Banoffee Pie: Torta de Banana

Como diria Doctor: Bananas are good.Ainda mais na forma de torta!

Deixando as piadinhas dirties de lado, banana é uma das frutas mais versáteis que existem. Podemos usar tanto em pratos doces quanto em salgados, pura ou acompanhada. Agrega sabor e ajuda na textura.

Banoffee Pie: Torta de Banana

As possibilidade são infinitas!

Essa versão da banoffee é do Jamie Oliver, ao menos assisti no Jamie’s 30 Minutes Meals. O que chamou a minha atenção foi a piscina de caramelo de banana que é o recheio da torta.

Na versão dele, é feito um caramelo básico (seco) e então adiciona o creme de banana batido. Deixa cozinhar mais um pouco e pronto. Diferente as receitas mais tradicionais que usam leite condensado e o transformam em caramelo (tudo bem que para mim é doce de leite).

Tô babando só de lembrar.

Adaptei alguns passos por causa de limitação de ingredientes. Troquei o licor de café por café solúvel pouco diluído em água. A base da torta foi feita ao invés de usar uma pronto, o que eu acho ser um ganho.

ps.: sim, gosto de Doctor Who! Cadê minha TARDIS?

Torta de Banana em close por PratoFundo.com

Banoffee Pie: Torta de Banana

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 45 minutos
Total: 1 hora 5 minutos
Rende: 1 torta ~20cm
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 1/2 receita Massa de Torta
  • 100 g açúcar refinado
  • 100 mL leite integral
  • 2 bananas nanicas (caramelo)
  • 3 bananas nanicas (recheio)
  • 200 g creme de leite fresco/pasteurizado (tenha mais que 35% gordura | usado: 42% gordura)
  • 50 g açúcar refinado (chantilly)
  • 10 g café solúvel (1 c. sopa )
  • 10-15 mL água
  • 20 g açúcar refinado
  • 10 mL extrato de baunilha (opcional; ou 1-2mL essência)
  • 50 g chocolate meio amargo ( em lascas; opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Abrir a massa básica para torta e forrar uma fôrma canelada de fundo falso de ~20cm. Assar em forno aquecido 180ºC por 20-25 minutos, até ficar bem dourada. Reservar.
  • No liquidificador juntar duas bananas e leite. Bater em velocidade média até ficar homogêneo. Reservar.
  • Numa frigideira colocar o açúcar refinado (100g) e deixar virar caramelo. Então, adicionar o creme de banana batido. Tenta cuidado que a mistura pode espirrar, continue cozinhando até que a maioria dos torrões de caramelo tenham se dissolvido.
  • Transferir sobre a base de torta já assada, deixar esfriar.
  • Cortar as bananas restantes na diagonal e distribuir sobre o caramelo. A quantidade de banana poderá variar de acordo com o tamanho delas. Reservar.
  • Bater o creme de leite fresco (com fouet ou batedeira) até quase virar chantilly, não deve ficar tão firme quanto. Acrescentar o açúcar aos poucos. Se quiser mais doce coloque mais. Caso usar o extrato de baunilha, acrescentar agora.
  • Misture o café instantâneo com a água e açúcar restante. Deve ficar espesso, coloque a água aos poucos também.
  • Adicione aos poucos a mistura de café no creme batido, misture poucos apenas para criar o efeito de marmorizado.
  • Colocar o creme batido com café sobre as bananas e ajeitar para ficar com picos. Se quiser colocar mais da mistura de café também pode. Finalize com o chocolate, caso use. Deixar na geladeira até a hora de servir.

Dicas

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 500kcal (25%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: doce de leite, torta doce
Banoffee Pie: Torta de Banana
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




16 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Martha:

    5 stars
    Receita maravilhosa

  2. Izaildes santos:

    4 stars
    Suas receitas são muito. boa adoro!. parabéns.Esta torta bonoffee e para comer de joelho rs o creme de banana combina mais do que o doce de leite.Bem criativo.Adorei!!

