Gelatina de Champagne e Morango

Durante este mês acontece um movimento chamando Outubro Rosa que visa celebrar a conscientização quanto ao câncer de mama. Ano passado fui de Cupcake de Baunilha Trufado, lembra?

Gelatina de champagne com morango em cima e pote branco com calda de morango ao lado

Pessoalmente, acredito que ações como esta são de suma importância. Ter consciência e conhecimento sobre saúde é imprescindível. Espero que você também tenha esta convicção!

O comum seria mudar a cor do blog para rosa, mas não ia lá muito combinar. Então, a comida fica em tons de rosa, melhor né? Tudo bem que ficou mais vermelho rosado do que rosa. ;)

É uma gelatina para gente grande por usar bebida alcoólica, no caso, o Champagne. Tudo bem, confesso: usei um espumante de boa qualidade. A infusão do morango na bebida fica suave, mas na medida.

Enquanto o coulis adiciona um pouco mais de dulçor, além do sabor de água de rosas. Simples, porém num patamar diferenciado daquela gelatina tradicional.

Bom, aqui fica a minha singela contribuição.

Gelatina de champagne com morango em cima e pote branco com calda de morango ao fund

Gelatina de Champagne e Morango

Pré-preparo: 1 hora
Tempo de preparo: 10 horas
Total: 11 horas
Rende: 6 porções, 75mL/cada
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Ingredientes: GELATINA

  • 375 mL Champagne (ou espumante Extra Brut)
  • 150 g morango
  • 95 g açúcar cristal
  • 6 g gelatina em pó ( incolor e sem sabor)
  • 25 mL água

Ingredientes: CALDA

  • morango da infusão
  • 25 g açúcar cristal
  • 30 mL água
  • 2 colheres de chá água de rosas
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

Modo: GELATINA

  • Modo: numa panela, junte o champagne e o açúcar, leve ao fogo baixo para aquecer até o açúcar dissolver. Deve ficar morno, não é necessário ferver. Verta o líquido aquecido sobre os morangos e cubra com plástico filme. Deixar em repouso por 1h.
  • Polvilhe a gelatina sobre a água, reserve por 10 minutos.
  • Coe o champagne infundido e reserve os morangos (serão usados no coulis).
  • Aqueça 100mL do champagne até ficar morno e junte a gelatina hidratada, mexa para dissolver. Misture com o champagne restante a mistura de gelatina.
  • Distribua em porções individuais. Leve para a geladeira por 10h, no mínimo.

Modo: CALDA

  • Processe os morangos até virar um purê. Ao purê junte água, açúcar e a água de rosa numa panela, leve ao fogo baixo e cozinhe por 10 minutos até engrossar levemente. Experimente e ajuste se necessário. Deve ter ser levemente consistente, mas fluído.
  • Na hora de servir, pode colocar um morango e servir o coulis junto.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 250kcal (13%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria japonesa
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




10 Comentários (Deixe o seu!)
  1. malu:

    gostaria de saber se pode fazer esta receita com outras frutas e se fazem parte das receitas das bruxas? obrigado!
    [

  2. Chopp Kremer:

    adorei mto legal

  3. Manoela:

    Adorei seu blog! Lindissima fotos, deliciosas receitas! Fiz o churros aqui em casa e foi um super sucesso!! Obrigada, rs

  4. Cibele:

    Olá!

    Volta e meia venho aqui no seu blog para ver as novidades, e algo que me chama atenção são as fotos que você coloca, muito boas mesmo!! Você devia ser fotógrafo também!!

    Parabéns!!

  5. Ana Luiza:

    Isso deve ficar magnifico!!!
    Meu Deus!!

  6. Rafaela de sousa Kienen:

    Vitooor
    me da alguma dica de receita com amoras
    tenho mais de um kg congelado aqui em casa e não tenho nenhuma receita boa em mente :)

  7. Agulha3al:

    Fala meu amigo!! (forço muito chama-lo assim?), continuo na minha caminhada solitária no mundo culinário e mesmo sumido da net , sempre leio seu blog pelo feed no e-mail.
    Adorei essa receita! já fiz uma outra parecida, mas infelizmente não usei um ingrediente que tambem pede na sua: água de rosas
    sério! já revirei várias lojas aqui no RJ e na maioria das vezes as pessoas me olham estranho… pode fornecer dicas de onde comprar?

  8. Alessandra:

    É uma receita que impressiona a quem não está habituado. Pessoal vai achar chique demais :D É uma ótima idéia e parece uma delícia de tudo! Bjos!

  9. Carolina:

    Très très chic, monsieur!
    Eu fiz aquele cupcake, ficou marrrravilhoso.
    Essa gelatina tá um ahazo, pena que eu não consigo comer coisas que não se decidem se são líquidas, sólidas, cremosas… é, sou cheia de mimimi. :)

  10. Luciana Betenson:

    Ficou bacana! Já fiz esta gelatina de champagne com morangos, na minha coloquei a fruta dentro da gelatina. Fácil e deliciosa, além de linda. Bjs,