Tomate Confit

Última atualização: 23 de Abril de 2014

Por em

Tomate Confit

Esta receita ou técnica? Bom, também foi executada na aula e… gostei tanto que refiz em casa em quantidade apreciáveis. Além de ser bem fácil, é uma ótima opção de comida feita em casa que pode ser preparada com certa antecedência. É realmente gostoso, os amantes de tomate vão gostar.

O uso é dos mais variados, seja frio ou quente. Fica ótimo com pasta (né!), no pão de leite, na bruschetta de ciabatta, com salsicha… quebra o galho quando bateu aquela preguiça de fazer molho.

Tomate Confit

Tomate Confit

Ingredientes

  • 700g de tomate uva (ou cereja) higienizados
  • 200mL de azeite de boa qualidade
  • 2-3 dentes de alho com casca lavados
  • 1-2 ramos de alecrim fresco
  • 1/2 colher (chá) de vinagre de tangerina
  • Pitada de açúcar cristal
  • Pimenta-do-reino moída
  • Sal

Modo: pré-aqueça o forno em 180ºC, ideal que seja a temperatura bem baixa.

Corte os tomates no sentido do comprimento. Experimente o tomate com sal para saber qual a característica de sabor ele tem. Se é ácido, se é doce… Assim, saberá quanto de sal deverá colocar e precisará usar o açúcar por causa da acidez. Tempere com sal, pimenta-do-reino, açúcar e vinagre. Junte o alho, alecrim e o azeite.

O tomate uva estava bem doce e pouco ácido para um tomate, porém mesmo assim coloquei uma pitada de açúcar e achei necessário o vinagre para dar uma acidez-azeda. Mas isso depende do seu gosto.

Transfira os tomate para um refratário, deixando a face cortada para cima. Pode colocar uns em cima dos outros, e coloque todo o líquido que ficou na tigela.

Leve para assar por cerca de 40-45 minutos, dependerá da consistência dos seus tomates. Deve ficar cozido, mas sem desmanchar. Deixe esfriar dentro do forno mesmo. Guarde num pote de vidro e guarde na geladeira, dura cerca de 2 semanas.

Se quiser um gosto mais forte do alho e do alecrim deixe-os junto com os tomates, caso contrário retire antes de guardar.

Observações
Alho: utilizei 3 dentes e não os removi antes de guardar, o gosto fica marcante. Se não gosta tanto de alho assim, coloque 2 dentes e remova-os depois.
Alecrim: coloquei 2 ramos bem “folhados” e os mantive depois de pronto, assim como o alho o gosto fica marcante. Caso não seja muito fã de alecrim, coloque menos e retire depois.
Vinagre de tangerina: é suave quando comparado com o tinto e o branco, a melhor substituição seria o de maçã.

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Após 600 dias os comentários são fechados automaticamente. Qualquer coisa, entre em contato.

11 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Será que fica bom com tomilho ou manjericão no lugar do alecrim? Minha mulher não suporta alecrim… Qual seria a melhor opção para substituir?

  2. Sem Avatar Dani:

    Vitor, Adoro tomate confit servido com uma saladinha de folhas. Sempre q faço, uso o tomilho. Linda a foto!

    Bjo gde, Dani :)

  3. Lindos seus tomates Victor!! Eu nunca fiz! Tenho uma receita de massa feita com eles que pretendo fazer em breve! Mas tenho receitas demais que pretendo fazer… kkkk
    bjs

  4. Sem Avatar Jean:

    Hmmm! Boa Dica VH-san!

    direto e reto faço em casa.
    ou melhor, sempre que minha mãe faz o festival do tomate!
    hahaah!

    bom, eu não costumo usar alecrim fresco, mas suponho que com algumas folhas de manjericão deve ficar… de lamber os beiços também!
    Estes dias atráz eu os fiz com spaghetti! Confesso que fica muuuito bom!

    parabéns :)

  5. Sem Avatar Luciana Betenson:

    Hummm, que coisa boa, fiquei com muita vontade de fazer!! Bj,

  6. Sem Avatar Silvana:

    Nooossaa, deu água na boca!
    Adoro esses tomatinhos são muitos saborosos e confitados assim, devem ficar divinos. Amanhã mesmo sairei em busca para reproduzir esta receita.
    Obrigado mais uma vez por dividir receitas tão saborosas.
    Um abraço,
    Silvana

  7. Sem Avatar Mimi:

    Rola acrescentar tomilho?

  8. Sem Avatar Daniel:

    Testado e aprovado, muito bom! Só achei estranho que depois de 2 dias na geladeira, o líquido virou uma coisa sólida, mas enfim, depois de quente voltou ao normal

Trackbacks/Pingbacks

  1. Restaurant Week | Minhas experiências « Comendos em ação

    […] bem, para entrada eu comi tomates no azeite confit de tomates com torradas, que cumpriu o papel de entrada, mas nada muito espetacular. Já a Pequena comeu um […]

  2. Tomates Assados no Vinagre Balsâmico | Quiche de Macaxeira

    […] com tudo, mas se quiser você pode acrescentar ou seguir o preparo de tomates confit da Dani ou do Vitor. A Patricia também recentemente publicou um espaguete com tomates assados que parece incrível. […]

  3. Tomates Confit | pinkdinner

    […] Fonte: https://pratofundo.com/2283/tomate-confit/ […]

«

»