O Incrível Bolo de Chocolate Sem Glúten com Coco

A receita desse Bolo de Chocolate e Coco já tinha sido postada aqui no blog há muito tempo atrás, lá em 2011. O tempo voa realmente. Me peguei pensando nele ao avistar um pacote de coco e depois de falar dele algumas vezes no twitter (segue a gente lá: twitter.com/pratofundo).

O Incrível Bolo de Chocolate Sem Glúten com Coco por PratoFundo.com

A formulação da receita une aquela ajuda d’Óraculo e o feeling de cozinheiro-baker. O início desse bolo não foi tão amigável assim.

Na época da faculdade de gastronomia, uma receita semelhante me foi negada com a justificativa de ser “de família

Eye Roll

Se é ou não, nunca saberei. Até entendo que a pessoa tenha o direito de tal. Mas pelo gif dá para entender o que a minha voz-interna quer falar, né? Então, o que a gente faz? Procura, adapta e chega na sua própria receita! :D

Só coloquei o “sem glúten” para ficar mais fácil da receita ser encontrada. Apesar de ser verdade, afinal, não tem farinha de trigo. Porém, para ser 100% sem glúten, nenhum outro ingrediente poderá ter.

Graças ao nosso Oráculo é possível ver que existem diversas versões desse Bolo de Chocolate e Coco em que não vai farinha de trigo. Ou seja, não é o reinvento da roda, né minha gente.

Mas nem por isso significa que seja uma bolo qualquer, não, não, não. De maneira alguma! É rico, macio, úmido e chocolatinosamente a razão de viver!

Como não vai farinha de trigo na massa, ele é mais delicado por não ter o glúten para dar suporte. O coco junto com as claras assumem esta função, logo, fica super fofo.

Seja bem que digo é sem farinha de trigo, ao invés de sem glúten.

É um bolo sem farinha de trigo como ingrediente, afinal, ela não é usada. Mas não significa que seja sem glúten. Minha cozinha, meus equipamentos e meus ambientes compartilham farinha de trigo.

Assim, existe contaminação cruzada sim. Não foi feita uma descontaminação para retirar o possível glúten.

Vale o lembrete: só porque não tem farinha de trigo, não é garantia de ser sem glúten. Pode ser uma opção para quem é celíaco, caso os ingredientes e ambiente sejam livres de farinha de trigo/glúten. (Leia mais: O que é Glúten?).

E para quem acha que ser “glúten free” é fit. Esse bolo é qualquer coisa, menos “saudável“. Vai uma quantidade questionável de ovos, gordura e açúcar. Ou seja, amor! ;)

Bolo de Chocolate Sem Glúten com Coco

  • Pré-preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 50 minutos
  • Rendimento: 1 bolo de ~21cm de diâmetro
INGREDIENTES
Ingredientes: BOLO
  • 06 ovos (temperatura ambiente, 25-30ºC)
  • 275 g açúcar cristal
  • 100 g manteiga sem sal (temperatura ambiente, 25-30ºC)
  • 175 g chocolate em pó (50% cacau)
  • 100 g coco seco ralado (ou flocos; sem açúcar)
  • 10 g fermento químico em pó
  • 05 mL extrato de baunilha (ou 1-2mL essência, opcional)
Ingredientes: CALDA DE CHOCOLATE
  • 125 mL água
  • 40 g chocolate em pó (50% cacau OU cacau em pó (100%))
  • 100 g açúcar cristal
  • 75 g chocolate meio amargo (ou ao leite)
MODO DE PREPARO
  1. Aquecer o forno a 180ºC, untar e polvilhar (farinha de trigo ou cacau em pó) uma fôrma de furo no meio (21 cm diâmetro). Se polvilhar com farinha, vai ter glúten. E claro, para ser 100% sem glúten, nenhum outro ingrediente pode ter.

  2. No liquidificador, colocar todos os ingredientes do bolo e bater por 5-6 minutos. Dependendo do seu liquidificador será necessário ajudar mexendo com uma colher ou espátula. É uma massa densa. Transferir para a fôrma.
  3. Assar por ~40-45 minutos. No teste do palito, deve sair úmido, mas sem massa crua.
  4. Retire, deixe esfriar e desenforme. Bolo irá murchar um pouco, é normal.
Ingredientes: CALDA DE CHOCOLATE
  1. Em uma panela colocar água, chocolate em pó e açúcar cristal, misture bem para dissolver. Leve ao fogo baixo. Espere ferver e marque ~10 minutos, deve quase chegar no ponto de fio.

  2. Adicione o chocolate  picado. Misture bem para derreter o chocolate e verta sobre o bolo.

Observações
  • Chocolate em pó: não, não pode ser achocolatado, tem que ser Chocolate em pó mesmo. Pensei em trocar por cacau em pó, mas pela quantidade iria mudar toda a formulação. Chocolate em pó de 33% cacau talvez deva funcionar também, porém, poderá ficar mais claro e doce.
  • Calda: irá sobrar um pouco, sirva junto com os pedaços. Ela não seca totalmente, fica dura e um pouco pegajosa.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!
O Incrível Bolo de Chocolate Sem Glúten com Coco por PratoFundo.com O Incrível Bolo de Chocolate Sem Glúten com Coco por PratoFundo.com

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

30 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Bolo de chocolate e coco? Parece uma delicia mesmo!

  2. Posso trocar o açúcar por xylitol?

    1. Olha, não recomendaria. Eu acho que não daria certo por causa da quantidade serem diferentes.

  3. Hummmm… com certeza um bolinho delicioso. Ameeei a receita. beijão, Priscila

  4. Aprendi essa receita a muitos anos atras com um chefe de cozinha do copacabana palace e ele aprendeu ela com a mãe dele esse bolo fica divino principalmente se fizer uma ganache de chocolate amargo pra por em cima esse negocio de receita de familia é balela afinal quem não divide não tem amigos; bjoooos

  5. Acabei de fazê-lo. A massa fica bem grossa no liquidificador e o gosto ficou ótimo. Não coloquei o achocolatado pq não tinha em casa. Obrigada por compartilhar!

