O Incrível Bolo de Cenoura Super Fácil

Bolo de Cenoura é uma das receitas mais simbólicas da culinária brasileira, acredito que todo mundo já comeu! Super fácil e delicioso!

Bolo de cenoura com cobertura e granulado por cima

Imaginar que não tinha uma receita de Bolo de Cenoura ainda aqui no PratoFundo, quer dizer, só o americano que é ótimo também: Carrot Cake.

Mas agora tem! Bolo de cenoura é uma daquelas receitas que todo mundo já tem a sua, agora você tem mais uma para testar se desejar.

A minha receita é um pouco diferente em relação à cenoura. Geralmente, na maioria das receitas a cenoura é usada crua, certo? Aqui que vem o pulo do gato: uso a cenoura cozida!

A primeira vez que usei assim foi por causa de um trabalho, a receita não era minha e quando a gente está sendo pago, faz o que o cliente pede, não é mesmo?

E não é que o bolo ficou incrível? Particularmente, a textura ficou ótima. Mais com cara de bolo do que bolo de cenoura comum que estamos acostumados, diria. É que dependendo da receita, o bolo de cenoura pode fica com aquele ar de pesado.

Bolo de cenoura ainda na forma tipo bundt

Então, com a cenoura cozida diminui essa chance, ao menos eu achei. Ao cozinhar previamente a cenoura, a temperatura altera as propriedades físicas dela (parede celular é parcialmente quebrada, assim como as fibras) o que reflete na interação com os outros ingredientes (principalmente, as proteínas da farinha de trigo).

Outro ponto, ao facilitar a quebra da parede celular isso ajuda a expor o beta caroteno (carotenoides) que está dentro das células e assim pode impactar na cor final também. Leia-se: fica mais amarelo.

Se você tinha problema em fazer um bolo de cenoura, acredito que a minha receita pode te ajudar! Ou não, vai saber!

Dicas: Bolo de Cenoura Perfeito

  • Cenoura: vai parecer contraditório, mas quanto mais cenoura no bolo mais fácil dele solar ou ficar embatumado. Sabe quando o bolo não cresce e parece que ficou cru, então. A cenoura devido a sua composição (água e fibras) influencia as propriedades dos outros ingredientes e caso a receita não esteja adequada isso acaba acontecendo.
  • Forno: seja para o bolo de cenoura ou qualquer outro bolo, se a receita pediu, preaqueça sim o forno. O bolo precisa entrar quente no forno. Boa parte dos fornos domésticos não são eficientes, então, demora para preaquecer de verdade, cerca de 20-25 minutos. Forno frio é outra causa do bolo ficar embatumado.
  • Fermento: diferente de outros bolos, a massa do bolo de cenoura é mais pesada (por causa da cenoura) e precisa de mais fermento para ter a textura de bolo esperada. Use a quantidade de fermento que a receita pede e que o fermento esteja funcionando ainda.
Fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate escorrendo
Gif para se inscrever no canal do PratoFundo no Youtube

O Incrível Bolo de Cenoura Super Fácil

Pré-preparo: 15 minutos
Tempo de preparo: 35 minutos
Total: 50 minutos
Rende: 12 pedaços (1 bolo de 18,5 por 8cm)
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Bolo de Cenoura

  • 140 g cenoura (cozida)
  • 200 g (1 xícara) açúcar cristal
  • 100 g (½ xícara) óleo vegetal sabor neutro
  • 2 ovos (pode estar gelado)
  • 1,5 g (¼ colher de chá) sal refinado
  • 180 g (1 ¼ xícara) farinha de trigo
  • 7,5 g (1 ¼ colher de chá) fermento químico em pó

Cobertura Ganache de Chocolate

  • 50 g creme de leite UHT (caixa ou lata; usado: 17% gordura)
  • 50 g chocolate meio amargo (gotas ou picado)
Recomendo sempre usar as medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e são menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL

Modo de Preparo

Bolo de Cenoura

  • Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga ou margarina culinária uma forma redonda de furo no meio de cerca 18,5 x 8,5 cm (veja observação). Unte, mas unte muito bem, unte a alma toda (ainda mais se for formas com muitos detalhes). Depois leve a forma ao congelador. Usei na receita uma forma tipo Bundt da Nordicware de capacidade de 6 xícaras (a versão pequena).
  • Corte a cenoura em pedaços menores (se quiser, pode descascar) e cozinhe na água em fogo médio até ficar bem macia, cerca de 10-15 minutos. A receita usa 140g de cenoura cozida, se você descascar ou retirar parte feia da cenoura é necessário compensar com mais cenoura, logo, é preciso ter mais cenoura crua no começo.
  • Escorra a cenoura cozida, a água do cozimento não é usada. A cenoura cozida pode ser usada morna ou temperatura ambiente.
  • Bata cenoura cozida, açúcar, óleo, ovos e sal no liquidificador até ficar bem uniforme, cerca de 2-3 minutos.
  • Misture farinha de trigo, fermento e cenoura batida em uma tigela até ficar uniforme. Se quiser colocar farinha, fermento no liquidificador para bater até pode, eu não gosto.
  • Transfira a massa para a forma preparada.
  • Asse a 180°C por 30-35 minutos ou até que no teste do palito saia limpo.
  • Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos na forma, então, desenforme sobre uma grade ou prato de servir. Deixe esfriar.

