De tempos em tempos, recebo a pergunta: porque tal receita não tem fermento. E quando vou confirmar, vejo que tem bicarbonato. Então, fica a pergunta: você sabe qual a diferença de Fermento Químico e Bicarbonato de Sódio?
Conteúdo do artigo
- Qual a diferença de Fermento Químico e Bicarbonato de Sódio?
- O que é Bicarbonato de Sódio?
- O que é Fermento Químico?
- Quando uso Bicarbonato de Sódio fica com sabor estranho
- Posso trocar fermento por bicarbonato e vice-versa?
- Posso misturar Vinagre diretamente no Fermento ou Bicarbonato?
- Bibliografia
Qual a diferença de Fermento Químico e Bicarbonato de Sódio?
O jeito mais simples de responder:
- Bicarbonato de Sódio: é literalmente o que o nome diz, bicarbonato de sódio praticamente puro. É um tipo de sal, NaHCO3.
- Fermento Químico: é uma mistura de sustâncias, duas ou mais, e geralmente tem Bicarbonato de Sódio.
Ambos são usados para fazer as receitas crescerem. De uma maneira geral, essa é a principal função deles. Mas existem ações secundárias também.
O que é Bicarbonato de Sódio?
É um sal, literalmente, é feito com sódio (Na+) e o bicarbonato (HCO3-) e tem um caráter básico. Vale lembrar: sal é um termo genérico para descrever uma substância que é formada por íons (cátions e ânions).
No Brasil, o nome mais comum é bicarbonato de sódio. Em inglês, nas receitas é encontrado como baking soda, bread soda, cooking soda, bicarbonate of soda ou bicarb soda.
Na cozinha é usado como um agente de crescimento (em inglês, leavening agent), ou seja, é para fazer as receitas crescerem. Mas é um crescimento químico, não cria uma fermentação igual ao fermento biológico.
Isso é possível porque o bicarbonato é um sal básico, como disse antes. Para o bicarbonato reagir e criar o crescimento, a receita precisa ser ácida ou ter pelo menos um ingrediente que deixe a massa com caratér ácido.
Assim, o bicarbonato pode reagir. Acontece a clássica reação química de neutralização quando uma base e um ácido são misturados: água e sal neutro. E no caso do bicarbonato de sódio tem a produção de gás (no caso, gás carbônico).
Muitas receitas também pedem o bicarbonato para ajudar no sabor por causa do seu caratér basico, e não necessariamente no crescimento.
O que é Fermento Químico?
É uma mistura de dois ou mais ingredientes. Geralmente, tem bicarbonato de sódio (que é o sal básico) e um sal ácido.
A legislação define como:
Fermento químico é o produto formado de substância ou mistura de substâncias químicas que, pela influência do calor e/ou umidade, produz desprendimento gasoso capaz de expandir massas elaboradas com farinhas, amidos ou féculas, aumentando-lhes o volume e a porosidade. (CNNPA 38/77)
O fermento tem o sal ácido para garantir que irá funcionar independente da receita tem caratér ácido ou não. Mesmo que você não coloque nenhum ingrediente ácido ou a massa não seja ácida, o fermento vai funcionar por causa da mistura dele.
Geralmente, os fermento modernos são chamados de dupla ação: começam agir na hora que é adicionado na receita, e quando vão para o forno. Porém, pelo exemplos da foto acima, nenhuma das marcas possuem os ingredientes com essa capacidade.
Dito isso: a substância pirofosfato ácido de sódio presente em uma das marcas, algumas referências indicam que seria de dupla-ação. É de liberação prolongada ou lenta. Vai demorar mais tempo, mas não necessariamente precisa de calor e depende do tipo/variedade do ingrediente: alguns são mais rápidos e outros mais lentos.
A composição do fermento pode variar de acordo com a marca, a grande maioria usa uma mistura de bicarbonato de sódio, fosfato monocálcico e carbonato de cálcio. Podem ter amido de milho para dar volume ao produto. Saiba mais sobre alimentos transgênicos.
