Sorvete de Melancia e Manjericão

A vontade de fazer este sorbet veio depois que provei o mesmo sabor no coquetel do Semana Mesa SP 2010 produzido pelos alunos do Senac/SP.

O perfil de sabor ficou bem parecido, só a textura diferiu um pouco, além da coloração. Como podem comparar com esta foto. Talvez o que provei era sorvete ao invés de sorbet, porém não lembro de ter percebido nenhum gordura. Ou o modo de fazer tenha sido diferente. Por exemplo, não uso claras no meu.

De qualquer maneira, a combinação dos sabores funciona! É o que importa e o que me levou a fazer o sorbet. Ainda bem que melancia está na época.

Uma bola de sorvete de melancia com uma folha de manjericão por PratoFundo.com
Gif para se inscrever no canal do PratoFundo no Youtube

Sorvete de Melancia e Manjericão

Pré-preparo: 20 min
Tempo de cozimento: 6 h
Total: 6 h 20 min
Rend.: 900 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 75 g açúcar cristal
  • 50 mL água
  • 1 kg melancia madura (em cubos sem semente gelada)
  • 25 folhas de manjericão limpas
  • 50 mL vodka
  • 5 mL suco de limão siciliano

Modo de Preparo

  • Junte a água e o açúcar cristal, leve ao fogo baixo até dissolver. Reserve.
  • Processar a melancia com mixer de mão ou liquidificador até virar um suco bem homogêneo. Adicione a calda de açúcar e misture bem. Reserve.
  • Processar as folhas de manjericão, vodka e o suco de limão siciliano, acrescente cerca de 100mL do suco de melancia apenas para aumentar volume. As folhas devem ser bem processada para liberarem o aroma e gosto de manjericão.
  • Acrescente a mistura de manjericão ao suco de melancia e misture bem. Experimente, caso necessário ajuste. A quantidade de açúcar e de manjericão podem variar de acordo com o seu gosto pessoal. Passar por uma peneira fina, usar o suco coado.
  • Levar para a sorveteira, caso ela seja apta a fazer sorbet. Depois do processo na máquina, transfira para recipiente adequado e leve ao congelador.
  • A cada duas horas, quebre os cristais de gelo com um garfo para deixar a textura do sorbert mais suave. Processo realizado duas vezes. Caso não tenha a sorveteira, repita esse método umas 4 vezes.

Você fez a receita? Me marca @PratoFundo ou deixe um comentário & avaliação!
Uma bola de sorvete de melancia com uma folha de manjericão por PratoFundo.com

Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Cientista e Cozinheiro que juntou duas paixões Ciência e Comida: a melhor combinação que existe! Diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

10 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Boa tarde ! olha trabalho com sorvetes artesanal mas faço pequenas porções .
    Faço por encomendas ,gostei dessa ideia do sorbet de melancia com manjericão !!!! ja faço o sorvete de melancia mas minha receita é diferente tb faço o de manjericão ,chamo os meus de gelato tenho ja 23 sabores diferentes registrei e vou patentear oque vc acha? devo patentea-los sou conhecida como lourdes sorvetão kkk ou lourdes dos sorvete exoticos,tb não uso claras nos meus .
    amei de verdade essas receitas, vou faze-lo todas amo experimentar ainda mais quando vem de uma pessoa tão experiente como vcs.

    beijos

    1. Pelo que entendo de patentes e afins, não é possível patentear receitas. Mudou um detalhe mínimo, já é outra coisa. O que é possível é fazer marca registrada. Só uma coisa, gelato é sorvete em italiano, é diferente de sorbet. São produtos distintos.

  2. Fala Victor, blz?
    Essa combinação é realmente uma delícia, refresca até a alma. Em dias quentes é a melhor pedida. Se sobrou um pouco manda pra cá.
    Abs.

  3. Caro Vitor, desculpe a pergunta tosca… mas tem um email de fazer o sorbet sem a sorveteira? Abs.

  4. Fiz a receita aqui e ficou super delicioso, ar suave…sofisticado. Gostei mesmo. Adoro esse blog e o jeito como leva. Vou cursar agora gastronomia pelo IESB em Brasília e sempre fico bastante empolgada quando vejo espaços como este…além do mais, a escolha da faculdade é de suma importancia, tem que procurar aquela que dá uma atenção maior e respeito ao curso, por isso vou fazer no IESB…a estrutura e a qualidade são sensacionais. Parabéns pelo blog, estou sempre acompanhando!

    ABraços

  5. A cara do sorbet está ótima. E como adoro melancia, vodka e manjericão, a idéia de uni-los num unico momento vai para minha cozinha a.s.a.p! Abs

  6. No senac a gente também nao usa clara de ovo, colocamos glucose e estabilizante nessa proporção:

    suco de frutas natural 250 g
    açúcar 80 g
    água 150 g
    glucose 30 g
    estabilizante 2,5 g

    E a maquina de sorvete é bem grande, o sorbet sai pronto, nao sendo necessario esse processo de quebrar os cristais,talvez isso mude a textura.

    1. Olá, Gostaria de fazer sorbet para vender, onde posso encontrar a máquina?!

      1. @Nilton: máquinas industrias não saberia dizer, porém, normalmente em lojas que vendem equipamentos para restaurantes/hoteis podem informar melhor.

  7. Boa tarde Victor. Sou a professora responsavel pela produção das sobremesas do coquetel dos alunos no Semana mesa SP. O que vc provou era um sorbet sim!!!! penas utilizamos tecnicaas de balanceamento Adequadas
    Atenciosamente
    Samara