Trufa de Gin

Artigo Patrocinado

O nosso querido chocolate entra em destaque durante a Páscoa… bom, para a gente ele sempre é o protagonista em todas as épocas do ano, não é?

Assim, trago uma sugestão ao mesmo tempo tradicional, mas com um detalhe para sair do lugar comum: Trufa de Gin!

E como a grande maioria já sabem, eu espero, lá no Instagram/PratoFundo temos o segmento #SommelierDeMercado e graças a ele, o Makro me chamou para uma parceria linda e incrível!

Fui visitar uma unidade Makro e, claro, já aproveitei para fazer os stories e a compra dos ingredientes da trufa lá mesmo. Isso, comprei lá mesmo, não precisa de cadastro e nem CNPJ! Foi só entrar e comprar, fácil, fácil.

Para quem não acompanhou os meus stories, tem o compilado dessa visita que foi bem legal. Muitas opções, e como você sabe: a gente gosta mesmo de ir em mercado!

Agora, a receita!

Sugiro esta trufa por ser de preparo bem simples e rápido, se você tem um pouco de receio de mexer com chocolate: não precisa ter! Esta trufa é certeira.

Geralmente, as pessoas acham que uma ganache é só chocolate e creme de leite, né? Mas na realidade, ganache é a mistura de chocolate com qualquer líquido. Ele pode ser a base de água ou de gordura.

E como queremos fazer esse creme de chocolate, não tem problema nenhum fazer esta mistura. Desta vez, usei Gin por ter notas florais e de especiarias que casam bem com o chocolate meio amargo. Além da bebida ter entrado para o gosto do brasileiro.

Trufa de Gin por PratoFundo.com

Trufa de Gin

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 20 minutos
Total: 30 minutos
Rende: 20 unidades, 20g/cada
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 300 g chocolate meio amargo
  • 50 g creme de leite UHT (17-20% gordura)
  • 50 mL gin
  • Decorar: chocolate em pó (50% cacau ou cacau chocolate em pó (100% cacau))
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas até ficar bem homogêneo.
  • Adicione o creme de leite, gin e misture até ficar uniforme.
  • Transfira a ganache para um recipiente e leve para geladeira para ficar firme, cerca de 15-20 minutos.
  • Faça pequenas bolinhas com a ganache firme, use uma colher de sobremesa como referência.
  • Se quiser um acabamento mais uniforme, enrole cada bolinha como se fosse um brigadeiro para deixar mais arredondada. Caso a sua mão seja muito quente, volte as bolinhas para a geladeira por 5-7 minutos.
  • Passe cada trufa no chocolate ou cacau em pó, e retire o excesso.
  • Coloque em um recipiente com tampa e armazene na geladeira por até 5 dias.

Dicas

  • Creme de leite / Gin: a quantidade deste dois ingredientes podem variar de acordo com a sua preferência. A proporção dessa ganache é 3:1, ou seja, 3 partes de chocolate para 1 parte de líquido. A quantidade total final de líquido, neste receita, é de 100g. Logo, fiz 50% de creme e gin. Se quiser aumentar o gin, recomendo que fique entre 60/40 ou 70/30. Quanto mais gin, mais alcoólico a trufa será.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 200kcal (10%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: doce de festa
Trufa de Gin por PratoFundo.com Trufa de Gin Artigo patrocinado por marca parceira

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Fábio:

    Gostei … por causa do gin …
    Duas perguntas :
    1) qual a proporção de cacau no chocolate ?
    2) vc disse que tem alergia à álcool , é sem problemas pra essa trufa ?

    P.S. eu tenho falta de álcool.

    1. Vitor Hugo:

      No meio amargo? Não sei, a embalagem não informa. Deve ficar entre 25 (mínimo exigido por lei) até 50%. E não, eu nunca disse que sou alérgico ao álcool, eu tenho intolerância ao álcool que é bem diferente, heheheh. Mas não, não é sem problemas, se eu comer demais vai dar ruim, hahahahahha

  2. Lu Souza:

    Hahahahaha… já quero!