Muffin de Gotas de Chocolate (Bakery Style)

Sabe quando você precisa de um lanche rápido? Muffin de Gotas de Chocolate é a receita que você procura: super fácil, rápida e fica deliciosa! Serve para o café, lanche da tarde ou para levar na lancheira.

Muffin de Gotas de Chocolate dentro da forma com gotas sobre a mesa

Creio que isso não seja importante para a receita (e não é): comprei a forma de cupcake/muffin de 6 cavidades para fazer este Muffin de Gotas de Chocolate (Bakery Style).

É sério. E valeu cada centavo. O pior (ou melhor) de tudo: eu tenho forma de cupcake, mas da grande com 12 cavidades. Queria uma menor, logo, consigo fazer uma receita não tão grande assim.

Independente disso, Muffin de Gotas de Chocolate (Bakery Style) é incrível. Minha ideia para esta receita é inspirada nos Muffin grandes que a gente vê em cafeteria e bakery gringa, sabe?

A massa é incrível, macia no ponto ideal. Assim como a umidade dela. Sem falar na quantidade de gotas de chocolate. E, claro, a forma de papel ajuda bastante para fechar o visual de Bakery Style.

Mass crua de Muffin de Gotas de Chocolate dentro de formas de papel

Dicas para o Muffin Perfeito

  • Para as gotas ou outros recheios não afundarem no muffin, a massa em si precisa ser mais densa ou essas adições serem mais leve que ela. Aquelas dicas de passar na farinha e afins não vão funcionar, é questão de densidade mesmo.
  • Se você quiser que as gotas apareçam na superfície do muffin, você precisa colocar as gotas ali. Elas não vão sair de dentro do muffin.
  • Se for usar frutas congeladas (mirtilo, framboesa e afins) é ideal deixar descongelar sobre papel toalha para absorver o excesso de umidade para não alterar a consistência da massa.

Muffin de Gotas de Chocolate

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 43 minutos
Total: 53 minutos
Rende: 6 unidades
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 125 mL (½ xícara) leite desnatado (ou integral)
  • 100 g (½ xícara) açúcar cristal
  • 60 mL (¼ xícara) óleo vegetal
  • 1 ovo
  • 7 mL (1 ½  colher de chá) essência de baunilha (transparente)
  • 230 g (1 ¾ xícara) farinha de trigo
  • 7,5 g (1 ½ colher de chá) fermento químico em pó
  • 1,5 g (¼ colher de chá) sal refinado
  • 200 g (1 xícara) chocolate meio amargo (gotas ou barra picada; pode ser ao leite)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Preaqueça o forno a 180°C, coloque as formas de papel em uma forma de cupcake/muffin de 6 cavidades. As formas usadas são do tipo tulipa.
  • Bata leite, açúcar, óleo, ovo, essência com um batedor de arame (fouet ou batedeira) até ficar bem misturado, cerca 2-3 minutos.
  • Adicione farinha de trigo, fermento, sal, chocolate e misture até ficar homogêneo.
  • Divida a massa entre as 6 cavidades. Se desejar, coloque mais gotas de chocolate sobre o muffin, assim elas vão ficar aparente no topo.
  • Asse a 180°C por 40-45 minutos ou até ficar dourado na superfície, retire do forno.
  • Sirva morno ou em temperatura ambiente. Se for comer depois de frio ou gelado, esquentar no micro-ondas por 15 segundos fica ótimo. Guarde na geladeira.

Dicas

  • Chocolate: se usar barra picada, pique em pedaços pequenos. Se forem muito grande. Pode ser usado meio a meio: 50% de chocolate meio amargo e 50% de chocolate ao leite.
  • Forma de papel: as formas de papel usada são mais altas que as formas usuais, então, cabe mais massa. E comprei pronta já em loja de confeitaria. Nas mais baixas, você consegue no total 7-8 muffins.
  • Essência de baunilha: sim, a essência artificial que ajuda a dar aquele sabor de “bakery“, sabe? Por incrível que pareça.
  • Açúcar perolado: na primeira foto tem cristais de açúcar, são apenas de decoração nesse caso. Usei só para a foto mesmo, não precisa colocar.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 509kcal (25%) | Carboidratos: 65g (22%) | Proteína: 8g (16%) | Gordura: 24g (37%) | Gordura Saturada: 9g (56%) | Colesterol: 30mg (10%) | Sódio: 253mg (11%) | Potássio: 271mg (8%) | Fibra: 4g (17%) | Açúcar: 30g (33%) | Vitamina A: 97IU (2%) | Vitamina B2: 1mg (59%) | Cálcio: 130mg (13%) | Ferro: 4mg (22%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: muffin de baunilha, muffin de gotas de chocolate
Muffin de Gotas de Chocolate aberto com chocolate derretido
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




25 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Aline:

    5 stars
    Ficaram perfeitos, na minha forma renderam 8 unidades.
    Muito prático e com apenas um bol e um fue pra lavar.
    Pena não conseguir publicar a foto pq ficaram lindos.

