Muffin de Gotas de Chocolate (Bakery Style)

Sabe quando você precisa de um lanche rápido? Muffin de Gotas de Chocolate é a receita que você procura: super fácil, rápida e fica deliciosa! Serve para o café, lanche da tarde ou para levar na lancheira.

Muffin de Gotas de Chocolate dentro da forma com gotas sobre a mesa

Creio que isso não seja importante para a receita (e não é): comprei a forma de cupcake/muffin de 6 cavidades para fazer este Muffin de Gotas de Chocolate (Bakery Style).

É sério. E valeu cada centavo. O pior (ou melhor) de tudo: eu tenho forma de cupcake, mas da grande com 12 cavidades. Queria uma menor, logo, consigo fazer uma receita não tão grande assim.

Independente disso, Muffin de Gotas de Chocolate (Bakery Style) é incrível. Minha ideia para esta receita é inspirada nos Muffin grandes que a gente vê em cafeteria e bakery gringa, sabe?

A massa é incrível, macia no ponto ideal. Assim como a umidade dela. Sem falar na quantidade de gotas de chocolate. E, claro, a forma de papel ajuda bastante para fechar o visual de Bakery Style.

Mass crua de Muffin de Gotas de Chocolate dentro de formas de papel

Dicas para o Muffin Perfeito

  • Para as gotas ou outros recheios não afundarem no muffin, a massa em si precisa ser mais densa ou essas adições serem mais leve que ela. Aquelas dicas de passar na farinha e afins não vão funcionar, é questão de densidade mesmo.
  • Se você quiser que as gotas apareçam na superfície do muffin, você precisa colocar as gotas ali. Elas não vão sair de dentro do muffin.
  • Se for usar frutas congeladas (mirtilo, framboesa e afins) é ideal deixar descongelar sobre papel toalha para absorver o excesso de umidade para não alterar a consistência da massa.
Gif para se inscrever no canal do PratoFundo no Youtube

Muffin de Gotas de Chocolate

Pré-preparo: 10 min
Tempo de preparo: 43 min
Total: 53 min
Rend.: 6 unidades
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 125 mL (½ xícara) leite desnatado (ou integral)
  • 100 g (½ xícara) açúcar cristal
  • 60 mL (¼ xícara) óleo vegetal sabor neutro
  • 1 ovo
  • 7 mL (1 ½  colher de chá) essência de baunilha (transparente; cerca 1 ½ colher de chá)
  • 230 g (1 ¾ xícara) farinha de trigo
  • 7,5 g (1 ½ colher de chá) fermento em pó (cerca 1 ½ colher de chá)
  • 1,5 g (¼ colher de chá) sal refinado (cerca ¼ colher de chá)
  • 200 g (1 xícara) chocolate meio amargo (gotas ou barra bem picada; pode ser ao leite)
Recomendo sempre usar as medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e são menos precisas.

Modo de Preparo

  • Pré-aqueça o forno a 180°C, coloque as formas de papel em uma forma de cupcake/muffin de 6 cavidades.
  • Bata leite, açúcar, óleo, ovo, essência com um batedor de arame (fouet ou batedeira) até ficar bem misturado, cerca 2-3 minutos.
  • Adicione farinha de trigo, fermento, sal, chocolate e misture até ficar homogêneo.
  • Divida a massa entre as 6 cavidades. Se desejar, coloque mais gotas de chocolate sobre o muffin, assim elas vão ficar aparente no topo.
  • Asse a 180°C por 40-45 minutos ou até ficar dourado na superfície, retire do forno.
  • Sirva morno ou em temperatura ambiente. Se for comer depois de frio ou gelado, esquentar no micro-ondas por 15 segundos fica ótimo. Guarde na geladeira.

Dicas

  • Chocolate: se usar barra picada, pique em pedaços pequenos. Se forem muito grande, os pedaços vão afundar na massa. Pode ser usado meio a meio: 50% de chocolate meio amargo e 50% de chocolate ao leite.
  • Forma de papel: as formas de papel usada são mais altas que as formas usuais, então, cabe mais massa. E comprei pronta já em loja de confeitaria. Nas mais baixas, você consegue no total 7-8 muffins.
  • Essência de baunilha: sim, a essência artificial que ajuda a dar aquele sabor de “bakery“, sabe? Por incrível que pareça.
  • Açúcar perolado: na primeira foto tem cristais de açúcar, são apenas de decoração nesse caso. Usei só para a foto mesmo, não precisa colocar.
Você fez a receita?Marca @PratoFundo ou tag #pratofundo no Instagram!
Muffin de Gotas de Chocolate aberto com chocolate derretido

Artigo por:
Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

10 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Oi Vitor, tudo bem? Depois de feito, ele pode ficar quantos dias na geladeira? Eu estava pensando em fazer para vender na faculdade, você acha que fica bom?

    1. Vai depender do armazenamento e condições da geladeira. Mas eu não deixaria mais do que 5 dias.

  2. Oi Vitor Hugo, vc acha q vai piorar muito se usar gotas forneáveis?

    1. Se for forneável mesmo, não tem problema… porém, dependendo da marca o chocolate da gota em si tem um sabor não tão bom. Na receita, eu usei Sicao.

  3. 5 stars
    Maravilhoso!!! Vou tentar!

  4. A forma de 6 cavidades é maior? Como deixar eles altos starbucks style?

    1. Não, é forma tamanho padrão de cupcake/muffin (7,6cm dia x 2,5 cm). Creio que as do Starbucks seja a forma giant em que a cavidade tem 10cm (diâmetro) por 4,5cm.

    2. Oi Vitor Hugo, por favor …se for colocar frutas posso fazer na mesma quantidade do chocolate??

      1. Não sei dizer, pois não fiz com frutas. Testa e me conta! :)

  5. 5 stars
    Nossa, Vitor Hugo!!! A cada dia fico mais encantada com o teu trabalho!!! Receita linda, gostosa, fácil, bem explicada e que eu dou conta de comer, pq são só 6!!! Parabéns!