Cupcake de Baunilha Trufado e Cobertura Cream Cheese

O primeiro cupcake, de verdade, que faço em quase três anos de blog! Com direito a cobertura de cream cheese e tudo! E a o motivo não poderia ser mais importante.

Cupcake de Baunilha Trufado e Cobertura Cream Cheese por PratoFundo.com

Durante o mês de outubro existe o “evento” na rede chamando Outubro Rosa (Pink for October) que possui como objetivo aumentar e levar a conscientização quanto ao câncer de mama que acomete tanto mulheres quanto homens (em menor escala).

Essa “brincadeira” na internet começou em 2006 por acaso quando Matthew Oliphant fez um site lotado de material rosa como uma piada e um colega de trabalho disse que jamais um site ficaria bonito tendo rosa/pink como cor principal. Matt não concordou e pediu sugestões de sites rosas… e com tantos assim, surgiu a ideia de realizar o evento em outubro por ser o mês para a conscientização desse tipo de câncer.

Caso você tenha visto vários sites rosa/pink nesses últimos dias e um lacinho já sabe o motivo. Uma das ações é trocar a cor natural do site por rosa durante este mês. Além de outras ações tendo como meta a luta contra o câncer de mama que é o de maior incidência entre as mulheres no mundo todo.

A questão é: câncer qualquer pessoa pode ter, isso é fato. A diferença é: se for descoberto em tempo as chances de tratamento e cura são infinitamente maiores, ou seja, buscar ajuda no começo. Para tal é necessário realizar a mamografia e o auto-exame, só assim para ficar alerta.

Cupcake de Baunilha Trufado e Cobertura Cream Cheese por PratoFundo.com

Você, meu caro leitor e minha cara leitora, com toda certeza deve possuir pelo menos uma pessoa bacana que seja mulher, né? Eu tenho no mínimo três, então, dê um alô para elas fazerem o exame de mamografia. E você também, dona leitora! Já me disseram que não é a coisa mais agradável do mundo, mas esse desconforto vale o esforço. Acredito eu.

Bom, como trocar as cores do blog não ia ser lá muito interessante, contribuo com estes Cupcakes de Baunilha Rosa recheado com Ganache de Chocolate Meio Amargo e Cobertura de Cream Cheese.

Gostei bastante do resultado! Não ficou muito doce e nem enjoativo, o “frosting” de cream cheese é diferente. Não, não é ruim, estranhei, pois não estou acostumado. Deu mais certo do que imaginei, e gera menos culpa que o buttercream!

Finalmente entendi o porquê dos nossos brothers americanos gostarem tanto do bolinho: é divertido pacas de fazer! Confeitar e tudo o mais.

Cupcake de Baunilha Trufado e Cobertura Cream Cheese por PratoFundo.com

Cupcake de Baunilha, Chocolate e Cream Chesse

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 40 minutos
Total: 1 hora
Rende: 12 unidades
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Ingredientes: CUPCAKE

  • 2 ovos
  • 207 g farinha de trigo (ou 1-1/2 xíc.)
  • 163 g açúcar cristal (ou 3/4xíc)
  • 113 g manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 125 mL leite integral (1/2 xíc)
  • 2 c. sopa extrato de baunilha (ou 1 c. chá essência)
  • 1/4 c. chá sal refinado
  • 2 c. chá fermento químico em pó
  • Corante pink em gel quanto baste

Ingredientes: GANACHE DE CHOCOLATE, Recheio

  • 250 g chocolate meio amargo (picado)
  • 150 g creme de leite UHT (17-20% gordura; caixa/lata)

Ingredientes: COBERTURA DE CREAM CHEESE

  • 60 g manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 215 g açúcar de confeiteiro impalpável (peneirado)
  • 1 c. chá extrato de baunilha
  • 1/4 c. chá sal refinado
  • 115 g cream cheese (gelado)
Recomendo sempre usar as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As quantidades em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL

Modo de Preparo

Modo: CUPCAKE

  • Pré-aqueça o forno em 180ºC e prepare a fôrma de cupcake passando uma camada de óleo na superfície, exceto nas cavidades. Coloque as forminhas de papel nº0.
  • Num recipiente peneire a farinha de trigo, fermento químico em pó e o sal. Misture e reserve.
  • Misture o leite com o extrato de baunilha. Reserve.
  • Numa tigela bater, em velocidade média, o açúcar e a manteiga até obter um creme liso e pálido, 4 minutos. Acrescente os ovos um a um. Então, intercale entre os ingredientes secos e o leite até acabar.
  • A quantidade de corante é muito pequena por ser gel que é mais potente que a líquida, cerca de uma ponta de colher de café. Coloque aos poucos até obter a intensidade de cor desejada.
  • Transfira a massa para as forminhas preenchendo cerca de 2/3 dela, ou seja, deixe um espaço de 1/3 sem massa, pois ela irá crescer. Asse por 20-25 minutos, faça o teste do palito.
  • Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de continuar o processo.

