“A Refeição em Família” de Ferran Adrià + PratoFundo

Artigo Patrocinado
Mesa posta: “Refeição em Família” de Ferran Adrià + PratoFundo

Para quem acompanha o PratoFundo um tempinho já sabe da minha (nossa?) rigorosa escolha em relação a publicidade direta. Deixo passar bastante coisa, mas o convite feito pela editora Agir foi irrecusável pelos motivos certos!

Junto com outros blogueiros de comida desse nosso Brasil (como a querida Dani do Cozinha Travessa e do bacana do Marcel do Sabor Sonoro) o PF foi escolhido para participar de uma ação-concurso da mais recente publicação do Ferran Adrià aqui no país.

Conto com a sua linda colaboração em ler o post inteirinho, tá? E torçam para o PF, o prêmio final do concurso é um bolada em dinheiro excelente para o blogueiro escolhido. Concurso ENCERRADO – Não foi dessa vez que levamos! Foi o Sabor Sonoro :)

Estou falando do livro “A Refeição em Família” (Editora Agir). Para quem conhece a fama do chef catalão, calma. Não é um livro de receitas moleculares-vanguarda.

"A Refeição em Família" de Ferran Adrià

Na verdade, se trata de um compêndio das receitas/refeições servidas para a brigada da cozinha/salão. Sim, gente, quem trabalha na cozinha também precisa se alimentar, mas não come o que é servido aos clientes.

Como não poderia deixar de ser, a maneira que as receitas são dispostas reflete como o elBulli funcionava: as quantidades são dadas em gramas/quilos e por volume, na grande maioria das receitas. Ainda sonho em que um dia todos os livros serão assim. Ferran, a gente te ama por isso! ;)

É, funcionava. O restaurante elBulli fechou as portas em 2011. Ao saberem disso, o próprio Ferran e Eugeni de Diego (um dos chefs líderes e responsável pelas refeições da brigada) reuniram as receitas que são o resultado de 3 anos de trabalho.

Diferente da grande maioria dos livros de receitas, o Refeição é dividido em 31 refeições composta por 3 cursos: entrada, prato principal e sobremesa. Já te oferece uma boa ideia de menu, todas as refeições foram testadas para saber se eram viáveis ou não.

Por mais que o livro pareça técnico devido as unidades de medidas, os autores conseguiram deixar a “linguagem” bem acessível mesmo para quem não tem treinamento técnico de cozinha. Linguagem é mais modo de falar, é recheado de fotos do passo-a-passo com instruções simples e diretas, a “ação” é vista na foto. Bem fácil de seguir! Como o velho ditado diz: uma imagem vale mais do que mil palavras.

"A Refeição em Família" de Ferran Adrià - Parte interna

Além disso, há boas dicas de como otimizar o tempo na cozinha com a preparação de molhos e caldos com antecedência podendo congelá-los, por exemplo.

Sei que deve estar pensando: coitados dos funcionários, deviam comer bem mal! Pelo contrário. Quisera eu ter sido um dos funcionários do elBulli, comeria fácil a comida da brigada qualquer dia. São receitas simples, mas com bons ingredientes. Pensando na relação custo-benefício. É possível comer bem, sem gastar muito.

A questão da família, geralmente, quando você trabalha em cozinha passa mais tempo com seus colegas de trabalho que acabam virando sua família. No elBulli, a hora do jantar da brigada era quando todos se sentavam e comiam juntos (inclusive o Ferran). Uma grande família de 75 integrantes de diferentes partes do mundo, o que reflete nas receitas. Tem um fundo espanhol, mas com ares de todos os cantos.

Até agora só falei do livro, certo? Qual era a parte do concurso em si, você meu caro e fiel leitor conjectura. Respondo agora!

Produzir uma das refeições que o livro traz. A escolha foi indireta, foram sorteados 3 menus e eu pude escolher um deles. Acabei pegando a Refeição 5, por causa do prato principal ser sardinha.

A refeição foi um almoço em família: fiz para celebrar os meus pais e a vida. E a sardinha? Minha mãe adora sardinha! Depois de um 2012 bem conturbado no quesito de saúde, hoje minha família pode comemorar a vida e aproveitar o presente com os entes mais queridos.

Como uma colega do curso de cozinheiro a eras atrás disse: sentamos a mesa para comer apenas com quem a gente gosta. E comer em família me remente à infância quando ia na casa da bachan (avó em japonês), na mesa tinha tudo e mais um pouco: macarronada, sushi, arroz, feijão, legumes refogados, pastel (claaaaaro!), croquete, churrasco, peixe… sim, tudo junto.

Irei postar cada uma das receitas depois. Vamos ao menu?

Refeição nº5

A Refeição em Família: Mise en Place

Todos os ingredientes bem alinhados para a foto (leia-se: todo cozinheiro tem TOC e tudo tem que ficar simétrico).

