Você não leu errado: Tender na Coca-cola. Não faça essa cara de nojo e me escuta!
Tenho quase certeza que entre os nascidos na década 80 já ouvi falar dessa receita. Junto com aqueles prato mega bregas vintages. Lembrou, né?
Desde que conheci a receita, fiquei com aquele receio: tender na coca-cola? Num pode ser… será que vinga? Mas e a coragem de fazer? Gastar o nosso precioso dinheiro num possível desastre?
O tempo passa, o tempo voa (pare de cantar a musiquinha do banco!)… e chego a nossa Nigella pra sanar as dúvidas. Ela fez e disse que era excelente. E sabe como é: Nigella, a gente confia.
Tendo o aval nigellístico: testei. Isso há 3-4 anos atrás. E agora sempre que precisa ou é possível só faço tender assim. Para não variar, ela estava certa.
O contraste de sabor do refrigerante e do tender, realmente, combina. Somado com os sabores dos temperos, fica o sabor e a cara do Natal.
Tender Cozido na Coca-Cola
Ingredientes
- 1 cebola
- 1 tender de porco tipo bolinha (cerca de 1kg)
- 4 dentes alho (com ou sem casca)
- 1 canela em pau
- 1 L coca-cola (tradicional)
- 30 g mostarda Dijon (estilo à l’ancienne, com os grãos e cascas)
- 20 g melado de cana
- 5 g açúcar mascavo (um pouco mais)
- cravo seco
Modo de Preparo
- Corte a cebola em quatro pelo comprimento.
- Cozinhe tender, cebola, alho, canela e refrigerante (até cobrir) em uma panela em fogo médio-baixo por 1 hora girando o tender de tempos em tempos.
- Preaqueça o forno em 180ºC.
- Forre uma assadeira com panela alumínio, coloque o tender sobre. Com uma faça afiada fazer cortes leves na diagonal para formar os “losangos” decorativos e em cada junção colocar um cravo da Índia.
- Pincele a mostarda sobre todo o tender com cuidado para não retirar o cravo do lugar. Depois o melado de cana e por cima polvilhar o açúcar mascavo.
- Levar ao forno 180ºC por 30-40 minutos. Uma camada caramelizada irá se formar.
- Retirar e servir quente ou frio.
Dicas
- Tender: sim, o termo é genérico para “macio” e não significa que será de porco. Olhe a embalagem.
- Coca-cola: precisa ser a normal, zero ou light não é recomendado.
Vou fazer no Natal deste ano… ao invés de usar o forno, vou tentar fazer na air fryer!!! A casquinha vai ficar douradinha!!!
Fiz esse ano para as festas, e todos amaram!!!
Obrigado pela receita maravilhosa! ?
Oi menino tenho 64 anos, depois de 43 anos e duas faculdades, resolvi voltar a estuda e fazer faculdade de gastronomia. Vou te segui, gosto desse tipo de pratos diferentes dos costumeiros. Acho que vc será bem proveitoso pra mim. Bjs
Faço essa receita há mais de 20 anos.todos gostam muito .e sempre pedem.e muito boa .a
A coca cola da panela joga fora ou vira um molho?
Eu nunca vi nada com o caldo que sobra… deve dar para fazer um molho. Mas deve ficar meio estranho hahahahah
Já escolhendo a receita para o Natal!
Eu fiz essa receita agora no Natal. Só tenho uma coisa a dizer. É um absurdo.
Absurdamente gostosa!!!
Até minha mãe que torceu o nariz e posso garantir (porque li seus pensamentos) apostava que não ia dar certo, comeu e adorou.
Não fica doce mesmo, podem acreditar. A única coisa que eu não pude seguir na receita foi a mostarda que eu não encontrei. Usei uma comum, amarela da Heinz. E coloquei um pouco de pimenta do reino pra dar uma enriquecida. Tenho certeza que isso era importante mas eu não tive outra alternativa.
Só me resta achar a mostarda e fazer de novo! Uhu!!
Obrigada Vitor!
Fico muito contente que tenham gostado! É uma receita fora do usual, mas dá certo e fica gostos, né? Isso que importa. Realmente, com a mostarda dijon ficaria diferente… ela é tem um sabor bem próprio. Mas esta da Heinz é bem melhor que as comuns! :D
Victor estou encantada com a suas receitas, parabéns ! tenho o sonho de seguir a culinária, e suas receitas sempre me deixa fascinada. A mostarda que usa na receita pode ser subtituida pela mostarda normal ?
Queee isso! :) Quanto a dúvida: poder até pode. Mas a mostarda normal (aquela do cachorro-quente) é bem mais suave que a usada na receita, tem sabores diferentes. Se puder usar pelo menos uma no estilo dijon seria melhor. A mostarda ajuda a balancear os sabores doces do prato.
Victor ok..Fiquei na dúvida se era esse mesmo. .farei. .sei! Feliz 2015
Pode ser com o tender que compramos que já é pré-cozido ou faz só a parte do forno?
É esse mesmo! Se fizer só a parte do forno, vai ficar sem o refrigerante, né?
Não fica muito doce não?
Fica não. O tender é salgado e fazer o contrabalanço. E o melado e açúcar mascavo caramelizam, sem falar na mostarda por ser forte ajuda a cortar o possível doce.