Quando recebi o convite da Ana Franco (Cozinha de ideias) para participar desse meme de harmonização com cervejas fiquei apreensivo. Digamos que eu não seja o melhor degustador de bebidas que tenham álcool, uma vez que não bebo… Tudo bem, eu bebo. Porém, muito pouco graças a maldita a manca aldeído-desidrogenase 2 (ALDH2) que não funciona aquelas maravilhas. Mas essas divagações científicas não vem ao caso, hahahahah.
Aceitei participar do especial, como podem notar, para ver como me saia. Sabe como é, um desafio é sempre bem-vindo e por à prova o que a gente pensa que sabe é um bom exercício.
A escolha da cerveja foi totalmente aleatória. Havia ficado entre 3 tipos, caiu pra duas e me decidi por uma: Petra Aurum (r$8,40 – 500mL), cerveja puro malte tipo Pilsen. Não conhecia de antemão suas características, será que iria combinar com o prato?
Boa pergunta.
Para melhorar ainda mais, depois que adquiri as cervejas tive que adaptar o cardápio! A ideia original era ravióli de feta com alho negro. Para a minha surpresa, quando fui comprar o queijo não tinha mais! O que fazer? Mudar ali mesmo e ir atrás de outro ingrediente. Assim, veio o senhor camarão foi para a panela.
Acreditava que o salgado do feta junto com o dulçor toffee e caramelado do alho seriam uma boa combinação. Ainda acredito, mas só terei certeza na próxima vez. O alho negro é produzido pela Marisa Ono do Delícia.
E a harmonização?
Bom, para o meu paladar, harmonizou! Mesmo o camarão tendo um adocicado natural — suave — junto com o do alho combinaram. A Aurum no primeiro momento também tem um toque doce e depois vem o amargor.
Nesta combinação prevaleceu o semelhante. Porém, o que casou tudo foi o limão siciliano! Como monsieur Troisgros “QueMarravilha” diz: todo prato precisa de um toque de acidez. Ainda mais dessa vez, quando todos os ingredientes partiam para o dulçor.
Tagliatelle de massa fresquinha feita em casa. Sabe como, na hora da empolgação o modo de vamos-fazer-tudo-porque-a-gente-é-padeiro-roots, mas nada contra em comprar pronta.
Macarrão com Camarão e Alho Negro
Ingredientes
Ingredientes: PASTA
- 140 g farinha de trigo
- 60 g semolina (farinha de trigo de grano duro)
- 2 ovos ( tipo grande)
Ingredientes: CAMARÃO
- 260 g camarão cinza inteiro (médio; cabeça e casca, cerca de 20 unidades)
- 5 dentes alho negro (picado)
- 1 limão siciliano (raspas)
- 1/2 limão siciliano (suco)
- 2 colheres de sopa azeite
- manteiga sem sal (ou azeite para refogar)
- sal refinado (a gosto)
- pimenta do reino moída (a gosto)
Ingredientes: MOLHO
- Cascas do camarão usado
- 700 mL água
- 1/2 cebola
- 3 dentes alho (com casca)
- 8 grãos pimenta do reino
- 1 cravo seco
- 20 g manteiga sem sal
- 20 g farinha de trigo
- salsinha fresca (decoração)
- sal refinado (a gosto)
- pimenta do reino moída (a gosto)
Modo de Preparo
Modo: PASTA
- Pasta: misture as duas farinhas de trigo, retire cerca de 1/4 de xícara. Acrescente os ovos batidos. Sove bem até ficar bem lisa (7-10 minutos). Pode ser necessário ir agregando a mistura de farinha retirada, a quantidade varia de acordo com o tamanho dos ovos e a umidade das farinhas. Forme uma bola, passe azeite e cubra com papel filme. Reserve por 30 minutos, mínimo.
- Logo, abra a massa (metade por vez) com máquina de macarrão ou com rolo de macarrão. Corte no formato desejado, o escolhido foi o tagliatelle. Em ambos os casos, sempre enfarinhe bem a massa trabalhada para que não grude. Reserve.
Modo: CAMARÃO
- Limpe o camarão removendo a cabeça (descarte), as “veias” do abdômen e casca do corpo (reserve). Faça um marinada com os camarões, alho negro, azeite, raspas do limão, sal e pimenta-do-reino. O limão siciliano será acrescentado praticamente na hora de refogar os camarões. Reserve.