ENTRADA: Polenta gratinada com parmesão

A Refeição em Família: Polenta

Quer coisa mais comfort food e fácil de fazer? Aqui é usado a polenta com farinha de milho pré-cozida que o próprio livro sugere. Como vai manteiga, creme de leite fresco e parmesão fica uma riqueza.

E para confessar: coloquei queijo colonial também… sabe como é que é. ;)

PRATO PRINCIPAL: Sardinha com gergelim e salada de cenoura

A Refeição em Família: Sardinha

Já começo dizendo que sim: a sardinha veio limpa da peixaria. Mas em minha defesa, eles não tinham sujas. Entretanto, tirar a cabeça e a espinha central, e deixar em borboleta (esse corte aberto) fui eu! Ficou lindo, né? Hahah A crosta de gergelim agrega um gosto “tostado”. Tempero? O ideal para frutos do mar: sal e pimenta do reino moída na hora.

A Refeição em Família: Cenoura

A salada de cenoura é super simples, o que deixa com uma cara mais sofisticada é o corte em fitas. E para fazer é fácil: usar aqueles descascadores de batata. Claro, se tiver um mandolin, use-o! Temperado com vinagrete básico, só troquei o vinagre de xerez por framboesa que já tinha. Moro no interior do Paraná, aqui não existe.

SOBREMESA: Manga com iogurte de chocolate branco

A Refeição em Família: Manga

Muitos podem dizer que fruta não é sobremesa, mas… olha, essa pode mudar a sua ideia. Mudou a minha! Tudo graças ao iogurte de chocolate branco e as castanhas carameladas. Doce, refrescante, macia, crocante e ácida. Brincou com as texturas e sabores, o resultado: uma excelente sobremesa.

De última hora, resolvi colocar em potes de geleia para dar uma frescurinha a mais. Gostei da composição, o que acharam?

Num calculo bem por cima, tirando os ingredientes que eu já tinha em casa, devo ter gasto uns R$30-40 reais. Um almoço bem servido que não deixou ninguém com fome depois, mas ao mesmo tempo sem pesar a barriga e o bolso.

Agora a definição do concurso fica a cargo da equipe da editora Agir. Torçam por mim! Fica aqui o meu agradecimento para a editora pela ação e seleção.

Ah, no comecinho do post tinha dito que era uma ação-concurso, certo? Mas não é somente os blogueiros que saem ganhando não. Irei sortear um exemplar do livro “A Refeição em Família” para vocês, aguardem! ;)

A Refeição em Família

Autor: Ferran Adrià.
Editora: Agir
Preço sugerido: R$109,90.

Artigo patrocinado por marca parceira

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

17 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Isabela Lopes:

    Já saiu o resultado do concurso? E as receitas? Essa polenta deu água na boca.

    1. Vitor Hugo:

      @Isabela: já saiu, não ganhei! Hahahah Foi o Sabor Sonoro que levou o prêmio final, /o/

  2. Sibely:

    Hmmmmmm que fome me deu rs
    Adorei!

  3. Vania:

    Minha casa toda torce por vc.Boa Sorte.

  4. Ulysses:

    Ficou Lindo! Amo sardinhas. Acho que como estas benditas ao menos 2 vezes por mês e com certeza vou preparar essa versão com gergelim. Boa sorte Vitor !

  5. Gourmet e Gourmand:

    Ai Vitor, você simplesmente arrasou-ou-ou :)
    Adorei seu menu e fiquei aqui com água na boca!
    Adoro manga e essa sobremesa eu vou testar ;)
    Boa sorte e um grande abraço!

  6. thecookieshop:

    Na torcida aqui querido! Eu também adoro sardinha, quando vier pra SP vai ter que fazer pra mim!

    1. Vitor Hugo:

      @Cookies: mentira que também gosta de sardinha! hahahah

  7. lucia sequerra:

    adorei o cardapio todo e a apresentação da sobremesa ficou um charme

  8. Salvatore Adam:

    To mais esperando pelo resultado do que torcendo, porque eu ja sei que tu ganha fácil! Hahaha Boa sorte, Vitor!

    1. Vitor Hugo:

      @Salvatore: hahahaha, queria ter essa certeza também, hahaha O páreo é duro, heheheh

  9. valentina:

    Boa sorte VH! A tua refeicao ficou muito linda na apresentacao. Imagino que no sabor tenha sido a mesma coisa.

    1. Vitor Hugo:

      @Tina: brigado! :D Simples e bem saborosa.

  10. lili:

    Estou torcendo por você. E tem razão, todo cozinheiro tem TOC!

    1. Vitor Hugo:

      @Lili: mas a gente disfarça dizendo que é pra deixar bonito, heheheh

  11. Dani Oliveira:

    Lindo Lindo Vitor!
    Desejo boa sorte.
    Amei a sardinha, ficou show =)

    1. Vitor Hugo:

      @Dani: já ganhou a geladeirinha, deixa a gente ganhar esse! hahahah Boa sorte pra nós! :D