O fosfato monocálcio é um exemplo de sal ácido que irá reagir com o bicarbonato e carbonato para produzir o crescimento na receita usada.
Por legislação, fermento químico deve atingir o seguinte critério: 18g fermento químico deve produzir no mínimo 1450mL de gás carbônico em condições de 25°C e pressão de 700mm de Hg.
Abaixo uma amostra dos tipos de sais ácidos usados e como atual dentro do fermento:
Quando uso Bicarbonato de Sódio fica com sabor estranho
As causas podem ser diversas, mas o mais comum é: colocou muito bicarbonato. Ou a massa não era ácida o suficiente para reagir com todo o bicarbonato. E alguns casos, não mexeu a massa o suficente para distribuir os ingredientes corretamente.
Outro ponto importante, quando o bicarbonato é aquecido ele se transforma em carbonato de sódio que tem um gosto e sabor característicos, geralmente, pode ser o gosto amargo e um sabor metálico/sabão.
Então, se tinha mais bicarbonato que o ideial, o que sobrou se transformou em carbonato de sódio e deixou a receita com sabor estranho.
Posso trocar fermento por bicarbonato e vice-versa?
Acho que podemos dizer que não, certo? Depende.
Você pode substituir o bicarbonato por fermento. Mas trocar o fermento por bicarbonato, já não é uma boa ideia.
O bicarbonato precisa de condições ideais na receita para funcionar, e se a receita pede por fermento, existem grandes chances que as condições não são as melhores para o bicarbonato.
Produtos como iogurte, buttermilk, açúcar mascavo, café, mel, cacau cru e vinagre são exemplos de ingredientes que tem um caráter ácido que influenciam a acidez da massa/receita.
E algumas receitas podem pedir que se use tanto Fermento e Bicarbonato. Isso pode ser vários motivos seja para alterar o sabor, mudar o pH da receita, ajudar na reação de Maillard (o que também dá cor dourado e o aroma de assado).
Posso misturar Vinagre diretamente no Fermento ou Bicarbonato?
Como eu sempre falo, você pode fazer o que quiser, a receita é sua. Mas… não. Não faça isso!
Ao misturar diretamente seja o fermento ou bicarbonato com vinagre, você fez a Reação de Neutralização (que eu já falei) na hora ali, já borbulhou e liberou o gás carbônico que faria a receita crescer.
A mistura que sobra é basicamente água e um sal neutro formado pela reação. O que não vai ter nenhuma ação prática na receita. Essa etapa é muito comum em receitas do bolo Red Velvet (veja Bolo Red Velvet) e não faz nenhum sentido quimicamente.
A minha sugestão é: misture o vinagre na massa com os outros ingredientes, e depois adicione o fermento ou bicarbonato. Ou o inverso, misture o fermento/bicarbonato na massa e depois o vinagre.
Bibliografia
- BRASIL, Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos, do Ministério da Saúde. Fermentos. Resolução nº 38 de 1977.
- McGEE, Harold. On food and cooking: the science an lore of the kitchen. New York: Scribner, 2004. (Português | Inglês)
- MILLER, Rebecca. Leavening Agents. Encyclopedia of Food and Health, Academic Press, 2016, p.523-528.
- Serious Eats: How Does Baking Powder Affect My Cookies?
- Serious Eats: How Baking Soda Works
…Amei a explicação. Não sou craque na. Cozinha, mas gosto de fazer, espacialmente lanches. Muito obrigada.
Obrigada por compartilhar suas experiências! Elas nos ajudam muito. Sempre gostei de saber o porquê das coisas e você é craque em sanar minha curiosidade!
adoro que eu sei que posso vir com a dúvida por aqui, procurar na busca e ter a certeza de que vou achar a resposta.
Acho o máximo suas explicações!
Me ajuda muito…
Suas matérias são demais. Tudo bem explicado, e explica a ciência da coisa até pra quem é leigo em química. Parabéns
Esclarecedor!
Obrigada por mais esta!!!