  6. Eu adorei a receita. Vou testa-la! Eu gosto muito de bolo cholocolate.

  7. muito boa a foto a mostrar a língua, serve para lamber o prato dos bons manjares que preparas……….gostas de Ryuichi Sakamoto ???eu amo ! bye, m.

  8. Olá !!!ora toma !!! hoje em dia com a net, clica-se qualquer assunto e aparecem aos milhares…montes de chefes famosos e não famosos dão as receitas…claro que eles têm sempre uns truques especiais…essa daí pensa que tem o rei na barriga, não te deu a receita, que a meta onde nós sabemos, ah ah ah…são as piores…1 beijo de Portugal e porte-se mal mas com classe….;-))))

  9. prnse assim, se negou a receita, eh porque provavelmente nao foi a pessoa que fez. obrigada por ser uma otima pessoa e compartilhar, sabado sera meu dia testar!!! ;-)

  10. com aquelas cachorras lá em casa não posso nem pensar em cozinhar, mas deixo pra depois. http://t.co/OsUlfuQs

  11. Ontem peguei uma receita deste bolo, mas são outras medidas, que delícia! hummmmmmmm, mas da próxima vez vou tirar grande parte do côco , adoro côco, mas a outra parte, pelo menos o meu ficou parecendo pudim de chocolate, uma delícia e o côco ficou um pouco seco. Rápido e ecônomico, e muito calórico claro, rsrsrsr a minha receita foi 180g de margariana muuuuuita rsrsrs

    Sula

  12. @felipecn Gordice no Privalia? Lembro não… É vc comentou que ia acordar lá.
    Quero fazer esse… http://t.co/mEO7s7C

  13. MARAVILHOSO!! amei!! Sou celíaca e esse bolo posso comer, já me “quebrou” algum galho!! hehehehe

  14. Eu tenho a mesma receita da Ana Maria, esse bolo e muito bom. Na proxima vez tentarei fazer na forma de furo no meio.
    Eu conheco algumas pessoas que tambem nao gostam de dar as tais “receitas de familia”, meio ridiculo, mas nada que o google nao resolva.

  15. Receita de família? Achei engraçado falar isso de uma receita que é quase um brigadeiro, ou seja, todo mundo conhece e todo mundo tem uma versão dela… Enfim, a versão que tenho e faço há mais de 20 anos é essa:
    6 ovos
    6 col sopa de açúcar
    6 col. sopa de Nescau(eu uso chocolate em pó)
    100 gr(1 tablete) de margarina
    100 gr(1 pacotinho) decôco ralado(coloco depois que misturo tudo)
    1 col. sopa fermento em pó
    Liquidificar todos os ingredientes e assar em forma untada e polvilhada c/ chocolate em pó(ou Nescau se preferir)

    Qdo comi esse bolo a primeira vez, achei a textura dele fantástica… mais parecia uma torta mas ao mesmo tempo era bem molhadinho…. Qdo fiz ficou fofissimo como um bolo de festa. Já fiz recheado c/ recheio prestígio, com recheio de morango, damascos, marshmallow com crocante, enfim…. Crie em cima da receita pq vale muito à pena…

  16. Adorei!

  17. Harararara , essa foi boa receita de familia , da familia do leite condensado rssss , faço esse bolo a mais de 20 anos , a receita é um pouco diferente da sua , mas saiu em uma ediçao de livro da Nestle , se vc quiser posso te passar pra vc testar rssss.

    Abs

  18. Cheguei aqui pois estava a procura de uma receita de um bolo de côco. E esse realmente me conquistou pela maneira muito fácil de ser feita, vou testar e aposto que vai ficar muito bom. Lindo blog, ótimas idéias e fotos.
    Bjs
    Sara

  19. nhammmy que delícia! coco e chocolate é tuuuuudo tudo de bom :)

  20. Isso ta bonito heim !!!!
    Eu quero!!!!
    bjssssssss

  21. Senhooooor, esses bolos são um pecadoooo!! heheh!!
    Adorei!

  22. Nosssaaaaaaa fiquei com mta água na boca!!!
    Te coloquei no blogsroll do meu blog, pq adoro vir aqui ver suas receitas…da uma olhada lá no meu. Ta no comecinho ainda…
    bjos

  23. ficou um bolo bem bonito e acredito que deva estar uma delicia
    e um pecadinho pequenino:-)
    um bom ano de 2011
    beijinhos

  24. Victor a minha versão é bem parecida, mas vai leite condensado e creme de leite na cobertura ou as vezes uma ganache.
    Agora o que eu jamais vou conseguir entender é porque algumas pessoas negam receitas, sempre achei isso o cumulo do egoismo. Mas fazer o que né? Há pessoas e há pessoas.
    Bjs

  25. Jura que ela(ele) não te passou a receita por que é “de familia” ?? Eu tenho tanto orgulho quando passo alguma receita e ela agrada …
    Como tem gente pobre de espirito !!!

  26. Vai muito ovo! -.-‘

  27. Não resisti e te linkei!
    =)

  28. Seu blog está cada dia melhor!
    E esse bolo deu água na boca!

    bjs!

  29. Eu não posso comer essas coisas, infelizmente, mas lembro de uma amiga que era alucinada por esse bolo. A receita que anotei dizia que bastava Leite condensado , coco ralado e chocolate no liquidificador. Já que está nas tentativas, essa é uma sugestão!
    Feliz bolo novo!

«

»