Brownie da Nigella Super Rápido

Repitam comigo: Brownie nunca é demais. Nunca. Ainda mais quando é Brownie da Nigella Super Rápido.

Brownie da Nigella Super Rápido

Já temos no Prato O Melhor Brownie do Mundo, mais uma ideia da nossa Nigella que mora no coração de guloso por doces!

A opção da titia Nigella é no padrão que já estamos acostumados: fácil e ligeira. Sem tanto lero-lero e com mais flexibilidade nos ingredientes. E o plus a mais: suja menos louça também, um ponto que a gente gosta e muito.

É uma receita coringona para aquelas horas de: putz, preciso de uma sobremesa de última hora ou para matar as mágoas num mar de chocolate. Esse Brownie da Nigella Super Rápido é para você.

A flexibilidade entra no quesito do chocolate e no açúcar. Chocolate em barra entra como recheio e o açúcar pode ser praticamente qualquer um. Dito isso, testei com mascavo e cristal demerara. Funcionam bem, porém, serão brownies diferentes.

Mascavo fica mais denso, já o demerara ficou mais chewy quase puxa-puxa (difícil explicar). O fato é: para comer sempre. Levemente aquecido e partir pro abraço.

Nas fotos versão mascavo, no vídeo versão demerara.

[Video: Brownie Rápido e Fácil]

Brownie Rápido da Nigella

  • Pré-preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 30 minutos
  • Rendimento: 1 bolo de 30x20cm, cerca ~20 pedaços
INGREDIENTES
  • 4 ovos
  • 10 mL extrato de baunilha (ou 2mL essência)
  • 150 g farinha de trigo
  • 06 g bicarbonato de sódio
  • 01 g sal refinado
  • 75 g cacau em pó (100% cacau)
  • 150 g manteiga sem sal
  • 300 g açúcar mascavo (ou demerara ou refinado)
  • 170 g chocolate ao leite (picado)
  • 50 g astanhas em geral (opcional)
MODO DE PREPARO
  1. Aquecer o forno em 180ºC. Forrar uma fôrma de 30x20cm com papel manteiga.
  2. Bata os ovos ligeiramente com a baunilha.
  3. Numa tigela misture farinha de trigo, bicarbonato de sódio, sal e cacau em pó. Peneirar para remover grumos.
  4. Numa panela derreter a manteiga sem sal, quando líquida acrescente o açúcar. Misture bem para dissolver um pouco. Tanto mascavo quanto demerara não dissolvem completamente, principalmente o demerara. Cozinhe por 3-4 minutos. Desligue o fogo
  5. Junte os secos mexendo bem até ficar uma massa homogênea.
  6. Junte os ovos batidos, mexendo rapidamente para evitar que os ovos cozinhem. Mexer até ficar bem uniforme. Então, o chocolate e as castanhas podem ser colocados agora ou depois da massa já na fôrma.
  7. Transfira para a fôrma reparada. Espalhe a massa.
  8. Assar a 180ºC por cerca de 25-30 minutos. O teste do palito é quase ao contrário, deve sair úmido. Mas sem massa crua, crua.
  9. Tire do forno e deixar esfriar totalmente para cortar. Quando quente estará frágil.
  10. Sirva em temperatura ambiente ou levemente aquecido.
Observações
  • Adaptado: Na Cozinha Com Nigella
  • Chocolate ao leite: como meu cacau em pó é forte, preferi usar um chocolate mais doce. Testei com chocolate amargo, mas ficou amargo demais, heheheh. Talvez, meio amargo seja uma opção.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!
Brownie da Nigella Super Rápido

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

48 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Hey! Cara… tentei fazer a receita, mas a massa ficou muito mais grossa que no vídeo (quase nem dava pra mexer :x). Pode ser pq usei margarina ao invés de manteiga? Fui rever o vídeo e a receita pra ver se tinha errado a quantidade e no vídeo pareceu ter bem mais de 150g kk

    1. Provavelmente, hein. A massa fica um pouco grossa antes de colocar os ovos. Mas depois ela fica espessa, porém dá para mexer sem problemas.

  2. Oi Vitor, tudo bem? Se eu fizer sem o bicarbonato, estraga a receita?

    1. Olha, ele vai ficar extremamente denso… mas no sentido ruim, denso e pesado. Apesar de ter ovos, ainda sim precisa do bicarbonato para dar uma certa “leveza” para a massa. Particularmente, eu colocaria. Como sempre digo, poder até pode, mas o resultado não será o mesmo.

