Como se faz: Manteiga Caseira com 1 Ingrediente!

Manteiga Caseira / Homemade Butter

Depois que fui convertido ao creme de leite fresco, não o troco por nada dessa cozinha. Ok, existem certas ocasiões que é aceitável e prática os de lata/caixinha. Por mais que eu goste, nem sempre compro e evito o uso. Tirando as razões óbvias (é calórico pacas), por mais que use sempre sobra uma quantidade generosa. E tem a chance de estragar num piscar de olhos.

Para que isso não ocorra, dessa última vez o creme virou uma bela de uma manteiga amarela com uma pitada de sal. Básica? Opa, sem dúvida nenhuma e totalmente gostosa como manteiga deve ser. Confesso que não chega a ser aquela manteiga do avião (pegou? pegou?), mas quebra o galho.

Tinha visto a dica no artigo “Easy Butter” do Dutch Girl Cooking. Diga-se de passagem, vale a visita e colocar nos favoritos. Fotos ao melhor estilo Porn Food que eu sei que vocês gostam (e eu também), e as receitas mais recentes tem passo-a-passo dessa maneira. Um dia chego lá! :D

Ah, jurava que a Laurinha tinha feito também por esses dias. Só que não encontrei o artigo… será que confundi blogs?! :/

Então, voltando a dica… lá fora ela usou heavy cream que deve tem +36% de gordura. O creme que usei tinha 40%. Essas porcentagem, normalmente, vem escritas no pote/garrafa do produto.

Tá, mas como é que faz mesmo? Simples.

Manteiga Caseira

  • Pré-preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 20 minutos
  • Rendimento: 250 g, depende da quantidade de creme
INGREDIENTES
  • 500 g creme de leite fresco/pasteurizado (tenha mais de 36% gordura)
MODO DE PREPARO
  1. Bata o creme de leite fresco com batedeira (processador com a lâmina certa ou fouet). Primeiro, vira chantilly mole, firme até chegar no ponto de manteiga. E como é que saberá disso? A cor muda de branco para amarelo pálido e “do nada” surge uma água leitosa na tigela.
  2. O tempo depende de qual utensílio usar, além da porcentagem de gordura do seu creme de leite. Comigo demorou uns 10 minutos, em média. Com toda certeza, o mais demorado é com o fouet.
  3. Se a tigela da sua batedeira for baixa (como a minha) na hora que “vira” manteiga, a água leitosa começa a voar pela cozinha. Esteja preparado! :D
  4. Coe a manteiga recém-preparada na peneira, dê umas apertadas para retirar o máximo de líquido. Sabe essa água que saiu, sabe o quê é? Buttermilk tradicional! Bacana, não? :D
  5. Com essa manteiga fresca, fresca você pode mantê-la sem “sabor” ou temperá-la. Só coloquei um pouco de sal, a idéia era fazer uma com manjericão seco.
  6. Para armazenar, coloque dentro de um recipiente de plástico e aperte bem para retirar bem o ar da manteiga e cubra com uma camada de água limpa/potável.
  7. Aqui em casa durou uma semana (alguns lugares dizem 3 dias…), ou melhor, ela acabou nesse tempo. Pois como era uma quantidade pequena, o consumo foi rápido. [valeu pessoal pelo lembrete!]
  8. Além de saber como fazer manteiga, agora já sabe o que acontece se o chantilly (verdadeiro) passar do ponto.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

24 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Olá, bom dia! Tenho uma dúvida, depois que começar a sair a água, por quanto tempo devo continuar batendo?

    1. Depende um pouco da quantidade de creme de leite usado, mas uns 3-5 minutos é ok. A separação é bem visível.

  2. Acabei de fazer a manteiga… Agora estou esperando ela dar uma gelada e provar!!! ;)

  3. Olá Vitor !

    Segui sua receita e fiz c/ liquidificador !

    Fiquei batendo por quase 20 minutos e não ficou nem parecido! :(

    Teria como me dar alguma dica ?

    Será que bateu muito fraco? Será que ficou pouco tempo ?

    Aguardo!

    Obrigado!

    1. @Maur: er… mas eu digo pra fazer na batedeira ou no processador, não no liquidificador. Não testei nele, não sei se dá certo…

      1. Poxa…. Vou tentar novamente…. No site do Jaime Oliver, elesfalam que pode ser feito ou no processador ou no liquidificador… Por isso tentei no liqui…

        Vou tentar na batedeira…

        Vlw!!!

      2. @Mauro: você tem o link da dica?

      3. @Mauro: como eu suspeitava… traduziram errado! Mixer em inglês não é liquidificador, mas sim a batedeira podendo ser de mão ou a normal mesmo. Liquifidicador é blender nos EUA ou liquidizer no Reino Unido.

      4. Bem, eu não pensei por esse lado “tradução” rs

        Mas, bem lembrado!! :)

        Obrigado e abraço !!! :D

  4. O meu creme de leite virou foi uma banha o que fazer com ele eu estava fazendo chantili para o meu bolo quando de repente ele virou banha…..

    1. @Adelia: isso acontece com creme de leite quando passa do ponto de chantilly, ele vira manteiga. Aí não tem mais conserto.

