Crème Brûlée de Doce de Leite

[Video: Crème Brûlée de Doce de Leite]

O Crème Brûlée é uma das sobremesas mais tradicionais francesas: um creme clássico de baunilha com a incrível casquinha de caramelo durinha queimada na hora. Não é mesmo? Ah, existe também versões na cozinha catalã: crema catalana ou crema queimada. Possuem alguns diferenças, mas a essência é praticamente a mesma.

E se a gente coloca um plot-twist no meio, como o Doce de Leite? Gostou, né?

É a segunda vez que faço Crème nas bandas de cá, pois sempre que preparo o nosso excelente Buttercream Suíço acaba sobrando as gemas. Jogar ingrediente nunca nessa vida, ainda mais ovo.

Desta vez, também tinha uma quantidade questionável de doce de leite. Daí, vem aquela pergunta: por quê não?

A primeira vez que comi esta combinação foi no restaurante Mocotó em São Paulo e ficou marcado na memória para tentar fazer em casa.

Crème Brûlée de Doce de Leite por PratoFundo.com

Crème Brûlée de Doce de Leite

  • Pré-preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 40 minutos
  • Rendimento: 6 - 7 unidades (~100g/cada)
INGREDIENTES
  • 150 mL leite desnatado
  • 250 g creme de leite fresco/pasteurizado (tenha mais que 35% gordura | usado: 45% gordura)
  • 325 g doce de leite cremoso/pastoso
  • 85 g gemas (~05 gemas)
  • 10 mL extrato de baunilha (opcional)
MODO DE PREPARO
  1. Aqueça o forno em 180ºC. Esquentar cerca de 1,5L água, separar uma fôrma que comporte os ramekins/recipientes de escolha. Utilizei fôrminhas de alumínio com capacidade de ~100mL (8,5cm boca x 6cm fundo x 3cm altura). Reserve.

  2. Numa panela aquecer o leite até começar aparecer as primeiras bolhas de fervura, cerca ~3-5 minutos.
  3. Retire do fogo e adicione o creme de leite, misture bem.
  4. Depois o doce de leite e misture bem para dissolver completamente.
  5. Acrescente as gemas e misture, apenas o suficiente para incorporar. Se mexer demais irá produzir espuma.
  6. Por último, a baunilha. Nesta preparação não recomendo o uso da essência.
  7. Distribua a mistura de entre os ramekins/recipientes, e os coloque na fôrma separada. A água para o banho-maria deve estar fervendo.
  8. Coloque a fôrma sobre a grade do forno, então, com cuidado adicione a água fervente dentro da fôrma tomando cuidado para não cair nos ramekins e nem se queimar. A altura da água deve ser em torno na metade do ramekin, mas pode variar dependendo do tamanho dele.
  9. Assar em banho-maria por 40-45 minutos. Testando com a ponta de uma faca estará cremoso, mas não líquido. O creme deve estar levemente mole, ao esfriar ganhará consistência.
  10. Retirar do forno e deixar esfriar. Cubra com filme-plástico e levar para a geladeira por 6-8h, ideal ser usado no dia seguinte.
  11. Para o brûlée: retire o ramekin da geladeira, seque a superfície do creme e as laterais internar do ramekin com um guardanapo de papel gentilmente para remover qualquer umidade. Polvilhe o açúcar sobre, fazendo uma camada. Retire o excesso, como o creme estará firme é possível inverter (deve estar!), faça uma segunda camada fina de açúcar. Então, com um maçarico queime o açúcar do topo, distribuindo bem o calor da chama e tome cuidado, é bem quente. Essa etapa deve ser feita momentos antes de servir, se deixar pronto o açúcar absorve umidade e não queima direito.
Observações
  • Adaptado: Restaurante Mocotó.
  • Leite desnatado: devido a quantidade de creme de leite não achei necessário que o leite fosse integral.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!
Crème Brûlée de Doce de Leite por PratoFundo.com

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

«

»