Brigadeiro com Creme de Ricota

BRIGADEIRO com Creme de RICOTA?! SERÁ? | PratoFundo

[Vídeo: Brigadeiro com Creme de Ricota]

Algum tempo atrás houve uma campanha bem massiva, ao menos no youtube, para um tal de creme de ricota. Particularmente, acabei assistindo todos os ads por causa da tipografia das ações. Era bem bonita mesma. E justamente numa dela ensinava a usar o produto.

Depois de ter sido bombardeado, bateu aquela curiosidade para saber: será que fica? Ou como eu costumo dizer lá no instagram: vale o show?

Entre você e eu, se for para “gastar calorias” com guloseimas que, ao menos, elas valham a pena. E essas versões fit-crazy podem até ser (questionavelmente) saudáveis, mas são meros paliativos e no quesito gostosura ficam bem abaixo da original.

Porém, não basta ter opiniões, é preciso ter certeza antes de falar qualquer coisa. Mas vale lembrar: minha opinião e nada são a mesma coisa. Lembre-se disso, sempre!

Assim, como você bem sabe, dou a cara a tapa e vamos lá testar.

Testei: Brigadeiro com Creme de Ricota por PratoFundo.com

Demorei para fazer, pois… não encontrava o creme nos mercados. Dentre os principais (e perto) da cidade, nenhum tinha. E como a gente bem sabe, vai ter justamente naquele que fica bem longe. E qual a dúvida? Só lá teve e na versão light.

O modo de preparo é bem simples: só misturar tudo e dar o ponto no fogo. O video promocional original é assim. Segui as orientações quase ao pé da letra, mudei alguns pontos.

Na receita pronta da empresa era possível ver que a textura ficou meio granulada. Acredito que seja por causa do leite em pó (igual ao brigadeiro feito com o leite condensado caseiro) e pela própria ricota, ela não é totalmente lisa. Muita proteína para pouca água.

Tendo isso em mente, decidir reconstituir o leite antes de colocar na preparação. Junto foi o cacau em pó. Troquei o chocolate em pó original pelo cacau. Sabe como é que é: raio gourmetizador trabalha forte nas bandas de cá! E também, só uso cacau.

Ajudou um pouco, no final, a minha versão ficou granulada igual. Talvez, se usar o leite em pó instantâneo que tem emulsificante melhore a estética do doce. Mas isto é mais visual do que ao paladar, ao comer não é possível sentir essa granulosidade toda. Para quem perguntou lá no instagram, ficou respondido!

A consistência é para comer de colher, ficou bem cremoso. Para enrolar tem que cozinhar mais, mas pode ficar com mais grumos ainda. Porém, creio que seja possível sim.

Mas, e aí… gostei ou não? A resposta está no video, dá AQUELE play ;)

Testei: Brigadeiro com Creme de Ricota por PratoFundo.com
Gif para se inscrever no canal do PratoFundo no Youtube

Brigadeiro com Creme de Ricota

Pré-preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 5 min
Total: 15 min
Rend.: 200 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 45 mL água quente
  • 35 g leite em pó
  • 15 g cacau em pó (100% cacau)
  • 150 g creme de ricota light
  • 50 g açúcar cristal

Modo de Preparo

  • Numa tigela misture água quente, leite em pó e cacau. Reserve.
  • Numa panela misture todos os ingredientes, quando estiver bem homogêneo levar ao fogo médio.
  • Cozinhar por 5-6 minutos até começar a ficar mais consistente, mexa sempre. Cuidado com a temperatura, pode começar a coagular e formar mais grumos. Não demora igual ao brigadeiro normal, é mais rápido para chegar ao ponto.
  • Retire do fogo e transfira para outro recipiente.

Você fez a receita?Marca @PratoFundo ou tag #pratofundo no Instagram!
Testei: Brigadeiro com Creme de Ricota por PratoFundo.com

Creme de Ricota Light

Testei: Brigadeiro com Creme de Ricota por PratoFundo.com

Marca: Polenghi
Origem: Brasil
Preço: r$3,99
Embalagem: 150g
Calorias por 100g: 93,3kcal
Joinha: é bem gostoso, para comer num sanduíche natureba ficaria ótimo
Desjoinha: meio caro e difícil de encontrar
Ranking: #5/#10 Humm

Testei: Brigadeiro com Creme de Ricota por PratoFundo.com Testei: Brigadeiro com Creme de Ricota por PratoFundo.com

Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Cientista e Cozinheiro que juntou duas paixões Ciência e Comida: a melhor combinação que existe! Diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Uma vez comprei esse creme pra fazer sanduba, com o restinho que sobrou misturei azeite e um temperinho em pó “lemon & pepper” (que a marca não diz quais as ervas que tem dentro da embalagem), coloquei na salada e comi carré mergulhando no “molho”… Ficou tão boommm. c:
    Fui tentar fazer com uma outra marca de creme de ricota e devo dizer que não deu nada certo IAHSDOIASHDOIHAOSIHDOASIDHSA ficou parecendo um danone molengo

  2. Na cidade tem sim…. Não moramos numa cidade tão tão tão distante assim … Kkk

    1. Não disse que não tinha! Afinal, eu consegui comprar, hahahaha Mas só no mercado lá longe, hahahahah