  2. Alicia Ribeiro:

    Olá, gostei muito da receita, esse óleo vegetal pode ser azeite?

    1. Vitor Hugo:

      Tecnicamente, poderia. Mas tenho lá minhas dúvida se ficará gostoso, gostoso… azeite tem sabor próprio bem característico e pode entrar em conflito com a baunilha e chocolate. Pra ter certeza mesmo, testa e conta pra gente :)

  3. Maria Eduarda:

    5 stars
    Sou apaixonada nesta receita, muito obrigada!! S2

  4. Amanda:

    Tô babando nessa receita e quero fazer pra ontem!! Obrigada

  5. Priscila C:

    Não entendi uma coisa: no texto é citado que o chocolate afundar ou não é questão de densidade. Mas nas dicas é mencionado que se os pedaços forem muito grandes eles vão afundar.
    No entanto, a densidade do chocolate é uma só e independe do tamanho deles, então as informações me parecem contraditórias. Estou perdendo algo? Obrigada

    1. Vitor Hugo:

      Faz sentido mesmo, em suma: se vai afundar ou não é questão de densidade, isso está correto. A parte contraditória foi removida, o texto tinha sido escrito em tempos diferentes, por isso deve ter passado. Obrigado!

  6. Heitor O:

    Oii Vitor, tudo bem?? vc pode informar em qual loja (ou a marca) vc comprou esta forminha de papel?? to procurando igual louco, porém, não desse tipo que amei.

    obrigado!

    1. Vitor Hugo:

      As formas usadas são do tipo tulipa. Comprei faz tempo na Central do Sabor em São Paulo.

      1. Felipe:

        Vitor a questão do óleo sabor neutro ,vc utiliza o de canola ? Quais seriam as opções de sabores neutros ?

      2. Vitor Hugo:

        Eu uso qualquer um, exceto o de soja. Para mim, ele tem um sabor característico forte que pode aparecer na receita depois de pronta.

  7. Benilde S.Schultz:

    muito bom. Fiz e ficaram maravilhosos. A medida por peso é precisa e ajuda a não errar. Obrigada

  8. Rafaela:

    Olá, alguém poderia me dizer se posso substituir o açúcar cristal pelo açúcar refinado comum?

    1. Vitor Hugo:

      Poder, você até pode. Mas se vai dar certo… hehehe Nesse caso, eu acho que não teria problema, mas a textura vai ficar um pouco diferente.

  9. Rita Ribeiro:

    5 stars
    Acabei de fazer essa receita. É perfeita!!!! Aliás, esse blog é sensacional. Mas nada se compara aos seus vídeos!

  10. Mateus:

    Oi Vitor, tudo bem? Depois de feito, ele pode ficar quantos dias na geladeira? Eu estava pensando em fazer para vender na faculdade, você acha que fica bom?

    1. Vitor Hugo:

      Vai depender do armazenamento e condições da geladeira. Mas eu não deixaria mais do que 5 dias.

  11. Júlia:

    Oi Vitor Hugo, vc acha q vai piorar muito se usar gotas forneáveis?

    1. Vitor Hugo:

      Se for forneável mesmo, não tem problema… porém, dependendo da marca o chocolate da gota em si tem um sabor não tão bom. Na receita, eu usei Sicao.

  12. Alana:

    5 stars
    Maravilhoso!!! Vou tentar!

  13. Carol:

    A forma de 6 cavidades é maior? Como deixar eles altos starbucks style?

    1. Vitor Hugo:

      Não, é forma tamanho padrão de cupcake/muffin (7,6cm dia x 2,5 cm). Creio que as do Starbucks seja a forma giant em que a cavidade tem 10cm (diâmetro) por 4,5cm.

    2. Andréa:

      Oi Vitor Hugo, por favor …se for colocar frutas posso fazer na mesma quantidade do chocolate??

      1. Vitor Hugo:

        Não sei dizer, pois não fiz com frutas. Testa e me conta! :)

  14. Ângela Bittencourt:

    5 stars
    Nossa, Vitor Hugo!!! A cada dia fico mais encantada com o teu trabalho!!! Receita linda, gostosa, fácil, bem explicada e que eu dou conta de comer, pq são só 6!!! Parabéns!