Cupcake de Baunilha Trufado e Cobertura Cream Cheese

O primeiro cupcake, de verdade, que faço em quase três anos de blog! Com direito a cobertura de cream cheese e tudo! E a o motivo não poderia ser mais importante.

Cupcake de Baunilha Trufado e Cobertura Cream Cheese por PratoFundo.com

Durante o mês de outubro existe o “evento” na rede chamando Outubro Rosa (Pink for October) que possui como objetivo aumentar e levar a conscientização quanto ao câncer de mama que acomete tanto mulheres quanto homens (em menor escala).

Essa “brincadeira” na internet começou em 2006 por acaso quando Matthew Oliphant fez um site lotado de material rosa como uma piada e um colega de trabalho disse que jamais um site ficaria bonito tendo rosa/pink como cor principal. Matt não concordou e pediu sugestões de sites rosas… e com tantos assim, surgiu a ideia de realizar o evento em outubro por ser o mês para a conscientização desse tipo de câncer.

Caso você tenha visto vários sites rosa/pink nesses últimos dias e um lacinho já sabe o motivo. Uma das ações é trocar a cor natural do site por rosa durante este mês. Além de outras ações tendo como meta a luta contra o câncer de mama que é o de maior incidência entre as mulheres no mundo todo.

A questão é: câncer qualquer pessoa pode ter, isso é fato. A diferença é: se for descoberto em tempo as chances de tratamento e cura são infinitamente maiores, ou seja, buscar ajuda no começo. Para tal é necessário realizar a mamografia e o auto-exame, só assim para ficar alerta.

Cupcake de Baunilha Trufado e Cobertura Cream Cheese por PratoFundo.com

Você, meu caro leitor e minha cara leitora, com toda certeza deve possuir pelo menos uma pessoa bacana que seja mulher, né? Eu tenho no mínimo três, então, dê um alô para elas fazerem o exame de mamografia. E você também, dona leitora! Já me disseram que não é a coisa mais agradável do mundo, mas esse desconforto vale o esforço. Acredito eu.

Bom, como trocar as cores do blog não ia ser lá muito interessante, contribuo com estes Cupcakes de Baunilha Rosa recheado com Ganache de Chocolate Meio Amargo e Cobertura de Cream Cheese.

Gostei bastante do resultado! Não ficou muito doce e nem enjoativo, o “frosting” de cream cheese é diferente. Não, não é ruim, estranhei, pois não estou acostumado. Deu mais certo do que imaginei, e gera menos culpa que o buttercream!

Finalmente entendi o porquê dos nossos brothers americanos gostarem tanto do bolinho: é divertido pacas de fazer! Confeitar e tudo o mais.

Cupcake de Baunilha Trufado e Cobertura Cream Cheese por PratoFundo.com

Cupcake de Baunilha, Chocolate e Cream Chesse

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 40 minutos
Total: 1 hora
Rende: 12 unidades
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Ingredientes: CUPCAKE

  • 2 ovos
  • 207 g farinha de trigo (ou 1-1/2 xíc.)
  • 163 g açúcar cristal (ou 3/4xíc)
  • 113 g manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 125 mL leite integral (1/2 xíc)
  • 2 colher de sopa extrato de baunilha (ou 1 c. chá essência)
  • 1/4 c. chá sal refinado
  • 2 c. chá fermento químico em pó
  • Corante pink em gel quanto baste

Ingredientes: GANACHE DE CHOCOLATE, Recheio

Ingredientes: COBERTURA DE CREAM CHEESE

  • 60 g manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 215 g açúcar de confeiteiro impalpável (peneirado)
  • 1 c. chá extrato de baunilha
  • 1/4 c. chá sal refinado
  • 115 g cream cheese (gelado)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

Modo: CUPCAKE

  • Pré-aqueça o forno em 180ºC e prepare a fôrma de cupcake passando uma camada de óleo na superfície, exceto nas cavidades. Coloque as forminhas de papel nº0.
  • Num recipiente peneire a farinha de trigo, fermento químico em pó e o sal. Misture e reserve.
  • Misture o leite com o extrato de baunilha. Reserve.
  • Numa tigela bater, em velocidade média, o açúcar e a manteiga até obter um creme liso e pálido, 4 minutos. Acrescente os ovos um a um. Então, intercale entre os ingredientes secos e o leite até acabar.
  • A quantidade de corante é muito pequena por ser gel que é mais potente que a líquida, cerca de uma ponta de colher de café. Coloque aos poucos até obter a intensidade de cor desejada.
  • Transfira a massa para as forminhas preenchendo cerca de 2/3 dela, ou seja, deixe um espaço de 1/3 sem massa, pois ela irá crescer. Asse por 20-25 minutos, faça o teste do palito.
  • Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de continuar o processo.

