O Incrível Bolo de Cenoura Super Fácil

Bolo de Cenoura é uma das receitas mais simbólicas da culinária brasileira, acredito que todo mundo já comeu! Super fácil e delicioso!

Bolo de cenoura com cobertura e granulado por cima

Imaginar que não tinha uma receita de Bolo de Cenoura ainda aqui no PratoFundo, quer dizer, só o americano que é ótimo também: Carrot Cake.

Mas agora tem! Bolo de cenoura é uma daquelas receitas que todo mundo já tem a sua, agora você tem mais uma para testar se desejar.

A minha receita é um pouco diferente em relação à cenoura. Geralmente, na maioria das receitas a cenoura é usada crua, certo? Aqui que vem o pulo do gato: uso a cenoura cozida!

A primeira vez que usei assim foi por causa de um trabalho, a receita não era minha e quando a gente está sendo pago, faz o que o cliente pede, não é mesmo?

E não é que o bolo ficou incrível? Particularmente, a textura ficou ótima. Mais com cara de bolo do que bolo de cenoura comum que estamos acostumados, diria. É que dependendo da receita, o bolo de cenoura pode fica com aquele ar de pesado.

Bolo de cenoura ainda na forma tipo bundt

Então, com a cenoura cozida diminui essa chance, ao menos eu achei. Ao cozinhar previamente a cenoura, a temperatura altera as propriedades físicas dela (parede celular é parcialmente quebrada, assim como as fibras) o que reflete na interação com os outros ingredientes (principalmente, as proteínas da farinha de trigo).

Outro ponto, ao facilitar a quebra da parede celular isso ajuda a expor o beta caroteno (carotenoides) que está dentro das células e assim pode impactar na cor final também. Leia-se: fica mais amarelo.

Se você tinha problema em fazer um bolo de cenoura, acredito que a minha receita pode te ajudar! Ou não, vai saber!

Dicas: Bolo de Cenoura Perfeito

  • Cenoura: vai parecer contraditório, mas quanto mais cenoura no bolo mais fácil dele solar ou ficar embatumado. Sabe quando o bolo não cresce e parece que ficou cru, então. A cenoura devido a sua composição (água e fibras) influencia as propriedades dos outros ingredientes e caso a receita não esteja adequada isso acaba acontecendo.
  • Forno: seja para o bolo de cenoura ou qualquer outro bolo, se a receita pediu, preaqueça sim o forno. O bolo precisa entrar quente no forno. Boa parte dos fornos domésticos não são eficientes, então, demora para preaquecer de verdade, cerca de 20-25 minutos. Forno frio é outra causa do bolo ficar embatumado.
  • Fermento: diferente de outros bolos, a massa do bolo de cenoura é mais pesada (por causa da cenoura) e precisa de mais fermento para ter a textura de bolo esperada. Use a quantidade de fermento que a receita pede e que o fermento esteja funcionando ainda.
Fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate escorrendo

Bolo de Cenoura Super Fácil

Pré-preparo: 15 minutos
Tempo de preparo: 35 minutos
Total: 50 minutos
Rende: 12 pedaços (1 bolo de 18,5 por 8cm)
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Bolo de Cenoura

  • 140 g cenoura (cozida)
  • 200 g (1 xícara) açúcar cristal
  • 100 g (½ xícara) óleo vegetal
  • 2 ovos (pode estar gelado)
  • 1,5 g (¼ colher de chá) sal refinado
  • 180 g (1 ¼ xícara) farinha de trigo
  • 7,5 g (1 ¼ colher de chá) fermento químico em pó

Cobertura Ganache de Chocolate

  • 50 g creme de leite UHT (caixa ou lata; usado: 17% gordura)
  • 50 g chocolate meio amargo (gotas ou picado)
Recomendo sempre usar as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As quantidades em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL

Modo de Preparo

Bolo de Cenoura

  • Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga ou margarina culinária uma forma redonda de furo no meio de cerca 18,5 x 8,5 cm (veja observação). Unte, mas unte muito bem, unte a alma toda (ainda mais se for formas com muitos detalhes). Depois leve a forma ao congelador. Usei na receita uma forma tipo Bundt, modelo Anniversary Half-sized da Nordicware de capacidade de 6 xícaras (a versão pequena).
  • Corte a cenoura em pedaços menores (se quiser, pode descascar) e cozinhe na água em fogo médio até ficar bem macia, cerca de 10-15 minutos. A receita usa 140g de cenoura cozida, se você descascar ou retirar parte feia da cenoura é necessário compensar com mais cenoura, logo, é preciso ter mais cenoura crua no começo.
  • Escorra a cenoura cozida, a água do cozimento não é usada. A cenoura cozida pode ser usada morna ou temperatura ambiente.
  • Bata cenoura cozida, açúcar, óleo, ovos e sal no liquidificador até ficar bem uniforme, cerca de 2-3 minutos.
  • Misture farinha de trigo, fermento e cenoura batida em uma tigela até ficar uniforme. Se quiser colocar farinha, fermento no liquidificador para bater até pode, eu não gosto.
  • Transfira a massa para a forma preparada.
  • Asse a 180°C por 30-35 minutos ou até que no teste do palito saia limpo.
  • Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos na forma, então, desenforme sobre uma grade ou prato de servir. Deixe esfriar.

Cobertura Ganache de Chocolate

  • Misture o creme de leite e chocolate em uma tigela própria para micro-ondas.
  • Leve aos micro-ondas de 15 em 15 segundos até derreter o chocolate, misture entre as idas ao micro-ondas. Se quiser, pode fazer no banho-maria também.
  • Cubra o bolo com o ganache e se quiser salpique granulado.