  3. Olá! vou fazer os brownies para o casamento do meu tio, gostaria de saber quantos quadradinhos mais ou menos ficam no fim, nas medidas de 5×5 cm, e qual o tamanho da bandeja? Preciso fazer 50 unidades, quantas receitas vc acha necessario?Obrigada! :)

    1. Ih, não sei. Dá uma olhada no rendimento indicado!

      1. kkkkkkkkk nossaaa estava bem em cima, mil desculpas, eu estava procurando a informação no texto da receita, obrigada! não tinha visto aquelas informações lá em cima! :)3 receitas serão necessarias!

  4. Oi, Vitor!
    Me responde uma coisa… Se eu quiser fazer essa receita de véspera, o brownie fica duro depois de frio? Porque uma vez me falaram que quando tem cacau em pó na receita, ao inves do chocolate em barra, fica duro….
    Outra coisa: tão difícil entender o momento certo de tirar ele do forno! Só fiz brownie uma vez na vida e deu tudo errado! Ficou parecendo um bolo velho de tão duro, pq eu abria o forno sempre achava que estava cru e não era ainda hora de tirar… Meu sonho: um video mostrando como você SABE que o brownie esta pronto!!! hahahahahahaha
    Obrigada pela receita e por ser tao legal respondendo os comentários! Adorei, vou voltar mais vezes aqui! :))

    1. Assim, os já feitos por mim só ficam duros se colocar na geladeira. Mas em temperatura ambiente ficam macios, mas densos. Duro, não! heheheheh O ponto é o descrito mesmo, úmido, mas não cru. O pulo do gato é saber como o seu forno funciona… por mais que a temperatura seja a mesma, cada um esquenta de uma maneira.

      Eu, geralmente, sei que está bom pelo tempo mesmo e… pelo cheiro! Eu sei que não é nada preciso, mas assados em geral “smells baked” (cheira assado).

      1. Obrigada, Vitor!!!
        Virei fã, vou voltar sempre! ????

  5. Não encontro o extrato de baunilha por aqui, posso usar a essência de baunilha? Dá muita diferença? Outra dúvida, posso usar aquele chocolate do frade no lugar do cacau? Obrigada!!!!!!!

    1. Pode suar a essência sim, só coloque menos! Com o chocolate em pó ficará mais doce, pois ele tem açúcar. Além da cor, ficará mais claro também.

  6. Dobrei a receita, troquei o demerara por cristal, substitui a metade dos ovos por 2 bananas, usei chocolate meio amargo e também substitui metade da manteiga por margarina! Ah, e ainda dobrei a farinha e substitui metade por farinha de rosca o/ É, mudei a receita toda por não ter os ingredientes certinho em casa :/ Mas deu tudo certo, ficou uma DLÇ ????

    1. Aff, hahahha virou qualquer coisa menos a minha receita. hahahah Usa chocolate meio amargo, mas me coloca margarina? Como assim? hahahahah

  7. A receita da nova nigella pede 375g de manteiga… Fi com esse número e ficou horrível! Aqui aparece 150g, é isso mesmo? Bj

    1. Não sei qual receita você se refere “receita da nova nigella”? Mas esta daqui, sim está correta a quantidade. E na original impressa no livro “A Cozinha com Nigella” que utilizei como base também indica 150g.

      1. Foi o autocorretor! Quis dizer nigela mesmo, e peguei a receita no vídeo donprograma dela da gnt (mas na descrição dos ingredientes também aparece 375g)… Acabei achando essa receita aqui por acaso, vou tentar da próxima vez

      2. Ah, entendi! Esta daqui a gente testou bastante antes de postar ;)

  8. Se eu for fazer calda para jogar por cima ou recheia-los, eu posso tirar a barra de chocolate?

    1. Poder até pode, mas a textura ficará diferente!

  9. Vitor, eu dobrei a receita e fiz em uma assadeira grande. Fiz tudo direitinho e juro que não sou uma “sem noção” na cozinha. Ficou sem gosto, sem açucar…ficou horrivel e foi tudo para o lixo. Você acha q o certo seria fazer 2 receitas separadas então?

