Leite Condensado Caseiro de Leite Ninho

[Como se faz: Leite Ninho Condensado]

Numa dessas ideias repentinas que a gente tem no meio do nada. Fiquei pensando numa certa receita (em breve publicarei) que um dos sabores deveria ser do leite Ninho que apesar de ser leite, o sabor é característico.

Mas para tal, o leite condensando precisava ser de Ninho. Existir, existir oficialmente não tem. Resolvi arriscar um teste, mas além do sabor deveria ser prático também.

O que é Leite Condensado?

O leite condensado é na realidade evaporado (o processo tradicional), parte da água é removida desta maneira. Porém, a mistura de leite e açúcar não ferve necessariamente.

Diminuindo a pressão o leite “ferver” numa temperatura menor (85-90ºC). O equipamento utilizado é como se fosse um forno em quem se controla a temperatura e pressão. Assim os açúcares não caramelizam e/ou queimam.

Leite sem água!

Qual outro produto a base de leite que tem pouca água? Leite em pó!

Apenas uma questão de saber o quanto de água e açúcar precisava acrescentar. Utilizei como base os parâmetros de caracterização do leite condensado tradicional e a mágica se fez!

É uma versão alternativa, mas caseira. Ou seja, não tem o maquinário utilizado na indústria. Para a receita que eu queria o sabor do leite Ninho funcionou. Também testei com outra marca (Polly) e o mesmo resultado. Apenas o sabor foi diferente, claro.

No caso Ninho, o sabor pode dar uma confusão: tem sabor do Ninho, mas também lembra leite Moça!

Não se assuste com a quantidade de açúcar. Se serve de consolo, tem um pouco menos que o industrial que varia entre 40-45% sem contar a lactose que é acrescentada também.

Água vs. Leite

Optei por usar água ao invés de leite para reidratar. Cheguei a este resultado, pois testei com os dois. Como queria ter mais sabor, testei com o leite Ninho líquido versão sem lactose. Achei o leite-líqudo puro normal, o sabor característico era sutil.

A grande diferença foi na textura, com o leite ficou granulado. Ao paladar tinha uma aspereza. Acredito que isto ocorra por causa da quantidade de proteínas. Elas devem interagir demais entre si. Já com a água, dissolve praticamente tudo.

Possibilidades

Também seria possível fazer com mesma técnica do doce de leite, porém cozinhando bem menos o leite. Entretanto, alguma caramelização irá acontecer agregando cor e sabores ao produto.

Creio que seja possível substituir o industrializado por este na maioria das vezes. Fiz uma receita de brigadeiro tradicional e funcionou. Sabor e textura bons. Porém, a aparência ficou a desejar. Aparenta estar com grânulos, mas ao provar não dá para sentir.

Aproveite e faça o Sorvete de Leite Ninho com Nutella!

Inscreva-se no canal do PratoFundo
Leite Condensado Caseiro de Leite Ninho por PratoFundo.com

Leite Condensado Caseiro de Leite Ninho

  • Pré-preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 10 minutos
  • Rendimento: 340 gramas
INGREDIENTES
  • 90 mL água
  • 135 g açúcar refinado
  • 120 g leite em pó (qualquer marca)
MODO DE PREPARO
  1. Aquecer a água numa panela ou micro-ondas.
  2. Acrescentar o açúcar refinado na água quente. Misturar até dissolver.
  3. Colocar o leite em pó numa tigela.
  4. Junte a mistura de açúcar ao leite em pó e bata muito bem com fouet ou batedor de arame da batedeira ou mixer.
  5. Transferir para recipiente com tampa e armazenar refrigerado até o momento de usar.
Observações
  • Durabilidade: faça apenas quando for usar, como não tem nenhum tratamento térmico, a durabilidade não será igual ao industrial.
  • Açúcar: se quiser colocar mais até pode, mas vai ficar muito doce.
  • Leite em pó: cuidado ao comprar, existem produtos que parecem leite em pó, mas são fórmulas e/ou compostos lácteos para crianças. Na embalagem está escrito. Existe também versões instantâneas que tem lecitina, não testei com estas, mas deve funcionar também
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!
Leite Ninho Condensado por PratoFundo.com Leite Condensado Caseiro de Leite Ninho por PratoFundo.com

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

21 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Obrigado por responde.

  2. Garoto, VC é o cara…..sua mente inquieta é tudo de bom…bju

  3. pode usar adoçante em pó?

    1. Olha, poder até pode. Mas provavelmente não ficará igual. O açúcar, além de dar o gosto doce, atua na consistência do produto. Geralmente, os leites condensados diet tem espessante para contornar isso.

  4. Que coisa incrível!!!!!!
    Adorei a receita!!!
    Tenha um ótimo ano novo Vitor!!!

  5. Dá pra dissolver adoçante ou frutose na água? Sou diabético

    1. Hum… creio que se for o adoçante culinário não teria problema, só fazer a equivalência que depende de cada adoçante. Talvez, fique menos consistente.

  6. Amei o blog! Fala a minha língua ;)

  7. Ei Vitor, adorei essa receita! Mas eu quero usar pra fazer o sorvete de Leite Ninho trufado com Nutella. Qual o rendimento dessa receita aqui? 1 receita dessa dá pra fazer 1 receita do sorvete? Poderia me dizer mais ou menos se é isso mesmo? Obrigado!

    1. O rendimento está ali escrito, hein? :) Uma receita é suficiente para o sorvete!

  8. descobri hoje seu blog, parabens, muito didatico e divertido

    1. Opa, seja bem-vindo! :D

  9. Da hora… Minha mae sempre fez desde que eu era criança. Mas ela batia no liquidificador. Legal essa receita com as medidas certinhas… Show de bola!

  10. Adorei a ideia, mto legal!!

  11. A receita parece deliciosa. O video ficou excelente complementando com a musica. Parabens

  12. O vídeo é excelente!
    Eu ri demais ao aparecer #gordicee e, principalmente, no final, com uma musiquinha de motel mostrando o doce transbordar Kkkkkk Kkkkkk

    1. É a música sexy do #foodporn shot, hahahahah Músiquinha de motel? Sei de nada, você que tá sabendo demais, hein? hahahahahah

      1. hhahahaahahahahah

Trackbacks/Pingbacks

  1. Torta de Limão com Merengue | PratoFundo

    […] de limão, justamente por causa do trucão do leite condensando. Nada contra como vocês bem sabem (Leite Condensado), mas queria algo diferente do básicão desta […]

  2. Testei: Brigadeiro com Creme de Ricota | PratoFundo

    […] ficou meio granulada. Acredito que seja por causa do leite em pó (igual ao brigadeiro feito com o leite condensado caseiro) e pela própria ricota, ela não é totalmente lisa. Muita proteína para pouca […]

  3. Sorvete de Leite Ninho Com Nutella | PratoFundo

    […] atrás para fazer o tal leite Ninho condensado por causa do sorvete de Leite Ninho Com […]

«

»