O Incrível Bolo de Chocolate Sem Glúten com Coco

A receita desse Bolo de Chocolate e Coco já tinha sido postada aqui no blog há muito tempo atrás, lá em 2011. O tempo voa realmente. Me peguei pensando nele ao avistar um pacote de coco e depois de falar dele algumas vezes no twitter (segue a gente lá: twitter.com/pratofundo).

O Incrível Bolo de Chocolate Sem Glúten com Coco por PratoFundo.com

A formulação da receita une aquela ajuda d’Óraculo e o feeling de cozinheiro-baker. O início desse bolo não foi tão amigável assim.

Na época da faculdade de gastronomia, uma receita semelhante me foi negada com a justificativa de ser “de família

Eye Roll

Se é ou não, nunca saberei. Até entendo que a pessoa tenha o direito de tal. Mas pelo gif dá para entender o que a minha voz-interna quer falar, né? Então, o que a gente faz? Procura, adapta e chega na sua própria receita! :D

Só coloquei o “sem glúten” para ficar mais fácil da receita ser encontrada. Apesar de ser verdade, afinal, não tem farinha de trigo. Porém, para ser 100% sem glúten, nenhum outro ingrediente poderá ter.

Graças ao nosso Oráculo é possível ver que existem diversas versões desse Bolo de Chocolate e Coco em que não vai farinha de trigo. Ou seja, não é o reinvento da roda, né minha gente.

Mas nem por isso significa que seja uma bolo qualquer, não, não, não. De maneira alguma! É rico, macio, úmido e chocolatinosamente a razão de viver!

Como não vai farinha de trigo na massa, ele é mais delicado por não ter o glúten para dar suporte. O coco junto com as claras assumem esta função, logo, fica super fofo.

Seja bem que digo é sem farinha de trigo, ao invés de sem glúten.

É um bolo sem farinha de trigo como ingrediente, afinal, ela não é usada. Mas não significa que seja sem glúten. Minha cozinha, meus equipamentos e meus ambientes compartilham farinha de trigo.

Assim, existe contaminação cruzada sim. Não foi feita uma descontaminação para retirar o possível glúten.

Vale o lembrete: só porque não tem farinha de trigo, não é garantia de ser sem glúten. Pode ser uma opção para quem é celíaco, caso os ingredientes e ambiente sejam livres de farinha de trigo/glúten. (Leia mais: O que é Glúten?).

E para quem acha que ser “glúten free” é fit. Esse bolo é qualquer coisa, menos “saudável“. Vai uma quantidade questionável de ovos, gordura e açúcar. Ou seja, amor! ;)

Bolo de Chocolate Sem Glúten com Coco

Pré-preparo: 15 minutos
Tempo de preparo: 50 minutos
Total: 1 hora 5 minutos
Rende: 1 bolo de ~21cm de diâmetro
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Ingredientes: BOLO

  • 06 ovos (temperatura ambiente, 25-30ºC)
  • 275 g açúcar cristal
  • 100 g manteiga sem sal (temperatura ambiente, 25-30ºC)
  • 175 g chocolate em pó (50% cacau)
  • 100 g coco seco ralado (ou flocos; sem açúcar)
  • 10 g fermento químico em pó
  • 05 mL extrato de baunilha (ou 1-2mL essência, opcional)

Ingredientes: CALDA DE CHOCOLATE

  • 125 mL água
  • 40 g chocolate em pó (50% cacau OU cacau em pó (100%))
  • 100 g açúcar cristal
  • 75 g chocolate meio amargo (ou ao leite)
Recomendo sempre usar as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As quantidades em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL

Modo de Preparo

  • Aquecer o forno a 180ºC, untar e polvilhar (farinha de trigo ou cacau em pó) uma fôrma de furo no meio (21 cm diâmetro). Se polvilhar com farinha, vai ter glúten. E claro, para ser 100% sem glúten, nenhum outro ingrediente pode ter.
  • No liquidificador, colocar todos os ingredientes do bolo e bater por 5-6 minutos. Dependendo do seu liquidificador será necessário ajudar mexendo com uma colher ou espátula. É uma massa densa. Transferir para a fôrma.
  • Assar por ~40-45 minutos. No teste do palito, deve sair úmido, mas sem massa crua.
  • Retire, deixe esfriar e desenforme. Bolo irá murchar um pouco, é normal.

Ingredientes: CALDA DE CHOCOLATE

  • Em uma panela colocar água, chocolate em pó e açúcar cristal, misture bem para dissolver. Leve ao fogo baixo. Espere ferver e marque ~10 minutos, deve quase chegar no ponto de fio.
  • Adicione o chocolate  picado. Misture bem para derreter o chocolate e verta sobre o bolo.

Dicas

  • Chocolate em pó: não, não pode ser achocolatado, tem que ser Chocolate em pó mesmo. Pensei em trocar por cacau em pó, mas pela quantidade iria mudar toda a formulação. Chocolate em pó de 33% cacau talvez deva funcionar também, porém, poderá ficar mais claro e doce.
  • Calda: irá sobrar um pouco, sirva junto com os pedaços. Ela não seca totalmente, fica dura e um pouco pegajosa.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!

Apoie o PratoFundo!

Gostou da receita? Você pode ajudar a deixar ainda melhor, saiba como APOIAR O PRATOFUNDO!

O Incrível Bolo de Chocolate Sem Glúten com Coco por PratoFundo.com O Incrível Bolo de Chocolate Sem Glúten com Coco por PratoFundo.com
Você lendo o PratoFundo: site totalmente independente sobre comida possível com receitas para o dia a dia, ocasiões especiais, e associado a Ciência de Alimentos. Gostou do nosso conteúdo? Você pode ajudar, APOIE O PRATOFUNDO!
Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




32 Comentários (Deixe o seu!)
  1. 5 stars
    Pra essa receita da pra trocar a manteiga por oleo de côco?

    1. Nunca fiz com óleo de coco, mas diria que não. Acredito que irá alterar a textura e estrutura do bolo. Porém, só testando para saber! Tenta e me conta! :)

  2. 5 stars
    Bolo de chocolate e coco? Parece uma delicia mesmo!

  3. Posso trocar o açúcar por xylitol?

    1. Olha, não recomendaria. Eu acho que não daria certo por causa da quantidade serem diferentes.

  4. Hummmm… com certeza um bolinho delicioso. Ameeei a receita. beijão, Priscila

  5. Aprendi essa receita a muitos anos atras com um chefe de cozinha do copacabana palace e ele aprendeu ela com a mãe dele esse bolo fica divino principalmente se fizer uma ganache de chocolate amargo pra por em cima esse negocio de receita de familia é balela afinal quem não divide não tem amigos; bjoooos