Modo: GANACHE DE CHOCOLATE, Recheio

  • Em banho-maria derreta o chocolate mexendo ocasionalmente, cuidado para não entrar vapor ou água. Assim que derreter completamente, retire do banho e acrescente o creme de leite. Mexa vigorosamente por 5 minutos ou até ficar morno. Reserve.
  • Para usar como recheio não coloquei na geladeira, pois é mais fácil usá-lo mais pastoso do que sólido. Para rechear é preciso cortar o cupcake (veja abaixo), tirar uma “tampinha” dele. Creio que as fotos são auto-explicativas, não? :)

Modo: COBERTURA DE CREAM CHEESE

  • uma tigela junte a manteiga, açúcar de confeiteiro, sal e baunilha. Bata até combinar bem, aproximadamente 4 minutos. Então, adicione o cream cheese gelado e bata apenas o suficiente para incorporar, 2-3 minutos. Não bata demais.
  • Está pronto para ser usado no saco de confeitar. Utilizei um bico… estrela? Ou é pitanga? Também não sei o tamanho, hahahahah O bico usado não tem nenhuma marcação… Mas creio que o pitanga nº17 deve dar conta do recado.
  • A cobertura aguenta bem sem desmanchar, então, dá para trabalhar sem pressa. Entretanto, deve ser levado em consideração que no dia que fiz o clima estava fresco. Quando vai para a geladeira, ele fica mais firme.
  • Para decorar utilizei confeitos de coração e açúcar coloridos.

Dicas

  • Forminhas de papel: foram da Mago nº0, notei que são ligeiramente mais altas, cerca de 0,5cm, em comparação com uma “sem marca” (na verdade tem, mas a embalagem foi embora faz tempo).
  • Confeito colorido de corações: não é aquela coisa gostosa para comer puro, não tem lá muito gosto. Mas como será ingerido com as outras partes, você nem percebe. É da Mil Cores.
  • Açúcar colorido: solta o corante na mão
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
Cupcake de Baunilha Trufado e Cobertura Cream Cheese por PratoFundo.com Cupcake de Baunilha Trufado e Cobertura Cream Cheese por PratoFundo.com
Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




56 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Parabéns! Tudo lindo!!! :)

  2. Ola, parabens belas maravilhas…queria ter visto este cupcake na sua mao, para poder ter nocao do tamanho!!
    Vc sabe a medida das forminhas??
    Agradeco desde ja!!
    Muito obrigado!!

  3. Adorei a receita!!!! Vou fazer pro meu casamento! Adorei seu site e as sugestões!!! Virei fã!

  4. Perfeitas, suas receitas!!! Hoje eu, Iasmin e Maíra (minhas priminhas de nove e catorze anos) vamos fazer cupcakes de brownie com cobertura de galache. Estávamos procurando uma receita de galache e paramos aqui, e nós ADORAMOS! Quando fizermos os cupcakes rosas com cobetura de Cream Cheese, comentaremos aqui!

    Beijos!!

  5. Que alívio ler que vc tb estranhou o frosting de cream cheese… Qdo fiz fiquei matutando tentando lembrar se tinha errado a medida de algum ingrediente. Mas, lendo o seu post me fez querer tentar de novo :o) Ah, ficaram lindos!

  6. gente, que bonito, vou fazer!! aaaamo cupcakes e muffins =D

  7. Tainara: O ideal é para consumo imediato, porém, sem a cobertura ele aguenta 1-2 dias com ou sem recheio. Porém, seria mais interessante que ele estivesse fresquinho (tanto o cupcake quanto o seu recheio), pois não tem nenhum tipo de conservante.

    Recomendo armazenar na geladeira em recipiente bem fechado para evitar pegar gosto de outros alimentos.

    Já a cobertura, sugiro que faça no dia. Se a festa for de tarde-noite, faça de manhã e coloque nos cupcake, e retorna a geladeira até a hora de arrumar a festa e tal.

    Luisa: Se o cupcake será coberto com pasta americana para que mais cobertura? Ou ele será um detalhe, digo, a pasta americana?

    O frosting da receita aguentar ficar fora da geladeira sem desmoronar. Mas é aquele história, ficar tanto tempo sem refrigeração ainda mais no Brasil e crianças que vão comer, então, todo cuidado é pouco.

    Uma ganache mais firme poderia ser a sugestão também. Sugiro que dê uma olhada no blog: http://thecookieshop.wordpress.com/ lá tem alguns cupcakes também, e um deles é da HK.