  3. Mariana Xavier:

    Você está salvando meu dia! hahaha. Estava assistindo esse episódio qdo de repente : No Signal! Quase morro! Quero fazer no fds ;) Tb pensei em substituir por café + água…

  4. Luh:

    Olá a todos,esta tarte,é como chamam aqui em Portugal as tortas,é maravilhosa,eu como sou vegan fiz e adaptei a receita,é pra não parar de comer mais…coloquei um cadim de calda de chocolate pra “piorar” a situação.O Jamie é simplesmente mara na arte de cozinhar coisas saborosas e simples.Já agora se me dão licença ,partilho convosco umas panquecas que vi no programa dele que leva :1 caneca de farinha de trigo com fermento com uma pitada de sal,1 caneca de leite e 1 ovo e o pulo do gato é ralar 1 pêra grande inteira com casca na massa,coloca colheradas na frigideira quente com um tiquim de manteiga quando tiver douradinha dos dois lados,serve com banana caramelada e iogurte natural,bão demais!!Abraço pra todos.

  5. Karina Batista:

    Imagine, ou tomo vergonha na cara e compro outras duas.. ou dou um jeito de aprender a tirar com cuidado, rs… mas nesse caso, da torta de banana, vou fazer, tirar a massa e terminar.. beijão

  6. Karina Batista:

    Tortinha maravilha, hein Vitor. Olha só, minha dúvida não é sobre a receita, mas sobre a sua forma canelada, rs. A sua tem fundo falso ou outra parafernália que ajude a desenformar? Pergunto porque comprei duas dessas formas canelas que não têm fundo falso, então nunca consigo desenformar as tortas, um saco. Acho que preciso de um guia,rs. Beijão

    1. Vitor Hugo:

      @Karina: uuh, valeu pelo lembrete! Usei uma fôrma de fundo-falso/removível. As fixas servem quando vai assar apenas a base e retirar (como esta torta), fora isso… dá muito trabalho para retirar mesmo com cuidado. Também já comprei fixas e me arrependi amargamente. Desculpa não ter boas dicas… :/

  7. Diego Manoel:

    Eu tb vi no Jamie’s 30 Minutes Meals, mesmo não sendo fã de sobremesas com banana, acabei fazendo, meu único problema foi n ter usado banana bem madura, pq acaba nem ficando com sabor e a textura correta T_T….
    Mas quem disse que sobrou? Sumiu! =]
    A sua ficou lindona ;)

    1. Vitor Hugo:

      @Diego: para o caramelo quanto mais madura, melhor! Já a cobertura não precisa estarem tanto… é uma combinação de sabores que funcionam muito bem, né?

  8. Danielle de Castro Carneiro:

    Que lindeza essa torta!

  9. Samantha Wuppschlander:

    A primeira vez que eu comi essa torta achei estranhíssimo o fato da banana ser usada “crua” na receita! Hahahahaha… na minha cabeça de “pipoca brazuca” banana sozinha na receita só cozida com especiarias. O fato é que me apaixonei pela dita cuja e eu faço a versão com leite condensado mas vou experimentar essa pois as vezes acho que fica muito doce. Adorei as fotos!

  10. vera ferraz:

    Hum… adoro essa tarte! Uma vez fiz um gelado a imaginar esta tarte e ficou delicioso!
    As fotos estão maravilhosas!

  11. Fabiana:

    Os ingleses são completamente viciados nessa torta e lá eles não conhecem doce de leite, tudo é caramel pra lá, caramel pra cá. Já eu achei doce demais e não fez muito o meu tipo. Mas, eu sou do contra, porque todo mundo que eu conheço, gosta.

    1. Vitor Hugo:

      @Fabi: não provei uma original na fonte, mas essa que fiz não fica doce demais por justamente não usar leite condensando, acredito. Essa variação que Jamie deu, de fazer um caramelo para dar doce e sabor, quebra o doce legal. Ao menos, achei. Devia experimentar antes de throw under bus os amgs :P

  12. Cynthia:

    Vitor, essa torta parece ser deliciosa pela forma de preparo , mas eu não gosto de banana ! Será que tem outra fruta que eu possa substituir e obter um resultado semelhante ? Obrigada !!!

    1. Vitor Hugo:

      @Cynthia: xi, aí fica difícil. Não me recordo de nenhuma fruta que teria o mesmo peso de textura. E mesmo que tivesse não ia ficar igual, né. A torta grita banana…