Leite Condensado Caseiro de Leite Ninho

Numa dessas ideias repentinas que a gente tem no meio do nada. Fiquei pensando numa certa receita (em breve publicarei) que um dos sabores deveria ser do leite Ninho que apesar de ser leite, o sabor é característico.

Leite condensdo dentro de pote de vidro escorrendo na lateral

Mas para tal, o leite condensando precisava ser de Ninho. Existir, existir oficialmente não tem. Resolvi arriscar um teste, mas além do sabor deveria ser prático também.

O que é Leite Condensado?

O leite condensado é na realidade evaporado (o processo tradicional), parte da água é removida desta maneira. Porém, a mistura de leite e açúcar não ferve necessariamente.

Diminuindo a pressão o leite “ferver” numa temperatura menor (85-90ºC). O equipamento utilizado é como se fosse um forno em quem se controla a temperatura e pressão. Assim os açúcares não caramelizam e/ou queimam.

Leite sem água!

Qual outro produto a base de leite que tem pouca água? Leite em pó!

Apenas uma questão de saber o quanto de água e açúcar precisava acrescentar. Utilizei como base os parâmetros de caracterização do leite condensado tradicional e a mágica se fez!

É uma versão alternativa, mas caseira. Ou seja, não tem o maquinário utilizado na indústria. Para a receita que eu queria o sabor do leite Ninho funcionou. Também testei com outra marca (Polly) e o mesmo resultado. Apenas o sabor foi diferente, claro.

No caso Ninho, o sabor pode dar uma confusão: tem sabor do Ninho, mas também lembra leite Moça!

Não se assuste com a quantidade de açúcar. Se serve de consolo, tem um pouco menos que o industrial que varia entre 40-45% sem contar a lactose que é acrescentada também.

Água vs. Leite

Optei por usar água ao invés de leite para reidratar. Cheguei a este resultado, pois testei com os dois. Como queria ter mais sabor, testei com o leite Ninho líquido versão sem lactose. Achei o leite-líquido puro normal, o sabor característico era sutil.

A grande diferença foi na textura, com o leite ficou granulado. Ao paladar tinha uma aspereza. Acredito que isto ocorra por causa da quantidade de proteínas. Elas devem interagir demais entre si. Já com a água, dissolve praticamente tudo.

Possibilidades

Também seria possível fazer com mesma técnica do doce de leite, porém cozinhando bem menos o leite. Entretanto, alguma caramelização irá acontecer agregando cor e sabores ao produto.

Creio que seja possível substituir o industrializado por este na maioria das vezes. Fiz uma receita de brigadeiro tradicional e funcionou. Sabor e textura bons. Porém, a aparência ficou a desejar. Aparenta estar com grânulos, mas ao provar não dá para sentir.

Aproveite e faça o Sorvete de Leite Ninho com Nutella!

Leite Condensado Caseiro de Leite Ninho

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 10 minutos
Total: 20 minutos
Rende: 340 gramas
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 90 mL água
  • 135 g açúcar refinado
  • 120 g leite em pó (qualquer marca)
Recomendo sempre usar as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As quantidades em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL

Modo de Preparo

  • Aquecer a água numa panela ou micro-ondas.
  • Acrescentar o açúcar refinado na água quente. Misturar até dissolver.
  • Colocar o leite em pó numa tigela.
  • Junte a mistura de açúcar ao leite em pó e bata muito bem com fouet ou batedor de arame da batedeira ou mixer.
  • Transferir para recipiente com tampa e armazenar refrigerado até o momento de usar.

Dicas

  • Durabilidade: faça apenas quando for usar, como não tem nenhum tratamento térmico, a durabilidade não será igual ao industrial.
  • Açúcar: se quiser colocar mais até pode, mas vai ficar muito doce.
  • Leite em pó: cuidado ao comprar, existem produtos que parecem leite em pó, mas são fórmulas e/ou compostos lácteos para crianças. Na embalagem está escrito. Existe também versões instantâneas que tem lecitina, não testei com estas, mas deve funcionar também
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!

Apoie o PratoFundo!

Gostou da receita? Você pode ajudar a deixar ainda melhor, saiba como APOIAR O PRATOFUNDO!

Leite condensado em pote de vidro em detalhe
Você lendo o PratoFundo: site totalmente independente sobre comida possível com receitas para o dia a dia, ocasiões especiais, e associado a Ciência de Alimentos. Gostou do nosso conteúdo? Você pode ajudar, APOIE O PRATOFUNDO!
Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




19 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Tem uma coisa que eu sempre quis entender, você já viu aquele leite moça de colher que já vem pronto? Ele é bem grosso, e a lista de ingredientes é igualzinha a do leite moça tradicional, e as calorias também, e a coloração também. Você faz alguma idéia do que é feito? Eu sempre quis conseguir em casa tornar um leite condensado mais grosso, sem ter que cozinha-lo, queria que tivesse um jeito de fazer isso para preservar o sabor dele.

  2. Obrigado por responde.

  3. Garoto, VC é o cara…..sua mente inquieta é tudo de bom…bju

  4. pode usar adoçante em pó?

    1. Olha, poder até pode. Mas provavelmente não ficará igual. O açúcar, além de dar o gosto doce, atua na consistência do produto. Geralmente, os leites condensados diet tem espessante para contornar isso.

  5. Que coisa incrível!!!!!!
    Adorei a receita!!!
    Tenha um ótimo ano novo Vitor!!!

  6. Dá pra dissolver adoçante ou frutose na água? Sou diabético

    1. Hum… creio que se for o adoçante culinário não teria problema, só fazer a equivalência que depende de cada adoçante. Talvez, fique menos consistente.

  7. Amei o blog! Fala a minha língua ;)

  8. Ei Vitor, adorei essa receita! Mas eu quero usar pra fazer o sorvete de Leite Ninho trufado com Nutella. Qual o rendimento dessa receita aqui? 1 receita dessa dá pra fazer 1 receita do sorvete? Poderia me dizer mais ou menos se é isso mesmo? Obrigado!

    1. O rendimento está ali escrito, hein? :) Uma receita é suficiente para o sorvete!

  9. descobri hoje seu blog, parabens, muito didatico e divertido

    1. Opa, seja bem-vindo! :D

  10. Da hora… Minha mae sempre fez desde que eu era criança. Mas ela batia no liquidificador. Legal essa receita com as medidas certinhas… Show de bola!

  11. Adorei a ideia, mto legal!!

  12. A receita parece deliciosa. O video ficou excelente complementando com a musica. Parabens

  13. O vídeo é excelente!
    Eu ri demais ao aparecer #gordicee e, principalmente, no final, com uma musiquinha de motel mostrando o doce transbordar Kkkkkk Kkkkkk

    1. É a música sexy do #foodporn shot, hahahahah Músiquinha de motel? Sei de nada, você que tá sabendo demais, hein? hahahahahah

      1. hhahahaahahahahah