Um aperitivo fácil e gostoso, se você gosta de queijo e tapioca. Este Dadinho de Tapioca e Queijo Coalho é para você. E já deve ter visto em algum lugar, é um dos famosos petiscos servidos no restaurante Mocotó do chef Rodrigo Oliveira.
Na casa, é servido com um molho de pimenta agridoce para completar. É uma receita muito simples, de poucos ingredientes, mas com um resultado muito bacana. Se você gosta de queijo e fritura, esse prato é para você.
Ficou uma beleza também, crocante por forte e macio por dentro. Não tinha molho agridoce, então, foi tabasco mesmo. Um tira gosto rápido e bem fácil. Pode ser utilizado outros queijos, mas sugiro que permaneça com o coalho… talvez, com queijo canastra deve melhorar ainda mais.
Dadinho de Tapioca e Queijo Coalho do Mocotó
Ingredientes
- 500 g tapioca granulada
- 500 g queijo coalho (ralado)
- 1 L leite integral
- 1 L óleo vegetal (para fritar, quanto necessário)
- Sal refinado (a gosto)
- Pimenta branca
Modo de Preparo
- Misturar a tapioca e o queijo coalho ralado.
- Esquentar o leite até fervura.
- Adicione a mistura de tapioca e queijo, aos pouco, mexendo sempre.
- Corrija o sal* e acrescente a pimenta branca.
- Forrar uma assadeira/fôrma com plástico-filme e desejar a mistura sobre.
- Deixar esfriar e levar a geladeira por 2 horas até firmar. Irá virar um bloco firme.
- Cortar em cubos de ~3cm.
- Fritar em óleo (180-190ºC) até ficar dourado. Escorrer e servir.
- Sugestão de acompanhar com molho de pimenta.
Dicas
- Sal: a quantidade pode variar de 5-8g, depende de quanto sal tem o queijo utilizado.
Você acha que tem como congelar essa receita pronta, sem ser frita? Nem sempre a gente tem apetite para tanto.
eu fui ao Mocotó e adorei este petisco. Não resisti chegando em casa procurei a receita e mãos à obra e não é que ficou bom. Muitos elogios.
Adoro esses dadinhos, adoro o Mocotó! Um dos meus restaurantes favoritos. O sorvete de rapadura é muito bom.
Eu fiz essa receita para a festa de aniversário de casamento dos meus pais, mas não coloquei sal e nem pimenta, coloquei um pouco de açúcar, não muita. Fritei os dadinhos e coloquei em palitinhos coloridos junto com um dadinho de goiabada. Todos amaram e ja querem que eu faça outras versões!
Oi Vitor Hugo, há tempos acompanho seu blog e sou sua fã nº1, anoto suas dicas, preparo receitas que recomenda, enfim, não perco uma postagem.
Hoje preparei os Dadinhos de Tapioca, ficaram maravilhosos, iguaizinhos os da foto e deliciosos. Adoro tudo que vai tapioca.
Um abraço e parabéns pelo conteúdo do blog.
Cida
o dadinho de tapioca pode ser feito com outro queijo
me mande resposta por favor
Não saberia dizer, como só testei com o queijo coalho não tem como afirmar.
O delicia ! Só que eu tentei fazer assado, para evitar frituras – dica: não deu certo, não ficou parecido. Vou ter que assumir o óleo quente…
Abraços
É assado deve ter ficado uma gororoba que só, hein?
A primeira vez que vi este dadinho, estava na capa de alguma dessas revistas de gastronomia. Achei tão simples que fui tentar fazer! Fiz a massa e cortei-a em quadrados para fritar, e até aí tava tudo bem. Mas aí pensei: ah, não vai ficar bonito que nem os da foto! Mas não é que eu tava errada?
Nossa, ficou super legal e super gostoso!
Ninguém parava de comer, rsrs.. Post
Aprovadíssima essa receita do chef Rodrigo Oliveira!
Parabéns aos seus dadinhos, que também tão apetitosos!
Um abraço!
eu aqui pensando em meios de enxugar o cardápio e me deparo com isso…… Dadinho de Tapioca & Queijo Coalho: http://t.co/jufiTTGg
Ai meldels Vitor!!! Isso deve ser muito gostoso! perfeito para ficar petiscando. Uma tapioca, só que de queijo, em cubinhos, FRITA e em cubinhos para comer de palitinhos, ou com a mão! Esse é o tipo de receita que quando eu vejo penso: Como que não pensei nisso antes? Faz tanto sentido!
Aqui em casa fazemos muito tapioca no café da manhã ou no jantar, mas nunca imaginei fazer uma versão assim em formato para petisquinhos, não vejo a hora de provar, quando fizer twito! ;)
Um abraço!
Gostei muito dessa receita, deve ser muito boa. Vou fazer. Bjs e boa semana.
Fui lá em julho e comi essa delícia na calçada, hum!
Mas e o molhinho de pimenta agridoce, dá pra arrumar a receita também?
Ai vai ficar completinho.
abs,
Rosangela
Parece ser super gostoso. Meu problema é que nunca usei tapioca e fico meio com medo de errar… Mas se é só seguir esses passos descritos aí… Devo conseguir! rs
Eu ja tinha anotado esta, receita, ate comprei 1 livro da Abril que veio diversas receitas do Mocoto, esta esta la tambem…
Agora vendo sua foto, deu mesmo vontade de fazer. Hoje eu tenho tudo aqui, tapioca, e ate o queijo coalho (o povo ainda nao descobriu ele na geladeira no final de semana) ,,,,,
Antes dos palitos de queijo sumirem, é melhor eu fazer.
Pri