Ficar horas e horas conversando sobre comida é fichinha e a gente sempre gosta. As horas passam voando e a gente nem percebe.
Papo vai e papo vem, milhares de ideias de receitas surgem. Até que me vejo ganhando um livro e um pacotinho de cacau em pó! Mas, oi? Não precisa… não, para. Tá bom, eu levo, vai. Miss Apricot insistiu tanto que depois do tricô todo, além de ganhar mais uma nova azamiga saio com presentes e uma indicação de bolo para fazer e cair de amores.
Tudo bem que virar azamigo meu tem mais contras do que prós: irei fazer péssimas piadas e transformar tudo o que você diz em duplo sentido. A gente perde o amigo, mas não perde a piada.
Voltando a receita. Um bolo de banana com fudge frost. E uau. Sozinho já seria ótimo, mas o tal fudge (que nem é tão fudge assim) é matador. Também com a quantidade de manteiga que vai.
O bolo tem uma leve lembrança de pound cake, mas é menos denso. Leva fermento e bicarbonato, então, fica mais aerado. E banana pode parecer “pouca”, mas é suficiente para dar todo o seu sabor na massa. Só realmente precisa estar madura.
O recheio e cobertura apesar do nome é, praticamente, um creme de manteiga com chocolate. Mas não tenha medo, tenha fé. Não fica com gosto de manteiga. Sim, é rico, untuoso e aquela vontade de uma tigelona dele para comer de colher aparece.
Bem diferente do que já tinha feito, e como o próprio livro diz: é um coringa quando precisar de um recheio. O único porém é devido a temperatura brasileira, como aqui é mais quente do que terras gringas, ele fica mais mole mesmo.
Havia prometido assim que meu fiel amigo e companheiro forno estivesse na ativa seria o primeiro bolo a pintar nas bandas de cá.
Bolo de Banana e Creme de Chocolate
Ingredientes
BOLO
- 280 g farinha de trigo
- 250 g açúcar cristal
- 275 g banana nanica (cerca de 3 unidades)
- 115 g manteiga sem sal (amolecida)
- 2 ovos
- 65 g iogurte sem sabor
- 15 mL extrato de baunilha (ou 5mL essência)
- 6 g fermento químico em pó (cerca 1 c. chá)
- 3 g bicarbonato de sódio (cerca 1/2 c. chá)
- 1,5 g sal refinado (cerca 1/4 c. chá)
CREME DE CHOCOLATE
- 250 mL leite desnatado
- 230 g manteiga sem sal (amolecida)
- 150 g açúcar cristal
- 120 g chocolate meio amargo (picado)
- 35 g farinha de trigo
- 30 g cacau em pó (100% cacau)
Modo de Preparo
BOLO
- Aquecer o forno em 180ºC. Untar com manteiga fôrmas redondas (de fundo-falso do tipo anel), polvilhar farinha apenas mas laterais. Cobrir a base com papel manteiga e passar manteiga também. Se forem com 24cm de diâmetro: 02 fôrmas; se for de 20cm: 03 fôrmas.
- Numa tigela misture farinha de trigo, fermento químico em pó, bicarbonato de sódio e sal. Misture bem e reserve.
- Misture a baunilha com o iogurte, reserve.
- Na tigela da batedeira misturar a manteiga e açúcar cristal, bater (com batedor raquete, de preferência) até virar uma creme amarelo pálido. Ir limpando as laterais da tigela será necessário. Enquanto isso, prepare as bananas.
- Só mexa com as bananas depois de separar tudo, se elas ficarem paradas muito tempo irão escurecer. Descascar e tirar aqueles filamentos que sempre saem da banana. Amassar bem com um garfo, para ter uma textura mais lisa e uniforme passar por uma peneira. A quantidade de 275g equivale a 01 xícara (250mL). Assim que terminar, misture com o iogurte a acidez ele irá diminuir o escurecimento.
- Assim que a manteiga virar o creme pálido, acrescentar os ovos. Um por vez e continuar batendo até fira homogêneo.
- Coloque a mistura dos secos e a mistura de banana, alternando. Começar e terminar com os secos. Continuar a bater apenas para misturar bem. Desligar a batedeira e dar uma última misturada com uma espátula.
- Dividir a massa entre as fôrmas, espalhando e alisando para ficar o mais nivelado possível.
- Assar a 180ºC por cerca de 25-30 minutos, ficará levemente dourado no topo. Faça o teste do palito.
- Tire do forno e deixar esfriar 10 minutos antes de remover o anel da fôrma. Deixar esfriar completamente para continuar.
CREME DE CHOCOLATE
- Numa panela misturar leite desnatado, açúcar cristal, farinha de trigo e cacau em pó. Misture.
- Cozinhar em fogo médio-alto mexendo sempre. Quando começar a ficar mais consistente, continue mexendo e abaixe o fogo. Continuar cozinhar for 3-5 minutos, experimente. Não deve ter gosto de farinha de trigo crua, caso tenha, continue cozinhando por 1-2 minutos e teste novamente.
- Retirar do fogo e passe por uma peneira de metal. Deixar esfriar antes de começar. Tem que estar frio, se estiver quente irá desandar o creme.
- Derreter o chocolate meio amargo, reserve.
- Na tigela da batedeira colocar a manteiga amolecida e começar a bater (batedor raquete). Na sequência colocar chocolate derretido e o creme de chocolate, alternando entre os dois. E ir limpando as laterais com uma espátula. Continue batendo apenas para ficar homogêneo.
- Deixar o creme na geladeira até a hora de usar. Caso fique muito tempo (horas), poderá ficar firme por causa da manteiga.
- Com os bolos já frios, remova o papel manteiga. Escolha um para ser a base do bolo e por cima coloque o creme de chocolate espalhando bem. Faça uma camada generosa, ainda mais se forem dois bolos de 24cm. O outro bolo coloque sobre o creme, porém, de ponta cabeça. Ou seja, a base onde estava o papel manteiga ficará para cima.
- Tente alinhar o máximo possível. Cobrir todo o bolo com mais creme de chocolate, ele pode ficar bem liso se quiser ou mais rústico. Caso fique difícil trabalhar devido ao creme ter manteiga, coloque na geladeira por alguns minutos.
- Para servir, tire alguns minutos antes da geladeira para o creme ficar mais molinho. E, de nada.
Dicas
- Cacau em pó: usei 10g (1 colher sopa) de um cacau em pó gringo absurdamente forte e escuro. Bem mais concentrado do que o meu usual.
Que bolo mais guloso!
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog!
você fez o bolooooooo, que querido! não é maravilhoso de bom? <3