture a coalhada e o iogurte com os morangos. Bata no liquidificador até que os pedaços de morangos sejam triturados e a mistura fique “cremosa”.
- Caso queira pedaços de morangos, separe uma xícara dos morangos picados antes de adicionar a coalhada e o iogurte. E acrescente após a mistura ter passado pelo liquidificador.
- Prove. Neste momento poderá saber se precisa ajustar a quantidade de água de rosas. O ideal é deixar essa base esfriar por 1 hora na geladeira, então, utilizar a máquina de sorvete. Siga as instruções de uso de acordo com o seu modelo.
- Caso você não tenha sorveteira, pode fazer do modo manual. Colocar num recipiente e levá-lo ao congelador/freezer e a cada 1h30 (média) misturar com um garfo ou bater no processador para deixar mais uniforme os cristais de gelo.
- Retire do congelador alguns minutos antes de servir. Ideal num dia de calor, é bem refrescante! :D
Dicas
- Adaptado: David Lebovitz.
- Compre o Livro: The Perfect Scoop (link de afiliados).
- Coalhada, iogurte: pode usar apenas coalhada ou iogurte, sendo que é necessário 300mL no total. Quanto a consistência (firme) vem escrito na embalagem. A receita de base pedia iogurte grego ou ao estilo, mas não creio que os nacionais chegam perto disso.
- Água de rosas: com o passar dos dias o sabor vai ficando mais suave.
- Morango marinado no açúcar e água de rosas: é um excelente acompanhamento de sorvete de creme, chantilly, suspiros.
acabei de comprar um frasco de água de rosas para fazer Lassi, mas com certeza vou experimentar essa receita. ;D
Vitor, só complementando a dica para tirar o soro do iogurte: a maneira que acho mais fácil é usar coador de papel de café sobre uma peneira média. Colocar um pouco de vodka (uma colherinha de nada) no frozen também ajuda a não cristalizar, mas pelo que já li, quando vai fruta, cristaliza mesmo, não tem jeito.
Está com uma cara boa, dá uma vontade de pegar uma colherzona só para gelar o cérebro…. Nunca fiz nada coma água de rosas, o aroma deve ser muito bom!
Oi, Guilherme, a consistência é mais ou menos como a Flavia disse. Só que eu normalmente não deixo drenar muito, pra realmente não perder muito do iogurte, senão não rende, mesmo. A consistência fica mais cremosa, chegando a ser quase um “spread”, mesmo.
Faz tempo que não como a coalhada seca, mas acho que ficava bem parecido.
Só da vontade de tomar, num dia daqueles em que parece que vamos derreter. E vem aquela enorme vontade de algo gelado
para refrescar. =)
Como sempre, me deu vontade de comer o monitor.
Abraços,
Luiza
Guilherme, depois de drenar o iogurte natural na geladeira, ele fica parecendo algo como um cottage. So lembre que voce perde muito, como disse o Renato: sobra 1/2 ou , no meu caso pelo menos, 1/3 da quantidade original.
Um abraço,
Flavia
Oi Vitor!
Começo dizendo que seu post está muito bom, divertido como sempre e a foto ficou linda.
Mas hoje o que me chamou atenção foram os comentários falando do yogurte estilo grego. Não sabia que poderia ser feito dessa forma. Aprendi sem querer… Muito bom!
Fica a dúvida: a consistencia do yogurte grego seria a da qualhada seca (tipo árabe)?
Guilherme.
Ah esqueci de dizer que o David postou o link dessa receita no Facebook dele ! :)
Está com uma cara linda mesmo! O Pierre Hermé tem seu doce classico, o Ispahan: framboesa, lichia e rosas. Ele tem um sorvete Ispahan tambem que é de comer rezando…:)
Eu tambem ja fiz o que o Renato mencionou para o Iogurte Greek Style mas a perda é tao grande que já desisti… Uso iogurte integral mesmo. So deixo drenar quando vou comer puro com algum arroz de lentilha ou similar :))
um abraço!
Flavia
Hahahah
Confesso que não esperava que o sorvete viesse tão rápido, assim! E a cor ficou realmente muito bonita e apetitosa! Heheheh
Então, não temos Greek Style Yogurt, mesmo, mas o mais próximo que conseguimos fazer é drenando o soro do iogurte integral firme.
Parece estranho mas pode confiar, aprendi isso em outros sites. É só colocar o yogurte num pano fino, e depois numa peneira, cobrir (com filme plástico ou mesmo papel toalha) e deixar drenar por uma noite, mais ou menos, dentro da geladeira. Dizem que o volume reduz pela metade, do soro que sai, mas eu normalmente tiro entre 1/4 e 1/3 do volume, só.
Eba! Que bom que eu e o Renato convencemos você. :)
Vitor, que cor linda a desta frozen! Amei e vou testar a receita assim que o clima melhorar um pouquinho.
Quanto ao limão, eu acho que tem o mesmo papel da bebida alcóolica, que é evitar que o frozen congele demais e vire uma grande pedra de gelo (acho, tô chutando, tá?)