Torta de Iogurte com Frutas e Calda de Maracujá

Combinação de texturas e sabores para montar uma torta de frutas com um leve toque de acidez do nosso amigo maracujá. Geralmente, as frutas de escolha são as vermelhas que nem sempre estão disponíveis (e com preço camarada). Isso não deve nos impedir de fazer uma boa torta, né?

Torta de Iogurte com Frutas e Calda de Maracujá via PratoFundo.com

Desde que descobri as maravilhas do “ganache” de iogurte e chocolate branco (Receita: Iogurte de Chocolate Branco) queria colocar em mais lugares. E acho que encontrei a maneira definitiva de usá-lo.

Torta de Iogurte com Frutas e Calda de Maracujá

O recheio é cremosamente delicado e azedo. A mistura de iogurte e coalhada atenua a acidez que poderia ser forte, além do chocolate branco suavizar e ajudar no doce.

Para a base saí da tradicional massa bem amanteigada (veja Como se faz: Massa Básica para Torta) para uma crocância maior da granola. Mas é claro, tem a nossa boa e velha manteiga para dar aquela liga. E mel para adoçar um pouco.

Cada componente na construção dessa sobremesa possui igual nível de importância, cada um contribuindo para uma característica bem específica no resultado final. Separados são bons, mas juntos… melhores ainda.

Tudo na velha busca entre doce, azedo, crocância, maciez e cremosidade. Como eu tendo para a acidez/azedo, a torta também vai nessa linha. Ou seja, doçura na medida.