Modo: GANACHE DE CHOCOLATE, Recheio

  • Em banho-maria derreta o chocolate mexendo ocasionalmente, cuidado para não entrar vapor ou água. Assim que derreter completamente, retire do banho e acrescente o creme de leite. Mexa vigorosamente por 5 minutos ou até ficar morno. Reserve.
  • Para usar como recheio não coloquei na geladeira, pois é mais fácil usá-lo mais pastoso do que sólido. Para rechear é preciso cortar o cupcake (veja abaixo), tirar uma “tampinha” dele. Creio que as fotos são auto-explicativas, não? :)

Modo: COBERTURA DE CREAM CHEESE

  • uma tigela junte a manteiga, açúcar de confeiteiro, sal e baunilha. Bata até combinar bem, aproximadamente 4 minutos. Então, adicione o cream cheese gelado e bata apenas o suficiente para incorporar, 2-3 minutos. Não bata demais.
  • Está pronto para ser usado no saco de confeitar. Utilizei um bico… estrela? Ou é pitanga? Também não sei o tamanho, hahahahah O bico usado não tem nenhuma marcação… Mas creio que o pitanga nº17 deve dar conta do recado.
  • A cobertura aguenta bem sem desmanchar, então, dá para trabalhar sem pressa. Entretanto, deve ser levado em consideração que no dia que fiz o clima estava fresco. Quando vai para a geladeira, ele fica mais firme.
  • Para decorar utilizei confeitos de coração e açúcar coloridos.

Dicas

  • Forminhas de papel: foram da Mago nº0, notei que são ligeiramente mais altas, cerca de 0,5cm, em comparação com uma “sem marca” (na verdade tem, mas a embalagem foi embora faz tempo).
  • Confeito colorido de corações: não é aquela coisa gostosa para comer puro, não tem lá muito gosto. Mas como será ingerido com as outras partes, você nem percebe. É da Mil Cores.
  • Açúcar colorido: solta o corante na mão
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 350kcal (18%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria americana
Cupcake de Baunilha Trufado e Cobertura Cream Cheese por PratoFundo.com Cupcake de Baunilha Trufado e Cobertura Cream Cheese por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




56 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Vitor Hugo:

    Rute,

    Sugiro que prove primeiro o cream cheese antes de tentar fazer uma cobertura com ele. Vai que você não gosta, não? Pois o gosto predominante é dele na cobertura.

  2. Rute:

    Amei! vou fazer semana que vem no meu aniversário ;)
    só queria saber se a cobertura tem um sabor realmente diferente, pelos comentários fiquei indecisa, nunca provei o crem cheese, dá pra notar o sabor da manteiga?
    obg! bela receita!!

  3. Vitor Hugo:

    Mariana,

    Cobertura de chocolate não é propriamente chocolate. Parte da manteiga de cacau é substituída por gordura vegetal e gordura anidra de leite. Infelizmente, os chocolates “nacionais” também tem, a diferença está na quantidade. Utilizei a cobertura pois compro em barras grandes (2,5kg) de uma marca boa.

  4. Mariana:

    Achei lindos os bolinhos e resolvi fazer,mas não consigo parar de pensar..qual é a diferença do chocolate meio amargo comum e a cobertura de chocolate meio amargo? Se eu fizer com o normal,de barra,marca boa..vai dar diferença??

    Beijocas

  5. Gabriela:

    * Ah, eu usei Cream cheese light –‘

  6. Gabriela:

    Olaa
    eu fiz a receita certinho, mas o meu creminho fikei meio amarelado, e nao mto consistente, estava espalhado no cupcake, nao ficou altinho… ainda nao experimentei, mas parece bom ;).. e a minha forminha de papel ficou cheia de oleo, tive que trocar os cupcakes, elas parecem um pouco mole, “esgarçada”, nao ficou que nem na foto.. os seus estao lindos!
    beijo

  7. Vitor Hugo:

    Livia,

    Se usar na mesma quantidade, creio que sim. Certeza mesmo, só testando. Normalmente, o açúcar de confeiteiro é usado quando precisa de uma dissolução rápida, o que não é o caso aqui.

