Como se faz: Buttercream Merengue Suíço

Como se faz: Buttercream Merengue Suíço

Quem tem uma queda pela confeitaria americana (e inglesa) já se deparou com o clássico buttercream: creme de manteiga batido com açúcar e geralmente saborizado com baunilha.

É sem dúvida nenhum uma das bases da confeitaria mais fáceis de serem feitas, porém é selo 100% Gordura. Afinal, estou comendo manteiga doce, basicamente. Isso ainda me causa uma grande aflição existencial.

E os gringos adoram isso! Sem falar quando é feito com gordura vegetal… mais aflições ainda. Se você tem as mesmas questões existenciais , esta versão do Buttercream Merengue Suíço pode ajudar.

Assim, continua tendo uma quantidade questionável de manteiga. Mas vai menos, além do açúcar. Fica na medida certa o dulçor. O merengue suíço dá aquela leveza, fica um creme bem fofinho e super versátil para ser saborizado com o que desejar.

Os dois Brancos são testes de uma dica da galera gringa: colocar corante violeta no buttercream para que fique branco(!). É, eu também fiquei bem cético. O meu fica bastante amarelo por causa da manteiga, o que é normal. Logo, pensei que ficaria verde, mas…

Funcionar, até que funciona. Tem colocar muito, mas muito pouco e ir mexendo bastante. Branco, branco não ficou, mas o tom de amarelo diminui bastante. Testei com corante violeta (que ficou melhor) e azul jeans. E os outros são ideias de alguns sabores possíveis!

Na receita tem várias dicas e pulos do gato para não errar, leia tudinho!

 Buttercream Merengue Suiço

Buttercream com Merengue Suíço

Pré-preparo: 1 hora 55 minutos
Tempo de preparo: 25 minutos
Total: 2 horas 20 minutos
Rende: 400 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 90 g clara (cerca de 03 unidades, recomendo pesar)
  • 150 g açúcar refinado
  • 200 g manteiga sem sal (em cubos semi-gelada)
  • 5 mL extrato de baunilha ( OU 1-2mL essência)

VARIAÇÕES DE SABOR

  • 200 g chocolate meio amargo para cada 400g buttercream tradicional (derretido)
  • 75 g doce de leite cremoso/pastoso para cada 200g buttercream tradicional
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Num panela bem limpa misturar claras e açúcar.
  • Levar ao fogo baixo e mexer para dissolver o açúcar. Esta etapa é feita, tradicionalmente, em banho-maria. Pode ser feita também caso esteja com receio.
  • Teste com os dedos para sentir se o açúcar já dissolveu. A consistência das claras mudam, ficam mais líquidas também. Demora cerca 2-3 minutos.
  • Transfira para a tigela da batedeira, bater com batedor arame em velocidade alta por cerca de 10-15 minutos até a mistura esfriar. Sério, de verdade.
  • Quando estiver mais frio ao toque, acrescentar a manteiga aos poucos. Praticamente nos momentos finais que vira mesmo buttercream. No começo pode parecer que ficou mole demais. Junte a baunilha.
  • Buttercream pode ser saborizado com outras essências e tingidos também. Na geladeira irá endurecer, é normal. Para utilizar deve esperar atingir a temperatura ambiente.

