O que fazer quando se tem 3 gemas precisando ser usadas? Fazer lemon curd de novo? Hum… cedo demais para um repeteco. Foi aí que lembrei que tinha creme de leite fresco, também, na geladeira. Eba, sorvete!
Bom, quase. Como a minha sorveteira é daquelas de congelar a tigela e não estava habitando o congelador por falta de espaço :S
Não seja por isso! Desistir? Nem. Só uma mudança de percurso. Sorvete não dá? Façamos o primo italiano dele, oras. Semifreddo se apresenta para nós.
Por alguma razão que desconheço quis combinar mel e amêndoas de cacau (cocoa nibs). As amêndoas até tudo bem, elas são ótimas. Tem um aroma torrado excelente, comprei justamente depois de senti-los, de chocolate amargo, além do gosto. Já o mel foi totalmente randômico… gosto de mel, mas não morro de amores. Traumas de uma infância tomando muito mel com aquele gosto de mel.
Fui em frente do mesmo jeito, não desisti nem ao ver o preço do dito cujo. Poxa, mel é caro assim mesmo é? Tudo bem, entendo… mas foi um pequeno choque, hahahah. A diferença discrepante entre o normal e o orgânico é absurda.
A seleção disponível no mercado não era tão variada assim. Havia o comum, de floradas diversas, o orgânico e o feito com florada de laranjeira. Bom, como o ator principal é o mel, ele precisa ser de excelente qualidade. Optei pelo de laranjeira!
Melhor opção possível. Dona abelha me surpreendeu com seu produto! Doçura equilibrada, gosto suave e floral (!). Nem se fala do gosto, se tivesse crescido com esta variedade… oh, as coisas teriam sido diferentes! Hahahahah
Sou suspeito pra falar, mas olha… ficou ótimo. A combinação funcionou muito bem, mas tem que gostar de mel, claro!
Thanks, miss Bee!
Sorvete de Mel e Cacau Sem Sorveteira
Ingredientes
- 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (gelado; tenha mais que 35% gordura | usado: 35% gordura)
- 3 gemas
- 1 ovo
- 150-210 g mel de flor de laranjeira
- 35 g amêndoa de cacau ( torradas e trituradas; cocoa nibs)
Modo de Preparo
- Bata o creme de leite em quase ponto de chantilly. Deve ficar com volume, mas não duro. Reserve.
- Em uma tigela junte as gemas, ovo, cerca de 100g do mel (ou 1/4 xícara) e leve ao banho-maria em fogo baixo e comece a bater.
- O creme deve ficar espesso, cerca de 3-4 minutos. Tome cuidado para não deixar os ovos cozinharem demais. Se começar a ficar muito quente, retire de tempos em tempos a tigela do banho até atingir o ponto ideal. Deixe esfriar por uns 2 minutos.
- Junte umas duas boas colheradas do chantilly batido ao creme de mel e misture bem. Então, verta tudo sobre o chantilly. Isto é para facilitar a homogeneização. Acrescente as amêndoas de cacau, se o triturado delas estiver muito grande pode processar de novo, se quiser. Lembrando se for muito grande, elas irão para o fundo do recipiente.
- Experimente. Para saber se a quantidade de mel está de acordo com o seu paladar. Na receita original, Nigella usou 100mL (cerca de 1/2 xícara), acabei usando um pouco mais devido as amêndoas que são amargas e da variedade de mel escolhido.
- Caso necessite colocar mais, retire uma pequena porção desta base de creme e adicione o mel, misture bem e volte para a porção maior misturando bem. E prove sempre. A base sem estar congelada precisa ser um pouco mais doce do que o comum, pois ao ser congelada a sensação de dulçor diminui devido ao frio.
- Transfira para um recipiente com tampa ou em fôrma de bolo inglês coberta com papel filme. Se usar a fôrma, cubra a superfície do creme também, é para encontrar nele.
- Leve para gelar por umas boas 12h. Sirva acompanhado com mais mel, se desejar. Ele ficou mais cremoso e aerado, logo, mais macio. Não demore para servir, ele tende a derreter rápido.
Aqui em casa chega muito cacau fresco da fazenda. Sendo assim eu poderia secar as amendoas, torrar e triturar em casa?
Olá Vitor Hugo! Não conhecia amêndoas de cacau, vou comprar da próxima vez que for a SP (no sexshop, rsrsrs). Fiz o semifreddo, mas usei sementes de papoula. Ficou ótimo e bem lindo, todo pintadinho, mas quero experimentar com as amêndoas de cacau, pelo que você disse, elas devem quebrar um pouco o doce.
Adoro seu blog!
Abs!
Adorei!!!
Parabéns!!!!
Vou aproveitar a chance para conhecer a amêndoa de cacau.
Putz meu, semifredo é uma perdição, ou melhor, é um pratocheio! hahaah!
A prova disto é que eu, filho de sorveteiros, os prefiro pois são bem mais cremosos que sorvete, mas é claro que nunca deixarei de lado meu amado sorvete!
Achei perfeita a combinação de mel e amêndoas de cacau!
deve ter ficado algo: nem muito doce nem muito amargo.
parabéns vitor!
LINDO!!!!!
adoro mel! adoro nibs!!!!!!!
vou fazer assim que possivel
Oi Vitor Hugo. Excelente ideia… Aqui em casa tem amêndoa de cacau demais, não sei nem o que fazer. Meu pai tem uns três pés da fruta plantados no quintal de casa. Você já experimentou a fruta in natura?
Eu já tentei fazer o chocolate caseiro, pra banhar meus bombons, mas não tive paciência pra esperar o ponto, ficou um brigadeiro muito amargo. haha ;)
Quando tiver mais receitinhas usando o ingrediente é só postar, vamos gostar…
Um abraço
oi, sexshop foi ótimo, rs
Que maravilha. Ficou lindo e deve ser muito saborosa esta combinação de ingredientes!
Beijinhos,
Lia.