  8. Ficaram lindos!!! Vitor.
    Vou fazer cupcakes com a carinha da Hello Kittiy em pasta americana para o aniversario de uma sobrinha que é vidrada na personagem para dar como lembranca as amigas do colégio. Qual cobertura é indicada para os bolinhos,pois os mesmos ficarao sem refrigeracao por mais ou menos tres horas.
    Obrigada. Um abraco.

  9. Esses cupcakes estão lindos, entrou pro ranking das receitas favoritas aqui do site :D
    Tô pensando em fazer pro meu aniversário, mas queria saber quanto tempo eles duram na geladeira. Sou afim de fazer 1-2 dias antes do aniversário, mas tenho medo que estraguem.

    Obrigada, beijos!

  10. Gostaria de saber se vc. unta a assadeira para colocar as forminhas???
    lindooooo

  11. Oie!
    Sou vidrada em cupcakes.
    E vou tentar esta delícia…
    Dá para fazer uma nega-maluca simples, e fazer um negrinho bem escurão. Coloca por cima e joga una m&m’s… Fica ótimo!
    Laura

  12. Que coisinhas mais queridas estes cupcakes, Vitor! Ficaram lindos, parabéns!
    Vou fazer pro aniversário da Jéssica no ano que vem.

  13. Olá Thais,

    Vamos as respostas!

    1) sim, pode usar corante líquido. A quantidade será um pouco maior, mas sem problemas.
    2) para facilitar a limpeza posterior, ainda mais se a assadeira não for anti-aderente. Mesmo a minha sendo, passei essa camada.
    3) provavelmente deve ficar, porém, buttercream é “rica” demais para o gosto desse cupcake, ele é suave.
    4) essa da wilton eu paguei cerca de r$25-28, mas já faz quase 2 anos.
    5) sim, apenas uma forminha.

  14. AHHHHHHHHH que coisa mais lindaaaa! poxa, manda um via twitter pleaseeeeeeeeeeeee !! hehehehe

  15. Nossa, ficaram lindos! Acho até que vou fazer! Mas tenho algumas dúvidas: 1 – pode usar corante líquido?; 2 – por que precisa passar óleo na superfície da assadeira?; 3 – esse cupcake fica bom com cobertura de buttercream?; 4 – quanto custa essa assadeira?; e, por fim, 5 – só uma forminha de papel dessa marca basta?

    Obrigada!

  16. Ficaram muito fofos! :D

  17. Meu Deus, que coisa mais linda! *-*
    Vitor, você é um artista, sério. Minhas decorações sempre ficam um desastre.
    Eu sempre tive vontade de fazer cupcake (já que simplesmente detesto todos os bolos que eu faço), mas a falta de fôrma é um problema. :/
    Mas vendo esses aí, estou decidida! Vou implorar pra minha mãe comprar a fôrma pra mim no ebay. :D
    E ei, é sério que a Garoto tem chocolate não-hidrogenado?! Qual seria o nome desse?
    Ah, e sobre o bico, acredito que o que você usou foi o pitanga fechado, é o mesmo que eu tenho.

  18. Adorei seus cupcakes!! Ficaram fofos ;-) e este recheio deu água na boca. Nunca tinha feito a “verdadeira” cobertura de creamcheese. Beijos,

  19. Oi Vitor !

    Ficaram lindosss, parabéns ! Fora que fiquei morrendo de vontade de comer … hehehe

    Beijo.

  20. Querido Vitor, parabens querido. espero vir aqui para muitas comemorações.bjs

  21. Quando vejo um post desses, realmente tenho certeza, que preciso melhorar muito na cozinha.
    Esse muffins está maravilhoso, adorei as fotos, a cor, o recheio, a cobertura…ficou tudo perfeito!
    fiz um com recheio de marshmallows que achei no blog da Patricia,o technicolorkitchen.
    Ficou uma delicia, e o seu também já entrou para o meu caderninho de receitas.

  22. Que lindo que fica!!!

  23. Adorei!!! ficou lindo, estou ensaiando muito para fazer minha primeira leva de muffins, mas estou sem as forminhas de papel, vou tentar usar sem mesmo, vamos ver no que dá… rs..
    Ahhhh… aproveito para dizer que fiz uma leve adaptação à idéia do palmier de manjericão, vai no meu blog ver, coloquei o seu link lá!
    Bjos

  24. Ai que lindo, VH! A receita e a iniciativa! Tudo lindo!
    Então, a primeira vez que experimentei o frosting de cream cheese tb estranhei, mas depois acostumei e achei bem gostoso. Acho que é pq procurei colocar menos, e às vezes misturava alguma essência (tipo cereja) pra variar um pouco.
    Dessa vez vc estava inspirado para as fotos, hein moço? Belezura! ;D
    Beijo!

  25. Nossa adorei ! Um coincidencia e que eu estava justamente vendo (babando) receitas de cupcakes do bakerella que eu conheci por esse site ainda hoje e voce me aparece com um cupcake super fofo :D