Chegou a época de morango! Como no ano passado, repito: não sou tão fã do fruto in natura assim, mas como está dando sopa e o preço ajuda, vamos aproveitar!
Havia cogitado uma combinação clássica com um pequeno twist: Crème pâtissière com chá verde e morangos numa torta ou folhado. Mas sabe como é, receitas é o que não faltam.
Assim, conversa vai, conversa vem… aliás, tweets trocados. Com a Patricia Scarpin (Technicolor Kitchen) e a Paula Cookie (The Cookie Shop). Até que a tal geleia apareceu na conversa.
E fiz…
Não dá para explicar, a geleia é absurda de boa. Realiza a combinação de morangos, fava de baunilha, cítricos e o ar da graça de gengibre. Dá vontade comer de colher. Sério. Combina com iogurte que é uma beleza.
Não realizou? Faça e depois nós conte. A receita segue abaixo que a Patricia Scarpin gentilmente me autorizou o uso :)
Geleia de Morango, Baunilha e Gengibre
Ingredientes
- 650 g morango (limpos e sem a parte verde)
- 250 g açúcar refinado (utilizei 215g)
- 2 colheres de chá gengibre fresco (ralado)
- 1 fava de baunilha (raspada)
- 10 cm casca de laranja
- 5 cm casca de limão siciliano
- 1 laranja (tipo lima; suco)
- 1/2 limão siciliano (suco)
Modo de Preparo
- Recomendo que os morangos estejam cortados ao meio no sentido do comprimento. O peso indicado na receita é com eles já limpos, ou seja, sem a parte verde.
- A fava de baunilha deve estar cortada ao meio no sentido do comprimento e as sementes raspadas.
- Em uma panela grande junte todos os ingredientes: morangos, suco dos cítricos e suas cascas, fava de baunilha, gengibre e o açúcar.
- Leve ao fogo médio-baixo e mexa para dissolver o açúcar. Cozinhe por 15-20 minutos, a quantidade de líquido deve reduzir e ficar mais espesso.
- Amasse o morango de tamanho.
- Transfira para um recipiente com tampa e deixe esfriar. Use como desejar.
- Lembrando que a durabilidade não vai ser tão grande assim, como tem pouco açúcar ele não funciona como conservante. Se não for consumir rapidamente, congele. Creio que irá durar até uns 2 meses, se o seu congelador for bom (mantenha a temperatura) e não esteja abarrotado de coisa.
Dicas
- Açúcar: a quantidade pode variar de acordo com o dulçor dos seus morangos. Boa parte dos que usei estavam no auge da maturação, bem vermelhos por fora quanto por dentro, e mais doces do que eu me lembrava. Como usei laranja lima que é doce também, preferi colocar menos açúcar. Comece com, no mínimo, 150-200g.
- Baunilha: raspei as sementes das duas metades da fava para usar na receita. Uma das metade também foi usada, a outra foi para o vidro de extrato
- Gengibre: seja uma pessoa de fé. Combina, sim. Mas caso tenha receio, deixe preparado a quantidade descrita e coloque aos poucos na panela e vá experimentado para ver se você gosta.
Mais uma receita sua que eu testo! =) adorei a combinação do gengibre com o morango e a baunilha. Mexi um pouco nas quantidades, mas ficou divina! Segue o link do post sobre essa receita no meu blog: http://caroljardim.com/gengibre/?p=575
Até a próxima!
Que geléia mais linda!
Eu faria, se gostasse de geléia… e de morangos. Heh.
Pérola: Sem açúcar nenhum, de nenhum tipo, não creio que ficará tão boa assim. Querendo ou não, os nossos morangos não são a coisa mais doce do mundo.
Se for escolher, penso que o melado ficará melhor em comparação ao açúcar mascavo que tem um sabor próprio pronunciado o que poderia mascarar os outros sabores.
Beta: Em mercado normal, você não vai achar fava de baunilha que é um produto relativamente caro dentro dos padrões do país. É mais comum encontrar em empórios gourmet.
Rosana: A essência até dá pra usar, mas o resultado não será o mesmo. Pois a essência é uma imitação sintética da baunilha de verdade que é infinitamente superior.
Ai VH, deu agua na boca…
Hummm Vitor, adoro todos os ingredientes, inclusive já fiz geléia de gengibre para usar no pudim de pão (receita da Nigella).
Com certeza irei fazer.
Obrigada, bjs
Carla
Meu Deus! Não sou muito chegada em geléia, mas essa… huummm… Imagino o perfume que deve ter ficado a sua cozinha.
Vitor, poderia substituir a fava por essência de baunilha? Não sei se aqui onde moro encontro favas pra vender… *pout*
ADOREI!
Quero mto testar isso…sou fã de geléias e nunca tentei fazer em casa…vamos ver no que dá!
bju
Deve ter ficado um absurdo de bom! Vai tudo que eu gosto, vou ter que testar. Nunca comprei fava de baunilha, é fácil de encontrar em grandes supermerdados? bjs
oba ! todo ano faço geléia de morango básica. este ano usarei a sua receita :)
bj
Eu fiquei tão, mas tão feliz quando vc me contou da geléia – a revista de onde tirei a receita é maravilhosa, as receitas dão sempre certo.
Linda a tua geléia e as fotos estão fantásticas, Vitor!
xx
Oi Vitor!
Vc acha que dá certo sem açúcar nenhum?
Ou com melado, mascavo?
Beijo!
Que maravilha e a cor, tão vibrante e maravilhosa!!
Sucesso garantido!
Beijinhos,
Lia.