O tradicional curd é feito com limão siciliano que já apareceu por aqui e foi redimido: Lemon Curd: A Redenção. Para variar estava com duas gemas avulsas e precisava usar em alguma coisa.
Desta vez queria trocar o sabor, logo, a fruta usada. Tinha pensando em tangerina ou mexerica, mas não estavam tão bonitas assim. Então, quando vi os maracujás azedos dando sopa… por que não?
Se você nã gosta de maracujá e/ou sabores azedos/ácidos, fique longe. Mas caso seja como eu que gosta de frutas azedas, esse curd é para você.
Doce e azedo, bem na linha tênue. Tangy, tangy e tangy. E particularmente não senti gosto de ovo/gema nenhum e como bem sabem, sou bem chato exigente quanto a isso. Também pudera, do jeito que a polpa estava azeda.
Como disse antes, usei a fruta mesmo. Nada de polpa congelada (existe?) ou suco concentrado. E dependendo do tamanho, irá usar só um, ou seja, nada de desperdício. Só precisa dar uma pré-processada na polpa antes de usar, tudo explicado no modo.
Curd de Maracujá
Ingredientes
- 60-65 g polpa de maracujá azedo (peso bruto: 100g, cerca 1 maracujá; peneirada sem sementes)
- 100 g açúcar cristal
- 02 gemas
- 30 g manteiga sem sal (cubos gelada)
- Água
Modo de Preparo
- Retire a polpa do maracujá. O peso bruto (polpa intera com as sementes) deve girar em 100g. Leve ao micro-ondas por 25 segundos. Peneirar a polpa para remover as sementes, mexa muito bem. Essa mistura deve render cerca de ~60g. Use 5mL de água para “lavar” as sementes. Ao final, serão 65g de polpa de maracujá.
- Numa tigela, bater as gemas e o açúcar cristal até formar uma creme pálido. Em seguida, adicione a polpa de maracujá preparada, continue batendo por 3 minutos.
- Transfira o creme de gemas e maracujá para uma panela. Cozinhe por cerca de 5-9 minutos em fogo baixo e mexendo sempre. Cuidado para não deixar a gema “talhar”. Irá espumar bastante.
- Acrescente a manteiga gelada, aos poucos, sempre mexendo. Retire do fogo e peneire ainda quente. Fica com aspecto de… gema.
- Ao esfriar o curd fica mais grosso. Pode ser usado em tortas, topping para sorvete ou puro mesmo.
Dicas
- Polpa de maracujá: acredito que possa ser feito com suco concentrado, porém o sabor poderá ficar mais suave.
Bom dia amei essa versão do curd, minha pergunta e se ele pode servir de cobertura pra bolo caseiro de café da tarde enfim…abraço
Poder até pode, mas é uma cobertura que escorre. Não vai ficar parada.
Queria saber se pode ser usado como recheio para donuts?
Poder até poderia, mas eu acho ele meio mole pra tal. E geralmente, curd deve ser mantido na geladeira para não estragar.
Fiz ontem e me surpreendi de como foi fácil, bem mais do que eu esperava. O resultado final foi muito surpreendente, gostoso, consistente, o sabor ficou um pouco menos ácido do que eu esperava e a coloração ficou um amarelo menos vivo que esse da sua foto, mas amei demais ainda assim.
Oi Vitor, tudo bem? Quanto tempo o curd dura na geladeira? Queria adiantar a sobremesa de natal e deixar o curd pronto! Pensei em usá-lo na pavlova!
Abraços,
Maria Angélica
PS Parabéns pelo blog! :)
Ele até dura bem na geladeira, uns 2-3 dias. Mas eu recomendaria fazer no dia anterior de servir, /o/
oie, agradeço a resposta!!!
Vou tentar fazer ainda hoje! Obrigada…
Queria dizer tbm que encontrei desses potinhos aqui em Brasília em uma loja que vende produtos para vela, sabonete e afins. Talvez na sua cidade você possa encontrar em algum lugar assim!!! Espero ter ajudado seus leitores com essa dica!!!
Beijos
Ta lindo esse curd Victor. Pena que o maracuja aqui em Chjicago custa uma fortuna.
Sério? Até aqueles roxinhos? :O
Nossa, me encantei com a foto (e com o potinho!). Estou ensaiando fazer curd, já vi em várias versões e ainda não escolhi qual eu vou testar primeiro. A minha pergunta é se seria possível congelar o curd depois de pronto? Beijok
Pelo que sei, curd não dura muito tempo por causa da manteiga e das gemas. O ideal é ser consumido o mais fresco possível.
Ameis o site, as fotos são de mais ! Parabéns!
As fotos, a delicatessen – confissão : nunca provei, a cores e os ingredientes me agradam muito… Hum… Bj doce e apareca nas Abobrinhas
Roberta
Eu amo maracujá! =D
O lemon curd pode ser utilizado para rechear bolo ou ele fica muito doce?
=) Irei experimentá-lo como base nas minhas tateletes…
Parabéns pelas fotos! ;)
Resposta difícil, Fernanda. É uma questão muito de gosto. O lemon curd (feito com limão siciliano) fica menos azedo que o de maracujá, por exemplo. A doçura vai depender da quantidade de açúcar colocada. Como recheio de bolo creio que daria certo, mas vale lembrar que curd não tem uma validade muito grande.
Vítor, existe polpa de maracujá congelada, sim, e é bem concentrada. Não faço ideia de quanto rende, mas já destruí um sorvete usando 3 pacotinhos, e fui testando até chegar à proporção de um pacotinho de polpa para 1l de sorvete…
lindíssimas as fotos, deu até vontade de atacar a tela do computador :-)
Sério? Nunca vi… tudo bem que nunca procurei, hahahah Bom saber.
Como estava aí a pergunta se existiria polpa de maracujá congelada, venho cá eu :) dizer que sim há, tal como enlatada. Pelo menos cá em portugal. Nós cá a usamos em todo o tipo de pastelaria que utilize fruta que não é da época.
Opa, valeu pela dica, Tiago. Nas terras de cá, eu nunca vi. Só o suco concentrado mesmo.
Ai que delicinha, esa vai ser a próxima receita do final de semana.
Só uma curiosidade: sabe onde encontro esse vidrinho com essa tampinha linda de aluminio?
Ps: fotos absurdas de lindas
O vidrinho usado é uma reciclagem básica, era um brigadeiro de colher da Maria Brigadeiro. Foi o único lugar que vi usando esse tipo de tampa, não achei para comprar.
Só tenho uma coisa a dizer: detonou nas fotos!
Eu adoro o acido/azedo com a mistura de um pouco de doce por isso este curd deve ser uma delicia e bem ao meu gosto, boa opção!!
Obrigado por partIlhar e vai ser para fazer um dia destes para quem sabe cobrir mais um bolinho ou cupcake,
boa semana!