    1. Nem toda receita é possível dobrar e usar uma assadeira maior apenas, infelizmente. O ideal é fazer divididas, sem dúvida nenhuma. Mas só uma coisa… sem açúcar? Com 600g açúcar e 340g chocolate ao leite (de modo dobrado) é, quase, impossível ter ficado sem doce. Talvez na hora de pesar, deu algum problema.

  10. deu tudo errado no meu! não gostei! será que pq fiz 2 receitas juntas?

    1. Eita, provavelmente sim!

  11. oi, uma duvida, não vai fermento químico só o bicarbonato?

    1. Como está na receita, só bicarbonato desta vez! :)

  12. Receita maravilhosa. Obrigada! Fazia tempo que eu procurava uma receita de brownie tão gostosa como essa, a forma não durou 5 minutos! kkk

    1. Faz de novo! :D

  13. os pedaços de chocolate são pra deixar a casquinha em cima? pq eu queria muito que o meu ficasse com a casquinha mas to sem barra de chocolate :( se eu fizer sem os pedaços fica com casquinha tambem?

    1. A casquinha forma mais por causa dos ovos do que pelo chocolate em si, porém como é algo complexo por ter tantos ingredientes, ele também deve contribuir um pouco. Mas fora isso, caso não coloque vai ficar diferente o sabor e textura.

  14. Olá, em média quanto será a venda de cada brownie, e qual o rendimento da receita?

    1. Para isso tem que fazer ficha técnica, né? ;) Na receita feita deu cerca de 20 pedaços.

  15. Vitor,
    Posso colocar nozes ou avelâs?

    1. Opa, pode sim! Vai ficar muito bom :D

      1. e outra coisa que esqueci, posso fazer com cacau? (pra não ficar tãooo doce)

      2. Ãaah… mas já vai cacau em pó na massa.

  16. Seria legal se vocês “traduzissem”: quando é 150 gramas de farinha, por exemplo?

    1. Ahã, er… mais claro do expressar a quantidade do ingrediente por massa/peso não tem! Balança é nossa amiga para toda a eternidade :D

  17. ACHO que fiz esse brownie algumas vezes….é a receita que ela passava no programa?!!!
    Uma coisa que adoro nele é a praticidade!
    Mas me diz, depois que ele esfria, fica um pouco duro, não?! Bom, o meu ficou hahahahahahahahahahahahaha mas é bom do mesmo jeito!

    beijãozão *

    1. Tenho quase certeza que ela já gravou um vez ele. Ah, ele fica mais firme se colocar na geladeira mesmo, heheheh

  18. Olá tudo bem? Fiz a receita deixei 25 min, mas assou demais virou bolo, o que fiz de errado? Não ficou ruim, mas ficou um bolo ok… Fiz com o mascavo… Gosto de brownie macio, molhadinho com casquinha será q deveria fazer com o demerara? Qual vc acha melhor?

  19. Adorei a cor dele! Vou fazer. a minha receita favorita até agora é essa aqui, dá uma olhada, bem simples tb e fica divino.
    Bjks
    https://www.youtube.com/watch?v=SX35Y-AoiAU

  20. UPDATE! Comprei cacau 100% sem ser a granel, por via das dúvidas já informei a senhorinha do caixa o que tinha acontecido e como tinha ficado #xatiada. Fiz mais gordice, além do chocolate picado coloquei uns 6 quadradinhos de doce de leite picado. MEO DEUS! Até o namorido que tinha tirado o ciso deu um jeito de comer… Obrigada por deixar minha gordice mais feliz! (=

    1. Ahh, bom saber! Agora é tomar cuidado pra guardar também. O meu que ficou com gosto ruim, tinha ficado perto de especiarias fortes (cravo, canela e tal).

  21. Eu já tinha feito a receita com o açúcar mascavo, seguindo como a Nigella faz e não tinha gostado muito. Quando vi sua dica sobre o demerara, não perdi tempo e fiz. Nossa, a textura fica ótima!

  22. Uhmm estava tão bom… heheh

  23. pqp… O cacau em pó que eu comprei no Mercado Municipal em Curitiba estava com gosto de outra coisa. Nem preciso dizer que melou a receita toda né? #gostoruim #fiqueisemdoce =( Mas que sirva de alerta aos demais que compram o cacau em pó em mercearias: experimente antes ;)

    1. Uhhh, se for a granel realmente pode ter pego gosto. Cacau em pó pega gosto bem fácil. Já passei por isso, nada legal.

«

»