Iogurte de Chocolate Branco com Frutas

Como havia comentado lá no “A Refeição em Família” de Ferran Adrià + PratoFundo que as receitas seriam postadas, não estava mentido.

Iogurte de Chocolate Branco com Frutas

Porém, vamos começar com a sobremesa. Ou melhor, o principal item dela. O iogurte de chocolate branco que ganhou lugar cativo na minha cozinha. É absurdo de simples e pode deixar melhor praticamente qualquer receita doce a base de frutas.

Como poderão ver é nada mais, nada menos que apenas misturas os ingredientes na temperatura certa e a mágica é feita.

Como usei chocolate branco nacional básico, ou seja, não é aquela maravilha belga-suíça-francesa. O derretimento fica um pouco a desejar. Para contornar isso, adicionei um pouco de creme de leite pasteurizado para deixar mais fluido.

Esse acréscimo é totalmente opcional, como tinha creme de leite aberto, por que não? Ruim que não ia ficar.

Dependendo do uso que fizer, pode ser que sobre um pouco. E terá que ser guardado na geladeira, claro. Quando a temperatura abaixa, a consistência fica mais cremosa. Uma beleza! Vontade de comer puro não vai faltar. É quase um ganache bem mais cremoso.

Falando nisso, cuidado com a temperatura. Se iogurte e creme de leite pasteurizado estiverem gelados quando misturados ao chocolate derretido, ele poderá solidificar, ok?

Iogurte de Chocolate Branco com Frutas
Gif para se inscrever no canal do PratoFundo no Youtube

Iogurte de Chocolate Branco com Frutas

Pré-preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 10 min
Total: 20 min
Rend.: 3 pessoas
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 180 g iogurte sem sabor
  • 70 g chocolate branco
  • 20 g creme de leite fresco/pasteurizado (opcional, 38% gordura)

Modo de Preparo

  • O iogurte não pode estar gelado, tirar na geladeira antes de usar. Caso contrário o chocolate irá solidificar na hora.
  • Derreter o chocolate branco no micro-ondas ou em banho-maria. Caso usar o creme de leite, não deve estar gelado também. Colocar depois que o chocolate começar a derreter.
  • Misture o iogurte com o chocolate branco, mexendo bem.
  • Use de imediato ou deixar na geladeira até a hora de servir.

Você fez a receita? Marca @PratoFundo no Instagram ou deixe um comentário!

Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Cientista e Cozinheiro que juntou duas paixões Ciência e Comida: a melhor combinação que existe! Diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

7 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Parece ser muito boa a receita, quero fazer. Posso ter a receita da cobertura de castanhas que estao na receita?

    1. @Francis: não é bem uma cobertura, cobertura. Nada mais é do que castanha do Pará caramelizada. Pique grosseiramente cerca de 80-100g de castanha. Numa frigideira coloque cerca de 50-100g de açúcar cristal (a quantidade pode variar) e aqueça em fogo médio até virar caramelo. Quando isso acontecer, adicione a castanha picada e misture bem. Coloque o caramelo sobre um silpat ou assadeira untada, e alise com uma espátula. Não coloque a mão, estará bem quente. Deixar esfriar e endurecer, então, é só picar novamente.

  2. Pre-ci-so experimentar esse iogurte!

  3. “É quase um ganache bem mais cremoso.” Logo , preciso fazer isso amanhã! hehehehe

  4. Olá! Gostaria de saber se essa sobremesa é apenas mangas cortadas, o iogurte e as castanhas caramelizadas. Acha que fica bom com morangos? Obrigada e parabéns pelo blog.

    1. @Bruna: exatamente! O iogurte pode ser servido com outras frutas também, com morango (acredito eu) ficará incrível! :)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Receita: Torta de Iogurte com Frutas e Calda de Maracujá | PratoFundo

    […] que descobri as maravilhas do “ganache” de iogurte e chocolate branco (Receita: Iogurte de Chocolate Branco) queria colocar em mais lugares. E acho que encontrei a maneira definitiva de […]