Dicas

  • Manteiga: em muitas receitas é indicado usar em temperatura ambiente, porém no Brasil por ser quente isso pode ser um problema. Se o dia estiver quente: corte em cubos e retorne a geladeira, ela deve estar maleável, porém não dura. Ao toque deve sentir gelada/fria, mas se apertar consegue modelar.
  • Dia quente: se estiver muito quente ou morar num lugar assim, bolsas de compressa congeladas em volta da tigela ajudam a diminuir a temperatura. Recomendado que a tigela seja de metal.
  • Cor: dependendo da manteiga o buttercream ficará num tom amarelado, é a cor da gordura ou a manteiga usada tem corante na composição, é assim mesmo. Algumas receitas gringas ficam super brancas porque usam gordura vegetal que é branco.
  • Quantidade: duas receitas é o suficiente para rechear e cobrir um bolo de 3 camadas com 15cm (diâmetro) e ~10cm (altura total). Por precaução faria 3 receitas.
  • Sabor: dá pra colocar, limão, laranja, chocolate/cacau, café concentrado… o ideal que não tenha muita água. Como é quase só gordura, lembra? Água e óleo não se misturam.
  • Corante: prefira corante em gel por serem mais forte e concentrados. Os líquidos terão o mesmo problema que os sabores a base de água.
  • Armazenamento: apesar de durar bem, vale lembrar que há claras “semi-cozidas” no preparo. O tempo e temperatura no fogo ou no banho-maria não é suficiente para cozinhar as claras. Caso congele, deixe voltar a temperatura ambiente antes de usar, se não estiver mais fofinho só bater novamente por alguns minutos na batedeira.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 350kcal (18%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: bases da confeitaria
Buttercream Merengue Suiço no Bolo
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




65 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Juliana Belo Gonçalves:

    Olá , boa noite !
    Não vai cremor de tártaro na sua receita ?
    Esse ingrediente não fará falta na receita ?
    Desde já agradeço se puder responder . Obg pela sua receita , vou tentar fazer . Mas gostaria de receber uma resposta sua em questão ao cremor de tártaro. Ju

    1. Vitor Hugo:

      Se não está listado nos ingredientes, não vai, né :) Não utilizei cremor nesta receita.

  2. VANDA HUGGLER DE OLIVEIRA:

    Vou experimentar fazer, estou confiante que vai dar certo

  3. ALDELI CLAUDIA DE OLIVEIRA:

    posso substituir a manteiga por margarina ou gordura vegetal e nesse caso qual a quantidade

    1. Vitor Hugo:

      Poder, você até pode… mas não recomendo. O sabor ficará bem abaixo do esperado. Nunca fiz, mas diria que na mesma quantidade.

  4. Mirlene:

    Da pra fazer com a manteiga caseira que nós faz com nata?

    1. Vitor Hugo:

      Não sei, a receita não foi testada assim. Talvez dê certo, porém pela falta de padronização da manteiga pode ser que altere a textura final dele. Teria que testar, faz e me conta! :)

  5. Marcela:

    Oiii maravilhosoo, me responde uma coisa, quanto de leite em pó eu posso colocar para saborizar essa quantidade?

    1. Vitor Hugo:

      Não tenho ideia, para buttercream eu não recomendaria. Diria que não tem umidade suficiente para hidratar o leite em pó sem deixar com textura.

  6. Viviane Cornelio:

    5 stars
    Otima receita

  7. Viviane Cornelio:

    Nossa amei ja fiz deu suber certo.. muito obrigada… e ja enviei para outra pessoa… sem segredos.

  8. Sheila:

    Oi obrigada por compartilhar! Me desculpa mais achei tão doce , teria problema diminuir o açúcar?

    1. Vitor Hugo:

      Separou os ingredientes corretamente? O buttercream é doce, mas não “tão doce” assim quando utilizando como recheio e cobertura. Você pode tentar reduzir, mas não recomendo, irá afetar a textura e estrutura dele.

  9. Tainah:

    Fiz a receita, funcionou super bem e o sabor é ótimo. Saborizei com doce de leite uruguaio e geleia de frutas vermelhas. Vou testar com matchá essa semana.

  10. Jade Toccafondo:

    Da para fazer como cobertura de cupcake?

    1. Vitor Hugo:

      Pode sim, porém deve ficar na geladeira ou em ambiente com ar-condicionado/refrigerado.

  11. Raquel:

    Você saberia me dizer qual a temperatura ideal da geladeira para não rachar?
    Obrigada

    1. Vitor Hugo:

      Ele vai rachar eventualmente, quanto mais tempo ao frio e ressecamento. “Aumentar” a temperatura até poderia evitar isso, mas perderia a conservação da baixa temperatura.