Torta de Iogurte com Frutas e Calda de Maracujá

Torta de Iogurte com Frutas e Calda de Maracujá

  • Pré-preparo: 40 minutos
  • Tempo de cozimento: 4 horas
  • Rendimento: 1 torta retangular de 30x11x3cm
INGREDIENTES
Ingredientes: BASE
  • 275 g granola
  • 70 g manteiga sem sal (derretida)
  • 20 g mel suave (flor de laranjeira)
Ingredientes: RECHEIO
  • 340 g iogurte sem sabor (02 potes com 170g/cada)
  • 340 g coalhada desnatada sem sabor (02 potes com 170g/cada)
  • 100 g chocolate branco (derretido)
  • 75 g mel suave (flor de laranjeira)
  • 25 mL água
  • 6 g gelatina em pó incolor e sem sabor (2 c. chá)
Ingredientes: Frutas e Calda
  • 700 g de ameixa rosada/vermelha (06 unidades médias)
  • 02 kiwis
  • 01 maracujá azedo (120g de polpa)
  • 150 mL água
  • 150 g açúcar cristal
  • 25 mL extrato de baunilha (opcional)
MODO DE PREPARO
Modo: BASE
  1. Aquecer o forno em 180ºC.
  2. Processar a granola o mais fino possível. Usando um processador conseguirá um resultado satisfatório. Não ficará igual ao pó quando se tritura bolacha. Ficando em pedaços menores é o suficiente, como uma farinha de cereais mais grossa.
  3. Com a granola já triturada acrescente o mel e a manteiga sem sal derretida. Misture muito bem para distribuir os ingredientes, deve ficar com aspecto de úmido.
  4. Distribua a farofa de granola numa fôrma retangular de 30x11x3cm de fundo removível, cobrindo a base e as laterais. Faça com cuidado aplicando pressão para a farofa ficar no lugar. Deixar uma camada bem uniforme por toda fôrma.
  5. Assar a 180ºC por 15-20 minutos, deve ficar ligeiramente dourada. Nesse tempo, a minha começou a cheirar “assado”. Dica: leve ao forno dentro de outro assadeira para evitar que manteiga escorra no forno.
  6. Retire do forno e deixar esfriar completamente antes de acrescentar o recheio.
Modo: RECHEIO
  1. Num recipiente de plástico ou vidro, coloque a água (25mL) e polvilhe a gelatina em pó. Reserve por 10 minutos para hidratar, então, leve ao micro-ondas por 10-15s (ou banho-maria, cuidado se for plástico) para dissolver. Deve estar líquida na hora de usar.
  2. Numa panela acrescente metade do iogurte (170g), metade da coalhada (170g) e o mel. Leve ao fogo baixo apenas para ficar morno, junte o chocolate branco derretido e misture bem.
  3. Na sequência, a gelatina dissolvida. Misturando bem. Desligue o fogo e acrescente o restante do iogurte e coalhada. Sempre mexendo. Passar numa peneira fina a mistura.
  4. Transfira o creme de iogurte sobre a base de granola assada e fria. Tomando cuidado para não transbordar, irá sobrar um chorinho. Coloque num recipiente
  5. Levar na geladeira por 2-3 horas até ficar firme, depende do quão potente e cheia a sua geladeira estiver.
Modo: Frutas e Calda
  1. Numa panela junte água e açúcar cristal. Levar ao fogo médio e cozinhar até o açúcar dissolver. Desligue o fogo e separe 50mL da calda. Deixar o restante na panela.
  2. Lavar muito bem as ameixas. Retirar o caroço central, cortar a ameixa em cubos uniformes. Não é necessário remover a casca.
  3. Acrescente a ameixa cortada na panela com calda de açúcar e acrescente o extrato de baunilha. Cozinhar ligeiramente, cerca de 5-7 minutos (se estiverem maduras). Deve ficar macia, mas manter o formato. Drenar a calda da ameixa.
  4. A ameixa cozida deve esfriada, espalhe sobre assadeira e leve ao congelador por alguns minutos checando. A calda que sobrou pode ser reduzida e ser usada em sorvete ou acompanhar a torta quando estiver pronta.
  5. Retire a polpa do maracujá (cerca de 120g), misture aos 50mL de calda separada. Levar ao fogo baixo e cozinhar até que a polpa comece a soltar das sementes. Se quiser mais doce, acrescente mais açúcar. Reserve.
  6. Descascar os kiwis e cortar em triângulos. Corte em rodelas, então, corte em 08 pequenos triângulos.
Modo: MONTAGEM
  1. Retire a torta da fôrma. Com o recheio firme sobre a base, distribua a ameixa cozida por toda superfície do creme de iogurte. Espalhando muito bem.
  2. Faça a mesma coisa com o kiwi cortado.
  3. Antes de servir, espalhe a calda de maracujá sobre toda a torta. Como é azeda, coloque de acordo com o seu gosto.
Observações
  • Durabilidade: como tem frutas frescas e umidade, a torta não tem uma validade muito longa. A medida que passa, base absorve a umidade das frutas e fica mole. Sugiro não mais do que 02 dias na geladeira.
  • Iogurte / Coalhada: caso não encontre a coalhada substitua por iogurte mesmo. A coalhada usada parece iogurte, não é a seca usada na culinária árabe.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!
Torta de Iogurte com Frutas e Calda de Maracujá

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

10 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Essa torta pode ser congelada??

    1. Eu acho que sem as frutas, talvez. Mas com toda certeza, a textura final da torta vai ficar diferente e talvez não muito boa.

  2. eu quero fazer e comer!

  3. Olá. Esta coalhada que você usou é o mesmo que deixar o iogurte num filtro por algumas horas?
    Parabéns pela receita!!! Babei e muito bem explicadinha!!!!

    1. Não, não é coalhada pronta mesmo. Mas não é a seca, lembra iogurte um pouco mais consistente. Porém, o sabor é diferente.

  4. Linda e com certeza deliciosa, adoro doce e cítricos, só falta o video!!!

  5. Deve ser uma delicia

  6. Adorei! Nunca vi você fazendo receita tão magra! kkk

  7. VH, incrível essa sobremesa! Troco pelo bolo do seu aniversario!

Trackbacks/Pingbacks

  1. 30 receitas de sobremesas fáceis e refrescantes para o verão - Enfoco Notícias Rondônia

    […] Torta de iogurte com frutas e calda de maracujá: receita de um visual estonteante, possui uma variedade de texturas que surpreende o paladar. Para […]

«

»