Dicas

  • Tamanho: é um bolo pequeno, se for usar uma forma redonda de 24-25cm diâmetro ou retangular de 20×30 cm, tem que dobrar a receita. Veja a foto abaixo para ter uma noção de escala entre o bolo e a minha mão.
  • Dobrar a receita: se for fazer um bolo maior, dobrando a receita, não se assuste com a quantidade de açúcar e óleo, é isso mesmo. Testei reduzindo a quantidade e não fica tão bom.
  • Forma: se for usar alguma forma da Nordicware não recomendo que use desmoldantes ou os spray nacionais. O fabricante indica que seja usado apenas baking spray (que tem farinha na composição) e diz que cooking spray pode deixar resíduo pegajoso nas formas e que isso faz o bolo grudar. Já usei desmoldantes nacionais da linha do food service (as duas principais marcas) em outras formas (que o desmoldou perfeitamente) e na minha experiência também deixaram resíduo pegajoso.
  • Forma 2: a usada é a versão de 6 xícaras (6 cups) que a Nordicware tem… e são bem pequenas. Se estava pensando em comprar por ser mais barata, não sei se vale lá muito a pena, pois terá que adaptar toda receita para o tamanho da forma.
  • Untar: não precisa polvilhar farinha, mas se quiser pode. E usei margarina culinária para untar, particularmente, fica melhor para desenformar e não gasto manteiga que está o preço da morte. E vai ao congelador para solidificar a gordura novamente.
  • Cenoura: sim, tem que ser por peso.
  • Forno: não asse na panela de pressão elétrica, não funciona. Sim, foi testado. Assa no forno mesmo.

Recomendados

Forma – Amazon – Nordicware Classic
Forma – Amazon – Nordicware Wave
Forma – Amazon – Nordicware Quadriculada
Link de afiliados: o PratoFundo recebe uma pequena comissão pela venda, mas você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o PratoFundo. Valor sujeito a alteração sem aviso prévio.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
Mão de homem sobre o bolo de cenoura para mostrar a ideia de tamanho

Referências

Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




16 Comentários (Deixe o seu!)
  1. 5 stars
    Fiz a receita mais uma vez, deu super certo de novo! Ainda tenho receio de fazer a calda, me dá uma agonia desperdiçar com o que cai na forma, kkk. Dessa vez fiz com gotas de chocolate, ficou maravilhoso. Não é o mesmo tipo de produto, mas prefiro esse bolo do que os caros panetones de chocolate!

  2. 5 stars
    Receita perfeita , fiz numa forma de furo de 27cm de diâmetro, dobrei a receita e saiu perfeito, realmente a pesagem dos ingredientes faz toda diferença , meu bolo sempre saia solado e depois que comecei a pesar as cenouras bolo solado nunca mais

  3. Eu gostaria de saber das formas comuns quantas receitas tem que ser feitas para elas,não só de formas estilizadas.Eu falo da forma do tempo da vovó e também tabuleiros.Obrigado!

    1. Só testando, testa aí e conta pra gente! :)

  4. 5 stars
    Olá, Vitor. Sabe me dizer qual é o nome dessa forma ?

    1. É a forma modelo Anniversary Half-sized da Nordicware de capacidade de 6 xícaras (é uma forma pequena), a versão tradicional/normal da marca é de 10-12 xícaras.

  5. Incrível, primeiro bolo de cenoura que faço que dá certo.
    Ficou perfeito.

  6. Adoro este bolo cenoura ,minha dica é sempre fazer duas receitas porquê é bom demais e aqui em casa somos 6 pessoas.
    Parabéns pelo seu trabalho.

  7. 5 stars
    Ótima receita, finalmente consegui fazer um bolo de cenoura fofinho

  8. Passando para agradecer a receita! Meus bolos de cenoura não solavam, porém eram sempre mais pesados e a textura me incomodava. Depois de ver testar essa receita nunca mais faço outra! Obrigada pelo conteúdo de qualidade =D

  9. Olá Vitor, confesso que se for cozinhar a cenoura primeiro já fico com preguiça hahahahaha Mas, o que faço para meus bolos de cenoura nunca mais darem errado são duas coisas:
    1 – a cenoura tem que ser bem laranjinha, sem aquela parte verde perto do caule.
    2- a quantidade exata de cenoura: 270 gr.

    Depois que segui essas duas regras, nunca mais deram errado. Inclusive, acabei de tirar um do forno.

  10. 5 stars
    Por que a forma deve ir ao congelador? na forma maior, quantas cenouras devo usar para cozinhar?
    Minhas receitas o bolo fica sovado e não crescem ou em algumas crescem e depois que saem do forno murcham.
    O que devemos fazer para o bolo ficar crescer ficar fofo e não murchar?

    1. Todas as respostas estão escritas no texto, dá uma lidinha com mais atenção. :)

  11. 5 stars
    Nossa Vitor Hugo, me salvou, ainda bem que achei essa receita recente. Estava querendo fazer um bolo de cenoura com cobertura de chocolate e ia fazer o seu Carrot Cake com a minha cobertura. Mas essa receita combina mais!
    Tive um pequeno percalço, achei que cenoura absorvesse água no cozimento, aqui perdeu uns 10% de peso. Ainda foi fácil de corrigir. O resultado ficou ótimo!
    Adoro suas receitas, sempre bem explicadas, sem se alongar nos detalhes. E percebi que já subiu o nível, até referência científica tem. Parabéns!

  12. Que técnica boa, meus bolos de cenoura nunca ficam muito bons. Vou tentar esse hoje, a minha dúvida é se a cenoura entra quente ou fria no liquidificador. Sou sua fã 🤩

    1. A cenoura cozida pode ser usada morna ou temperatura ambiente. :)