PraComer: Natto 2.0 (Soja Fermentada)

Por Vitor Hugo em 6 de abril de 2017

[Video: Natto 2.0 (Soja Fermentada)]

Quase oito anos depois resolvi provar novamente Natto, a famosa soja fermentada lá da Ásia. É um produto extremamente típico na culinária japonesa e consumido por muita gente. Também é meio que um divisor de água: ame ou odeie.

Se você está pensando que já viu algo assim aqui no Pratofundo, você não está enganado ou enganada. Um dos primeiros vídeos do segmento PraComer foi justamente o Natto em Você já comeu natto?. Caso não tenha visto, o vídeo está aqui.

E por favor não me julgar demais na péssima qualidade do vídeo antigo. Não que o mais novo esteja lá muito melhor. Assim, está menos ruim, né?

Resolvi fazer esta contra-prova, pois como é bem antigo, muitas coisas mudaram no site e comigo. Vai que eu mudei de ideia, não é mesmo?

Como eu falei antes, natto são grãos de soja fermentada e ficam com este aspecto pegajoso por causa do processo fermentativo realizado pelo Bacillus subtilis (geralmente, ele é usado) que pode produzir essa película grudenta. Se você nunca tinha visto: sinto muito mesmo.

É consumido como um acompanhamento para o arroz branco (gohan) junto com shoyu e cebolinha picada. Pode colocar também um ovo cru, se desejar, se o arroz estiver quente, por exemplo.

Será que depois desse tempo todo, eu mudei de ideia e vale o show?

Natto (Soja Fermentada)

Natto (Soja Fermentada) por PratoFundo.com

Origem: Brasil
Preço: r$5,80
Embalagem: 100g
Calorias por 100g: 190kcal
Joinha: ser fermentado e ter os microrganismos que dizem que fazem bem.
Desjoinha: definitivamente não é para mim, continuo achando extremamente amargo, mas muito amargo. Os sabores que a fermentação poderiam agregar, para mim, são cobertos pelo gosto amargo que sinto. Independente da marca, é o produto em si mesmo.
Ranking: #2/#10 Limbo (por ser muito amargo)

Natto (Soja Fermentada) por PratoFundo.com

Saiba das novidades seguindo o meu Instagram/PratoFundo!

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

4 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Na primeira vez, só o aspecto me deu nojo e sem chance! Mas depois de 2 ou 3 anos resolvi comprar e e tentar novamente. Pq meu amigo! para quem já tomou suco de noni toma ou comi QQ coisa ruim. Pois é! Estou comendo ha 5 dias direto, e me acostumei, mas como salada com vários legumes, folhas e tempero. O sabor amargo pela medicina chinesa é bom para o coração e ajuda na insônia iluminando o o valor e fogo do coração que significa yang alto e no momento de dormir temos que estar yin. Enfim…tudo na vida acostuma e meu paladar acostumou.

    1. Ih, eu como algo por ser gostoso, hahahah Não vou comer nada esperando por algum possível benefício. hahahahah

  2. vou usar hoisin na pasta de pimenta vermelha msm rs

  3. tava pensando em usar num bibimbap, desisti auhauheuhua

«

»