Você Já Comeu Natto?

[Video: Já comeu Natto?]

Já?

Aliás, sabe o que é Natto (pronúncia seria nattô)? Sendo bem direito: grão de soja fermentada.

Pelo nome é possível perceber que a origem é japonesa, um prato bem tradicional nas bandas de lá. Desperta apenas duas reações básicas: amor ou ódio. Seu aspecto e cheiro não são dos melhores devido a fermentação. E quando digo fermentado, é isso mesmo. Tudo bem que não é com leveduras, mas com a bactéria Bacillus subtilis natto.

É bem nutritivo, rico em vitamina K, cheio de benefícios para a saúde e todo aquele discurso saudável… mas é soja fermentada e fede (eu achava)! hhahahah A maneira mais comum de consumo é com arroz, mas já foi comido junto com praticamente tudo. Até com sorvete… :x

Foto original de Jasja Dekker via Flickr | Creative Commons

Foto original de Jasja Dekker via Flickr | Creative Commons

Mesmo eu tendo os dois pés na cultura japonesa nunca havia experimentado essa delicacy, apenas lido e escutado bastante sobre. E por isso fiz este artigo: tomei coragem (será?) para experimentar o tal natto. Muitas pessoas falaram para provar, pois gostam bastante do produto.

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia. No entanto, o site evoluiu, se transformou em uma produção gastronômica com base na Ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

37 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Alguém pode me fornecer o endereço de venda do natto importado?

  2. eu como puro,e gostoso

  3. Cara otimo video, muito engraçado, rapaz eu to com muita saudade de comer natoo, antigamente minha mãe fazia aqui no Brasil, depois fui trabalhar no japão e me acabei, de tanto comer, e lá é muito bom, aprendi comer com um ovo, e ao inves de colocar apenas shoyu, colocava SAKE kirin e umas gotas de limão, fica uma delicia e agora faz cinco anos que voltei e moro no interior de minas, e ainda não achei natoo, gente, por acaso vcs não sabem algum site de comida japonesa que vende, me ajudem, não se preocupem se vai estragar porque natoo já é estragado, obrigado.

  4. A soja pode fazer muito mal ou ter um bom valor nutricional, depende da variedade plantada e de como ela é preparada.

    A soja tem várias toxinas, que causam principalmente doenças da tiróide, neurológicas e câncer. A fermentação destrói quase todas essas toxinas, não por acaso os produtos TRADICIONAIS de soja japoneses são quase todos fermentados (como o shoyo, o natto, missô e o tofu). Assim sobram apenas os benefícios (que também são muitos) desse alimento.

    Ou seja o que faz mal são as “modernidades” como proteína de soja e especialmente o leite de soja (que é pior ainda por conta dos métodos de extração). Além disso muitas variedades de soja transgênica “aguentam” mais pesticidas, que ficam como resíduos, e isso nem precisa explicar o quanto é ruim.

  5. Adorei o video !
    Parabéns!!! Quero comer Natto. Deu vontade! ;)))))))

  6. Olá Dalton,

    Ser coisa do meu cérebro é meio redundante dizer, não? Não acredito que requer adaptação. Experimentei e tenho capacidade suficiente para perceber que não gostei, ué.

    Não creio ser necessário insistir em algo que ao comer não me proporciona prazer, não acha? Se fosse preconceito, eu nem teria comido.

  7. Não é amargo… isso veio do cérebro…

    Devia ter provado o importado. O japonês é mto superior e mais saboroso. Shoyu, cebolinha, mostarda…

    Estou morando no interior de SP, fica mais difícil comprar o importado, mas aí nem compro. É comparar Mercedes com Volkswagen. Natô nacional é um lixo!

    É uma iguaria exótica, que realmente requer tempo de adaptação, como o fígado, o jiló, mas na culinária não se pode ficar no “gostei” ou “não gostei”. Tem que analisar os sabores e insistir, pois nas primeiras vezes o preconceito é inevitável. E com preconceito, nada desce.

    Abraços!

  8. Nossa o vídeo ficou muito bom!!! XD
    Eu adooro natto!!! E na minha família inteira só eu, minha prima e meu avô (que foi quem me ensinou a comer o natto) gostamos.
    Na minha opinião o natto fica muito mais gostoso quando você tem como acompanhamento o sukiyaki. Sempre que fazemos sukiyaki em casa tem que ter natto (pelo menos pra eu comer) XD

    Mas foi ótimo vc tomando coragem! A maioria das pessoas fazem uma cara beeem pior quando veem a aparencia do natto… e é claro o cheiro XD

    bjos

  9. Meu deusss! Corajoso! Detesto natô! Argh!!!

  10. Estava fuçando sites de amigas (nathy2) e vim cair aqui.
    Gostei de seu senso de aventura gastronômica!
    Olha, não deu pra ver direito como você preparou o dito cujo pelo vídeo, mas… Se me permite o pitaco, acho que faltou misturar o suficiente, por isso ficou amargo. A função do misturar bem é criar aqueles “fios” que nada mais são que glutamato, que dá sabor aos alimentos (sabe o aji-no-moto?) Dizem que o natto você deve pegar um hashi e misturar até 100 vezes pra conseguir que todos os seus nutrientes sejam “ativados” (eu acho que é lenda).
    Bom, se tiver oportunidade, tente de novo misturando o suficiente para ficar bem viscoso. Fará bem pro paladar e pra saúde! Ah, e sempre acrescente cebolinha ou karashi (pode ser mostarda amarelinha), que têm a função de tirar o cheiro de amônia da fermentação (cheiro de uva… essa foi peculiar!).
    Virei fuçar outras vezes. Abraço.

  11. Oi Nadia,

    Essa matéria da “Men’s” eu não sabia, vou tentar ler. Considerando a publicação em que o forte não tem lá muito fundo científico, eu fico com um pé atrás com a “Men’s”.

    É um pouco estranho esse “buzz” sobre a soja, se você olhar bem, a alimentação asiática tem a soja como uns dos pilares, não? E é uma das comunidades relativamente saudável e que possuem uma longevidade grande.

    Ah, e o mais estranho de tudo é: o natto é considerado um alimento extremamente nutritivo e saudável. Mas eu passo, hahahahah

    Que paradoxo, hahahah! Creio que “problema” maior é o excesso, tudo em demasia faz mal, né? :)

  12. Rapaz, adorei o site e os vídeos! Já está na minha lista de favoritos. Quanto ao natto, é uma das minhas comidinhas preferidas. Adoooro! Experimente com gengibre raladinho, shoyu e cebolinha. Como dois potinhos temperados desse jeito, mesmo o marido reclamando do cheiro e dizendo que parece vômito.
    Abraço