  5. para retirar totalmente o liquido ou seja o soro da manteira lave logo depois de batela ,,,, vai mexendo dividindo as partes e lavando assim o soro sai completamente ……

  6. Gosto de receitas, onde possamos preparar pratos o mais próximo do natural, p=ou seja usar produtos naturais e o resultado ser natural

  7. @Letícia: deve ser conservada na geladeira, e aqui em casa durou 1 semana. Quer dizer, ela acabou, heheheh. Creio que esse tempo seja o suficiente, pode ser que dure mais. Mas por segurança não recomendaria usar depois disso.

    @Adriana: sério?! Nossa! Haja força bruta, hahahah Confesso que durante o processo duvidei que daria certo, :X Mas valeu a pena!

    @Simone: sempre existe, mas só se esquecerem do pobre batendo ad infinitum. Demora um pouco, hahahah

    @Mari: fiz a manteiga justamente por isso, jogar fora não era uma opção, hehehe E convenhamos, creme de leite fresco é caro para fazer isso! :D

    @Pat: acredito que sim. Porém, por mais que coe (e pressione) a manteiga sempre ficará um pouco do líquido com ela o que pode interferir na receita. É tudo hipótese, não testei dessa vez… deu “pouco” para usar em baking, heheheh.

    @Danielle: Eu diria que uma semana é o tempo seguro de consumo. Não saberia dizer com certeza quanto temo dura mesmo, pois aqui em casa acabou nesse tempo. Já o buttermilk, sinceramente, não sei! uehuehu Sério, como nunca usei o produto e q quantidade obtida foi pequena, então, nem guardei.

    @Ana: Então, li o texto depois que havia feito, hahahah Não lavei, não. Deu tão pouco que nem compensava. Como havia feito do restinho de creme de leite que nem era tanto assim, :) Fica gostoso, isso fica. Mas você vai sentido as artérias entupindo a cada mordida, hahahahah

    @Laurinha: para manteigar, só esquecendo o chantilly batendo. Não é tão rápido assim, heheh

  8. Sry, não fui eu não…..

    Já passei apuros para preparar os primeiros chantillys…. mas nunca manteiguei!
    Então a aguinha é o buttermilk! Oba, aprendi mais uma! Well, sempre aprendo aqui!
    Lembro que, qdo pequena – OK, quando criança, sempre tinha água na manteigueira, achava que era para não grudar, ou sei lá o quê… então era manteiga fresca!

    Beijinhos

  9. Aê, Vitor! Que legal!
    Deixa eu te perguntar, no entanto… Você não lavou a manteiga? Porque é no processo de lavagem em água gelada que você retira todo o resto de buttermilk e ajuda a conservar a manteiga por mais tempo (coisa que o sal também ajuda). Agora que vc gostou da brincadeira, dá uma olhada aqui: http://www.travelerslunchbox.com/journal/2007/6/21/getting-some-culture.html
    Você primeiro transforma o creme em crème fraîche, e depois o crème fraîche em manteiga e voi là: manteiga francesa.
    Parece booooom… Se não em engano, a manteiga caseira dura uma semana na geladeira, e o buttermilk deve ser por aí também.

    Beijos e parabéns pela empreitada!

  10. Oi Vitor…

    Como já lhe falei antes, sempre visito o blog, mas raramente comento… mas dessa vez não resisti… a idéia foi realmente genial… a única dúvida é: quanto tempo dura essa manteiga na geladeira e podemos conservar o buttermilk na geladeira também? Se sim, por quanto tempo??

    O blog está cada dia melhor viu?? Quem sabe da próxima vez que vc vier a Sampa a gente não se encontre?

    Bjos e ótimo fim de semana.

    Dani

  11. Vitor, dá pra usar em receitas de baking esta manteiga? Porque eu sempre acabo jogando um pouquinho de creme de leite fora, mas não tenho o hábito de comer manteiga.
    Achei a idéia genial e ótima para tempos de crise. :)

  12. Victor, achei essa idéia fantástica!! Sempre fico com creme de leite fresco sobrando, e me dá uma pena danada.. sabendo que posso ter uma manteiguinha caseira, fazê-la temperadinha, dentre tantas outras coisas.
    Vc como sempre fantástico nos posts.. adoro!
    Bjoooo

  13. Adorei!!!
    O perigo de transformar desejados picos fofos de chantilly em manteiga é sempre iminente!!!!
    Se bem que depois desse post, da próxima vez vou até ficar feliz de ter passado o ponto. Já imaginei um potinho cheio de manteiga aromatizada na geladeira pronto para refogar tudo que tenho direito. Nham.
    becs!

  14. Oi ,Vitor. Aqui em casa fazemos essa manteiga tb! =)….e com fouet!! =p..É praticamente um exercício de força e resistência!!..Mas o resultado compensa muito!
    Costumamos colocar alecrim ou orégano!
    O mais engraçado..é que todo mundo que vê a cena pela primeira vez sempre duvida que o creme de leite vá se transformar em manteiga … =)…e todos ficam impressionados quando a cor começa a ficar amarelada..e com toda aquela água!!

  15. As minhas avantajadas células de gordura gemeram aqui: “manteeeeiga”. Como deve ser conservada? E quanto tempo dura?

    Beijos!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ingredientes: Tudo Sobre Creme de Leite | PratoFundo

    […] E se bater demais, passar do ponto de chantilly, vai virar manteiga. Como tem água também no creme de leite (é uma emulsão), a gordura e a água se separam. E quanto mais gordura tiver, mais fácil isso acontece. (Leia: Como se faz: Manteiga Caseira) […]

«

»