Posso chamar de sorvete de matcha fit seca barriga? Só que não, né gente! Nada desses clickbaits que assolam a interwebs. Sorvete jamais será fit, ao menos, os meus. Mesmo que tenha matcha! Isto se estivermos falando da mesma sobremesa.
Ou seja, aquela mistura linda emulsionada de gordura, líquidos e ar. E por mais que eu goste de banana congelada batida com iogurte: não é sorvete. Combinados? SorryNotSorry.
Matcha é um tipo de chá verde moído finamente. O manejo e processamento é diferente do chá verde mais comum. E literalmente você consome as folhas da planta (Camellia sinensis). Além da cor verde brilhante que geralmente possui.
Sempre gostei do ingrediente, o sabor de mato-verde (ótima descrição, hein?) me agrada bastante junto com leve amargor presente. E sim, eu sei o que está pensando: “mas é claro que gosta, né?” Esse “né” é referência a minha descendência, mas spoiler alert: só fui cair nas graças dele depois de grande e por busca própria.
É um produto com valor agregado alto, pois o trabalho envolvido é maior. Sem falar que é importado, as melhores marcas são japonesas. Suspeite se encontrar muito barato. Dê aquela olhada na lista de ingredientes, caso tenha outros componentes além de folhas de Camellia sinensis não é matcha.
A receita do sorvete é aquela que não precisa de sorveteira, mas se você tiver pode usar. Fácil, fácil. Só misturar e esperar congelar! Ah, sim. Você precisa gostar de matcha, fica bem presente o sabor dele! E não fica doce por causa do iogurte e o amargor delicado do chá.
Sorvete de Matcha Sem Sorveteira
Ingredientes
- 160 g iogurte sem sabor
- 275 g leite condensado
- 15-25 g matcha (chá verde em pó) (chá verde em pó, veja observação)
- 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (gelado; tenha mais que 35% gordura | usado: 49% gordura)
Modo de Preparo
- Em uma tigela misture iogurte, leite condensando e matcha. Misture bem, reserve.
- Bater o creme de leite em ponto de chantilly em picos moles.
- Transferir cerca 1/3 do chantilly sobre a mistura de matcha e misturar bem.
- Retornar tudo ao restante do chantilly e misturar para incorporar bem.
- Prove. Se necessário ajude a quantidade de matcha ao seu paladar.
- Transfira para recipiente com tampa e levar ao congelador por 6 horas, no mínimo.
Dicas
- Matcha: a quantidade pode variar dependendo da qualidade e marca do ingrediente. Recomendo colocar aos poucos e provar. Lembrando que em sobremesas frias, como sorvete, o sabor final depois de congelado será mais suave. Todo matcha é chá verde, mas nem todo chá verde é matcha.
qual durabilidade no freezer? mt obrigada pelas dicas e receitas!!
Vai depender do seu congelador, se ele é frio o suficiente. Mas eu não deixaria mais do que 1 mês.
Que marca de matchá vc usa?
Usei da MN Própolis é uma marca nacional. Tem duas versões, uma “normal” e outra premium da província de Shizuoka. Usei a normal mesmo!
Encontrei! Achei que essa é de bom custo-benefício! Obrigada!
Amo matchá, deve ficar ruuuuuiiiimmmm