O Melhor Brownie do Mundo com Muito Chocolate

É sim, O Melhor Brownie do Mundo com Muito Chocolate!

O Melhor Brownie do Mundo com Muito Chocolate

Já estava com saudades dos pratos doces por aqui, viu! Não que nesse meio tempo eu não tenha feito, até fiz. Porém, doces que já apareceram por aqui e outros eram testes que não passaram no controle de qualidade, heheheh.

Brownie estava na lista faz um tempinho, tinha testado uma formulação ano passado e outra recentemente enviada pelo @Rômulo. Ambas ficaram boas, tinham características que eu buscava num brownie, mas de modo isolado, digamos. Eu queria mais!

Assim, tentei mais uma vez! Aqui não é Sparta, mas é chocolate-doce-baking, então, desistir nunca!

Essa versão que sugiro é da 3º tentativa, é a união das duas primeiras e acredito que possui o que define um brownie: é denso, é chocolatinosamente chocolatinoso (neologias! :D) e tem a casquinha na superfície.

Particularmente, gostei muito do resultado! Tanto o aspecto visual e gustativo ficaram como eu queria. Mesmo indo chocolate ao leite, não achei que ficou tão doce, ficou na medida.

O Melhor Brownie do Mundo com Muito Chocolate

O Melhor Brownie do Mundo

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 30 minutos
Total: 50 minutos
Rende: 20 brownies (5x5cm)
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 150 g farinha de trigo
  • 25 g cacau em pó (100% cacau)
  • 3 g fermento químico em pó (1/2 c. chá)
  • 2 g sal refinado (1/4 c. chá)
  • 100 g castanha caju (ou outro tipo castanha)
  • 150 g chocolate ao leite
  • 100 g chocolate meio amargo
  • 150 g manteiga sem sal
  • 04 ovos (temperatura ambiente)
  • 300 g açúcar cristal
Recomendo sempre usar as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As quantidades em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL

Modo de Preparo

  • Aquecer o forno em 180ºC. Untar uma fôrma de 30x20cm (melhor 20x20cm) e cobrir com papel manteiga (deixar sobrando papel em todos os lados, ~2cm), e unte o papel também com manteiga.
  • Misture farinha, cacau, fermento e sal. Reserve.
  • Pique grosseiramente a castanha de caju e toste numa frigideira. Reserve.
  • Derreter os chocolates e a manteiga, sugiro que os derretam separados. Reserve.
  • Misture os ovos, açúcar, manteiga e os chocolates derretidos. Bata para ficar bem homogêneo. Acrescente essa mistura de chocolate aos secos e adicione a castanha. Misture muito bem. Transfira para a fôrma previamente preparada, nivelando.
  • Assar por 30-35 minutos à 180ºC. No teste do palito, deve ser úmido.
  • Deixar esfriar antes de cortar, estará frágil quando quente.

Dicas

  • Cacau em pó: o utilizado é 100% cacau, ou seja, é concentrado. Caso use outra marca com menor teor de cacau, dobre a quantidade.
  • Castanha: com a caju, ficou ótimo. Mas também pode ser usado: nozes, do Pará, pistaches… ou um mix delas!
  • Bater/Misturar: usei o liquidificador tanto com os líquidos, como para os secos. Mas a massa é espessa, assim, sugiro que só bata os líquidos nele. Misture os secos a mão mesmo.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!

Apoie o PratoFundo!

Gostou da receita? Você pode ajudar a deixar ainda melhor, saiba como APOIAR O PRATOFUNDO!

O Melhor Brownie do Mundo com Muito Chocolate
Você lendo o PratoFundo: site totalmente independente sobre comida possível com receitas para o dia a dia, ocasiões especiais, e associado a Ciência de Alimentos. Gostou do nosso conteúdo? Você pode ajudar, APOIE O PRATOFUNDO!
Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




52 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Eu fiz, e achei muito bom. Mas nunca consumi um brownie puro, sempre comi com sorvete, e ñ sei bem a textura. Ele fica bem úmido e denso?
    Tipo um bolo “embatumado” só que gostoso? Haha
    Seria assim?

    1. Basicamente, sim. É denso e úmido, só não seria embatumado, pois ele está assado… não está cru. heheheheh

  2. 5 stars
    Melhor receita MESMO!!!!

    Alterei colocando apenas chocolate amargo, ficou ótimo!!!

    Tds em casa elogiaram!!! Obrigada pela receita!!!!🥰

  3. Olá.
    Eu fiz essa receita e ficou muito boa. O único problema é que fazendo em uma assadeira como você indicou, as bordas assam mais rápido do que o centro da assadeira. Isso me fez ter escolher entre deixar o centro meio cru ainda mas as bordas perfeitas ou deixar o centro no ponto e as bordas ficarem mais para bolo.
    Outra coisa que a maioria das receitas informam de uma maneira que pode aletrar a receita é a quantidade de ovos. Essa informação deveria ser em gramas porque existe uma grande variação de tamanho de ovos. Um ovo grande por exemplo tem de 70g pra cima. Ovos comprados em supermercados tem em torno de 37-40g.
    E por último, é mesmo necessário o uso de fermento químico? Ele não causaria um resultado mais parecido com bolo? E poderia ser substituído por bicarbonato?

    Outra dúvida que esqueci de comentar; posso substituir o açúcar cristal por mascavo? Pelo menos parcialmente. Será que ficaria bom o resultado?

    Abraço

    1. Vamos por partes: 1) se ficou cru o centro, a temperatura do forno está errada, com a forma dada e o tempo, ele assa por completo. 2) A sua medida de ovo também está um pouco equivocada, ovo grande de mercado gira em torno de 50g (e sim, existem os menores), mas ovo +60g é ovo tipo jumbo que raramente tem em mercado comum. 3) sim, precisa do fermento, o bicarbonato não irá reagir na receita, a massa em si não é ácida o suficiente. 4) para essa receita, não recomendo alterar o açúcar… poder, você até pode, mas o resultado será diferente. :)

  4. 5 stars
    Eu fiz em casa. Amaram. Disseram que foi o melhor brownie que já comeram.
    Isso que usei farinha integral e açúcar demerara, pois não uso os refinados brancos.

  5. 5 stars
    Olá! Tudo bem? Ainda não testei a receita… procuro alguma sobremesa que eu consiga congelar e levá-la diretamente ao microondas quando quiser utilizá-la… você acha que funciona levar congelado para o microondas? Obrigada

    1. Se já estiver assada e for só descongelar, talvez. Mas como tem bastante açúcar, ele pode queimar. Para ter certeza, só testando!

    2. 5 stars
      Ficou perfeito, melhor brownie, usei castanha do para e dei uma pequena torrada nelas, a castanha perdeu o sabor, da próxima vez usarei castanha de caju, mas todos em casa adoraram, minha cunhada é chefe de cozinha e disse que é o melhor que ela já comeu, parabéns pela receita Vitor Hugo.

  6. 4 stars
    Ele errou no tamanho da forma. Coloquei em uma 20 x 30 com ~ 5 cm de altura e a massa transbordou.
    Fiz questão de pesar tidos os ingredientes para não dizer que coloquei a mais isso ou aquilo.

    1. Não errei não, o tamanho da forma está correto. :) A altura da sua forma que é baixa demais e/ou a medida dela que está errada.

  7. 5 stars
    Fiz com amendoim triturado. Ficou delicioso, bem molhadinho e com uma casquinha em cima, exatamente como eu gosto. Maravilhoso!!!