Cobertura Ganache de Chocolate

  • Misture o creme de leite e chocolate em uma tigela própria para micro-ondas.
  • Leve aos micro-ondas de 15 em 15 segundos até derreter o chocolate, misture entre as idas ao micro-ondas. Se quiser, pode fazer no banho-maria também.
  • Cubra o bolo com o ganache e se quiser salpique granulado.

Dicas

  • Tamanho: é um bolo pequeno, se for usar uma forma redonda de 24-25cm diâmetro ou retangular de 20×30 cm, tem que dobrar a receita. Veja a foto abaixo para ter uma noção de escala entre o bolo e a minha mão.
  • Forma: se for usar alguma forma da Nordicware não recomendo que use desmoldantes ou os spray nacionais. O fabricante indica que seja usado apenas baking spray (que tem farinha na composição) e diz que cooking spray pode deixar resíduo pegajoso nas formas e que isso faz o bolo grudar. Já usei desmoldantes nacionais da linha do food service (as duas principais marcas) em outras formas (que o desmoldou perfeitamente) e na minha experiência também deixaram resíduo pegajoso.
  • Forma 2: a usada é a versão de 6 xícaras (6 cups) que a Nordicware tem… e são bem pequenas. Se estava pensando em comprar por ser mais barata, não sei se vale lá muito a pena, pois terá que adaptar toda receita para o tamanho da forma.
  • Untar: não precisa polvilhar farinha, mas se quiser pode. E usei margarina culinária para untar, particularmente, fica melhor para desenformar e não gasto manteiga que está o preço da morte. E vai ao congelador para solidificar a gordura novamente.
  • Cenoura: sim, tem que ser por peso.
  • Forno: não asse na panela de pressão elétrica, não funciona. Sim, foi testado. Assa no forno mesmo.

Recomendados

Forma – Amazon – Nordicware Classic
Forma – Amazon – Nordicware Wave
Forma – Amazon – Nordicware Quadriculada
Link de afiliados: o PratoFundo recebe uma pequena comissão pela venda, mas você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o PratoFundo. Valor sujeito a alteração sem aviso prévio.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!

Apoie o PratoFundo!

Gostou da receita? Você pode ajudar a deixar ainda melhor, saiba como APOIAR O PRATOFUNDO!

Mão de homem sobre o bolo de cenoura para mostrar a ideia de tamanho

Referências

Você lendo o PratoFundo: site totalmente independente sobre comida possível com receitas para o dia a dia, ocasiões especiais, e associado a Ciência de Alimentos. Gostou do nosso conteúdo? Você pode ajudar, APOIE O PRATOFUNDO!
Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

6 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Olá Vitor, confesso que se for cozinhar a cenoura primeiro já fico com preguiça hahahahaha Mas, o que faço para meus bolos de cenoura nunca mais darem errado são duas coisas:
    1 – a cenoura tem que ser bem laranjinha, sem aquela parte verde perto do caule.
    2- a quantidade exata de cenoura: 270 gr.

    Depois que segui essas duas regras, nunca mais deram errado. Inclusive, acabei de tirar um do forno.

  2. 5 stars
    Por que a forma deve ir ao congelador? na forma maior, quantas cenouras devo usar para cozinhar?
    Minhas receitas o bolo fica sovado e não crescem ou em algumas crescem e depois que saem do forno murcham.
    O que devemos fazer para o bolo ficar crescer ficar fofo e não murchar?

    1. Todas as respostas estão escritas no texto, dá uma lidinha com mais atenção. :)

  3. 5 stars
    Nossa Vitor Hugo, me salvou, ainda bem que achei essa receita recente. Estava querendo fazer um bolo de cenoura com cobertura de chocolate e ia fazer o seu Carrot Cake com a minha cobertura. Mas essa receita combina mais!
    Tive um pequeno percalço, achei que cenoura absorvesse água no cozimento, aqui perdeu uns 10% de peso. Ainda foi fácil de corrigir. O resultado ficou ótimo!
    Adoro suas receitas, sempre bem explicadas, sem se alongar nos detalhes. E percebi que já subiu o nível, até referência científica tem. Parabéns!

  4. Que técnica boa, meus bolos de cenoura nunca ficam muito bons. Vou tentar esse hoje, a minha dúvida é se a cenoura entra quente ou fria no liquidificador. Sou sua fã 🤩

    1. A cenoura cozida pode ser usada morna ou temperatura ambiente. :)