De tempos em tempos, encontro pera por um preço bem atraente no mercado local. E queria fazer alguma receita simples para aproveitar a disponibilidade da fruta. Indo atrás dos livros, lembrei do sorbet de pera. Em tempo, sorbet é aquele sorvete que não usa leite ou derivados.
Bem refrescante e como as peras são cozidas antes de fazer a mágica do sorvete, a fruta não precisa estar tão madura assim. Claro, se estiver ajuda para dar mais sabor.
Gostei bastante da combinação da pera com o vinho Riesling (branco), um não matou o outro. Acabaram se complementando e devo confessar que usei um vinho bem barato, mas era italiano!
Uma sobremesa que é cozida primeira e depois congelada, qualquer nota mais complexa da bebida se perde em meio a água e ao açúcar. Que os entendidos de vinho não me escutem.
Em relação a textura, não fica aquela coisa cremosa/untuosa. Como não tem praticamente nenhuma gordura, ela fica mais “crocante” (raspadinha?) devido aos cristais de gelo.
Sem falar que tem álcool, então, o congelamento da água não funciona do modo tradicional. Talvez, como usei uma variedade diferente de pera pode ter contribuído quanto a isso.
Dependendo de como a sua sorveteira funciona, o sorvete vai sair bem líquido ainda da máquina. O meu saiu mesmo depois de quase 25 minutos, o que é o máximo de tempo antes de começar a derreter a tigela de congelamento.
Na receita original dizia que deveria sair igual a chantilly pouco batido, o meu passou longe disso. Ficando semi-congelado, mas líquido.
Mesmo assim, acredito que vale a pena. No calor dos últimos tempos, nada melhor do que algo geladinho. É praticamente um drink congelado!
Sorvete de Pera e Vinho Branco
Ingredientes
- 1200 g pera portuguesa (~9 unidades médias)
- 125 mL vinho branco Riesling
- 100 g açúcar cristal
- 95 g glicose líquida
- 65 mL água
Modo de Preparo
- Em uma panela adicione água, vinho branco, açúcar cristal e glicose líquida. Reserve.
- Lavar as peras muito bem. Descascar e retirar as sementes e a parte central mais dura que fica no sentido do comprimento do fruto. Corte em pedaços uniformes. Dica: descasque todas as peras e depois corte-as, nesse meio tempo coloque as peras numa bacia com água para não escurecer demais. Ao final, depois de descascar e retirar o miolo você deve ter certa de 800g.
- A medida que for cortando as peras, junte a mistura de líquidos.
- Levar ao fogo médio até as peras estarem macias. O tempo varia de acordo com a madurice da fruta. Quando mais verde (dura), mais tempo. E quanto mais madura, menos tempo. Cozinhei por cerca de 7-10 minutos, testando com garfo.
- Retire do fogo. É necessário esfriar as peras e a calda. Coloquei numa tigela de plástico e deixei esfriar durante a noite na geladeira. Ou pode fazer um banho de gelo para usar no mesmo dia.
- Com as peras cozidas e já frias, bater no liquidificador (ou processador) até ficar muito bem triturado, cerca de 5-6 minutos. Peneirar o pure de pera.
- Utilize o pure gelado na sua sorveteira seguindo as instruções do fabricante. Retire do equipamento, transfira para recipiente com tampa e levar ao congelador.
- No meu caso, como saiu da sorveteira bem mole ainda, de tempo em tempo ia mexer a base que estava no congelador para deixar o mais homogêneo possível.
Dicas
- Adaptado: Jeni's Splendid Ice Creams at Home.