      1. Lucia Helena:

        Adorei a receita por não ser tão gordurosa!

  12. JANE ALVES:

    O meu buttercream quando está rachando..o que posso estar fazendo de errado???

    1. Vitor Hugo:

      Não saberia dizer, podem ser várias causas. Mas se for depois de pronto e na geladeira (já no bolo), ele pode rachar com o passar do tempo, se a geladeira estiver muito gelada.

  13. Patrícia Oliveira:

    Olá!!! Adorei essa receita! Fica excelente! A única dificuldade que estou tendo é que depois de cobrir o bolo e gelar, o buttercream fica “quebradiço”, parecendo rachaduras ao redor do bolo. Saberia como poderia evitar isso?! Muito obrigada desde já!!!

    1. Vitor Hugo:

      Isso indica que a geladeira está muito fria e o buttercream meio que “congela” e racha! :)

  14. sofia vilaça:

    Já experimentou com corante branco?

    1. Vitor Hugo:

      Já. Não achei que dê muita diferença… teria que colocar muito.

  15. leide evangelista:

    vou tentar faZer novamente,a primeira veZ q fiZ deu certo, a segunda desandou e n teve salvação não (mas n foi essa receita rsrs). quero testar a com cream cheese para o bolo red velvet. aqui as pessoas reprovam mto o buttercream nos doces ( viciados em brigadeiro e creme) hahaha. grata pela receita. volto pra contar o resultado.

    1. Daiane:

      Fiz com cream cheese, pra cobrir ta beleza, mas para recheio não serve, fica muito gorduroso, o sabor não agrada. Vai por mim, vai perder o bolo.

  16. Luciana Vidal:

    Olá Boa tarde! Sou confeiteira de São José dos Campos/SP. Quero agradecer por compartilhar essa receita e por todas as dicas que foram preciosas e me ajudaram muito. Ja fiz duas vezes uma natural com essência de baunilha e a versão com doce de leite e ficaram maravilhosas! Obrigada! Luciana

    1. Vitor Hugo:

      Fico contente que tenha gostado e ajudado! :D

    2. Edna maria mota Rodrigues:

      5 stars
      Sou apaixanada por receitas americanas estou iniciando mais sonho em fazer uma falcudade de Confeiteira

  17. Adriana Mota:

    Adorei essa receita! Só gostaria de saber como incluir sabor. Chocolate ou creme de avelã, por exemplo. Qual quantidade? Posso usar cacau em pó?

    1. Vitor Hugo:

      Para o de chocolate, você pode olhar esta receita: Cupcake de Baunilha, Frutas Vermelhas e Chocolate. Para creme de avelã vai ter que ser no olhometro mesmo: ir colocando e experimentando! :D

  18. Rafaela:

    Eu nao consigo encontar corante em gel em lado nenhum.
    Como posso usar o liquido?

    1. Vitor Hugo:

      Eita, nem em loja de confeitaria? O líquido pode desandar o buttercream dependendo da quantidade colocada, como ele não é tão forte/concentrado acaba-se colocando mais. E sem falar que tem água, que não é legal com gordura.

  19. Paulo Rodrigues:

    Cara, moro num lugar quente demais, isso pode atrapalhar em algo?

    1. Vitor Hugo:

      Olha, pode demorar um pouco para dar o ponto e/ou dar aquela desandada por conta do calor. Como tem bastante manteiga, fica bem cremoso. Porém, bolsas de gelo em volta da tigela da bateira (que nesse caso, recomendaria e muito que fosse de metal) podem ajudar.

  20. MARIA DE LOURDES ARAUJO:

    Hum ki delicia!!!
    Obrigadão por essa receita tão maravilhosa facil e gostosa sem emulsificante,beleza pura.
    Amei de paixão…Parabéns!!!!!!