Sorvete de Banoffee Pie: Torta de Banana Sem Sorveteira

[Vídeo: Sorvete de Banoffee Pie: Torta de Banana (Sem Sorveteira)]

Banoffee Pie é um dos sabores de tortas que eu mais gosto. Ao mesmo tempo que é simples, é a pura riqueza bananística que existe. Casa muito bem a fruta com os outros ingredientes.

E num desses raros momentos de epifania: já pensou um Sorvete de Banoffee Pie? Não tive sossego até fazer e comprovar: sim, é possível e fica incrível!

O sorvete tem todos os componentes da famosa torta: tem o o crocante da base, tem o creme de banana do recheio, tem a cobertura de chantilly, chocolate e café também. Todos os sabores estão lá.

Não fica um sorvete tão leve assim, a banana adiciona uma densidade extra, mas sem fica pesado, sabe? Ah, e claro: fica com bastante sabor de banana, né? :)

Para quem quiser fazer a torta: Banoffee Pie.

Sorvete de Banoffee Pie: Torta de Banana por PratoFundo.com

Sorvete de Banoffee Pie: Torta de Banana

  • Pré-preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 6 horas
  • Rendimento: 1 L
INGREDIENTES
  • 150 g açúcar cristal
  • 250 g bananas nanicas (02 unidades médias)
  • 100 g leite integral
  • 05 mL extrato de baunilha ( ou 1-2mL essência)
  • 150 g chocolate meio amargo (derretido)
  • 100 g biscoito/bolacha Maria/Maisena/Leite (quebradas)
  • 02 g café solúvel (Opcional)
  • 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (gelado; tenha mais que 35% gordura | usado: 45% gordura)
  • 15 g açúcar refinado
  • 05 mL extrato de baunilha ( ou 1-2mL essência)
MODO DE PREPARO
  1. Numa panela larga e alta coloque o açúcar cristal para fazer o caramelo em fogo médio. Mexer às vezes quando começar a caramelizar, vai demorar cerca 6-8 minutos. Deve ficar num tom âmbar escuro.
  2. Enquanto isso, bater no liquidificador as bananas, leite e baunilha. Deve ficar bem homogêneo, 2-3 minutos. Esta etapa pode ser feita antes de começar o caramelo, se quiser. Caso faça antes, a mistura mudará de cor, é normal devido a oxidação das bananas.
  3. Quando o caramelo chegar no ponto desejado, coloque a mistura de bananas sobre e mexa com cuidado. Estará bem quente e poderá borbulhar bastante. Por isso a panela precisa ser alta.
  4. Cozinhar por 5-8 minutos para dissolver o caramelo e remover o excesso de umidade da mistura. A cor irá mudar, ficará mais no tom de caramelo mesmo. Ideal que o peso final seja de ~380g.
  5. Transferir para uma tigela e deixar esfriar. Para continuar, precisa estar completamente frio. Se desejar, pode colocar num banho de gelo para acelerar o processo.
  6. Derreter o chocolate amargo no micro-ondas ou banho-maria. Acrescentar as bolachas quebradas e misturar bem. Junte o café solúvel em pó.
  7. As bolachas deve estar bem cobertas pelo chocolate. Transferir para uma assadeira forrada com papel manteiga e espalhar bem, formando uma cada única. Levar ao congelador para firmar.
  8. Bater o creme de leite em ponto de chantilly firme.
  9. Separar 100g (1/3) do creme de leite batido e adicionar açúcar refinado e baunilha, misture bem. Reserve.
  10. No caramelo de banana adicione cerca 50g do creme de leite batido e misture muito bem. É para afinar o caramelo.
  11. Misture o caramelo de banana ao restante do creme de leite batido, mexer delicadamente. Junte cerca de 1/3 das bolachas cobertas com chocolate e misture.
  12. Adicione o creme de leite batido que foi adoçado e mexe rapidamente. Não precisa ficar totalmente misturado.
  13. Transfira a massa para um recipiente com tampa intercalando com as bolachas cobertas com chocolate. Irá sobrar um pouco das bolachas.
  14. Levar ao congelador por 06 horas no mínimo.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!
Sorvete de Banoffee Pie: Torta de Banana por PratoFundo.com

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Um Comentário (Deixe o seu!)
  1. Que coisa maravilhosa! Eu amo tudo que vai banana e esse sorvete ficou lindo, parece muito gostoso.

    Nunca fiz sorvete antes então fico meio receosa de fazer, mas vou salvar essa receita nos favoritos para um dia de coragem quem sabe tentar rsrs

«

»