    Cream cheese light, depende do gosto pessoal. Não posso afirmar, mas creio que no light deve ocorrer diferenças para dar o ponto.

  8. Livia:

    Oiê! Nossa, adoro seu site, sempre estou por aqui e estes cupcakes me deram água na boca!!!!
    Tenho uma dúvida, é importante usar o açúcar cristal ao invés do de confeiteiro nesta receita? Vi que vc usou o cristal nesta receita, faz alguma diferença usar um ou outro? Ah, o cream cheese pode ser o LIGHT?
    Desde já Parabéns e obrigada!

  9. Dae Paiva:

    Oiiiii………….então….adorei adorei o cupcake rosa e também o cream cheese de baunilha, mas gostaria de saber se posso tingir o cream cheese..e caso sim…qual o corante mais indicado?
    Eu e meu marido amamos cupcake..faço só pra ele!!! O seu site me ajuda muito, bjx

  10. Carol Fernandes:

    Olá!!! Prazer enorme em encontrar seu blog!!! Caramba, maravilha!!! Antes tarde do que nunca!!! rsrsrs…amo cupcakes e estou apaixonada pelo seu cantinho!!!
    Já estou te seguindo, não quero perder nada por aqui!
    Quando puder me faz uma visitinha, ok?
    Beijos doces!

  11. Virgínia Wanderley:

    Vítor,

    Obrigada pela receita!!! Fiz os cupcakes para os professores no colégio que sou diretora aqui no Rio de Janeiro e foi um sucesso! Só que os fiz de chocolate com ganache de chocolate e o creme branco ( que coloquei um pouco de leite) e estrelinhas. Ficou delicioso.
    Bjus,

    Virgínia W.

  12. Vitor Hugo:

    Juliana,

    Creio que o emulsificante pouco ajudará. O frosting é muito sensível ao calor, creio que Salvador seja “meio” quente, não?

    A manteiga não iria dar tanta diferença entre as marcas (considerando que seja de qualidade), já o creamcheese, sim. No texto tem a marca dele.

  13. juliana:

    ah, sim…quais as marcas dos produtos que vc usou pra fazer essa cobertura? talvez isso faça diferença ne?

    Ju

  14. juliana:

    Vitor, eu sou de salvador e nao consegui consistencia nessa cobertura! sera que se eu colocar emulsificante da jeito? poxaaaa, quera tanto provar!!!

    beijo,

    Ju

  15. Andrea Janaina dos Santos:

    Olá Vitor,

    Eu fiz esta receita e os meus cupcakes ficaram lindos quando saíram do forno, mas depois eles murcham. O que será que aconteceu?

    Obrigada

    Andrea

  16. Jan:

    Parabéns! Tudo lindo!!! :)

  17. Fernanda:

    Ola, parabens belas maravilhas…queria ter visto este cupcake na sua mao, para poder ter nocao do tamanho!!
    Vc sabe a medida das forminhas??
    Agradeco desde ja!!
    Muito obrigado!!

  18. WinterLitany:

    Adorei a receita!!!! Vou fazer pro meu casamento! Adorei seu site e as sugestões!!! Virei fã!

  19. Brunna Plácido:

    Perfeitas, suas receitas!!! Hoje eu, Iasmin e Maíra (minhas priminhas de nove e catorze anos) vamos fazer cupcakes de brownie com cobertura de galache. Estávamos procurando uma receita de galache e paramos aqui, e nós ADORAMOS! Quando fizermos os cupcakes rosas com cobetura de Cream Cheese, comentaremos aqui!

    Beijos!!

  20. Daniela - Maria Formiga:

    Que alívio ler que vc tb estranhou o frosting de cream cheese… Qdo fiz fiquei matutando tentando lembrar se tinha errado a medida de algum ingrediente. Mas, lendo o seu post me fez querer tentar de novo :o) Ah, ficaram lindos!