Modo: MOLHO
- Com as cascas dos camarões faça o caldo tendo a água, os dentes de alho, cebola, pimenta-do-reino e o cravo. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30-40 minutos. A casca muda de cor, é normal. Peneire e coe com filtro de café. Ao final é necessário 500mL de líquido, se evaporou muito coloque mais água.
- Com a farinha de trigo e a manteiga será feito a beurre manié, uma pasta de manteiga e farinha. Ao contrário do roux, esta pasta não é cozida antes de acrescentar o líquido. Forme uma bolinha com ela.
- Então, com o caldo de camarão na panela coloque a bolinha de manteiga de um lado da panela e vá mexendo o líquido do lado oposto. Tudo bem fogo baixo-médio. A medida que o caldo esquenta e a agitação, a bolinha vai dissolvendo. Continue mexendo ocasionalmente até a dissolver completamente. Deixe o molho cozinhar para que não fique com gosto de farinha de trigo. Acerte o sal e a pimenta-de-trigo, o gosto de camarão é sutil.
Modo: Finalização
- A pasta e o camarão devem ser cozidos, praticamente, ao mesmo tempo. Para tal tenha uma panela com água fervente pronta (salgue depois que ferver) e uma frigideira. Acrescente o suco de limão siciliano aos camarões e misture bem.
- Retire os camarões da marinada, tirando o excesso dela. Refogue os camarões na manteiga clarificada (ou azeite) até mudarem de cor, cerca um 40-60 segundos de cada lado. Acrescente os pedaços do alho negro da marinada aos camarões, sem o líquido.
- Coloque o macarrão para cozinhar. Como a massa é fresca irá cozinhar bem rápido, 2-3 minutos.
- Junte metade do molho preparado aos camarões. Misture para incorporar bem, acerte o sal. Então, junte o macarrão já cozido. Mexa bem, acerte o tempero.
- Sirva imediatamente. Se quiser, salpique salsa picada.
Informações nutricionais
Este artigo faz parte do especial Cerveja e Comida – Harmonização de Cerveja Especial, uma iniciativa Bierboxx e Botecagem com curadoria da chef Ana Franco (Cozinha de Ideias). Onde diversos blogs e sites oferecem dicas de harmonizações perfeitas de cervejas especiais, artesanais e importadas com o melhor da gastronomia/culinária, toda semana. Acompanhe!
Harmonizações já publicadas na série Cerveja e Comida
- Harmonização de Guinness Draught e Costelinha Suína.
Por Biso. No Botecagem (site fora do ar). - Harmonização de Baden Baden 1999 e Azeitonas em Crosta de Parmesão.
Por Ana Franco. No Cozinha de Ideias. - Harmonização de cerveja e um espaguete com frutos do mar.
Por Maria Capai, no blog Diga, Maria! - A Loura e a Diaba – Harmonização Costelinha Thai e Steenbrugge Blond.
Por Letícia Massula, na Cozinha da Matilde.
Demais esse prato. Tô lambendo a tela quase. Parabéns pelo blog, tá cada vez melhor. Abraços
Vitor,
Além de ter ficado com água na boca, levei de quebra uma receita bacanuda para usar meus alhos negros!
Depois te conto se acertei!
um abraço,
Letícia
Olá Vitor Hugo
Parabéns pelos trabalhos postados, muito bom-gosto!
Particularmente, não vivo sem camarões…quer dizer, sou apaixonado por camarões – afinal, vivo à 700km de distância deles, não é todo dia que os tenho à mesa.
Gostei dos produtos diversidicados que usa! Do estilo eclético à escolha dos pratos.
Meu blog não possui lá…coisas diferentes, mas espero que goste – dê uma passada por lá!
Abraços.
Nossa, 8hs da manhã e fiquei com fome!!
E sobre armonização, se um dia vier aqui pra Curitiba, passe no bar Saaz!
Lá eles tem mais de 80 tipos de cerveja e tem um chef pra te explicar qual fica melhor com cada prato! Vale a pena!
Vitor querido,
Ficou fantástico mas eu não esperava menos de vc!
Quando vier à Sampa vou fazer questão q vc faça essa delícia pra mim!
Beijos, parabéns e muito, muito obrigada por sua participação linda!
Vitor, sou como vc…não bebo e não saberia fazer a harmonização…mas seu prato está fantastico, pelos ingredientes tá tudo perfeito, para mim, uma escolha melhor do que o ravioli com feta (já provei e não gostei)
abs
Pô Vitor!! Se tá de sacanagem Cara você saca muito de cozinha!! valeu por fazer esse blog!
Sério, quando comecei a me interessar por gastronomia seu blog me encantou!! desejo sucesso cara!