Madeleines de Canela

Um dos vários taras desejos dos blogueiros de comida são macarons e madeleines. Um depende da técnica e variáveis, enquanto o segundo o grande requisito é uma fôrma no formado de concha.

Madeleines de Canela por PratoFundo.com

Por muito tempo fiquei atrás dessa bendita fôrma… encontrar, até encontrei. Porém, com preços nada amigáveis tanto em metal quanto em silicone. Depois de algumas lidas aqui e ali, muita gente afirmou que madeleines em silicone não ficam tão legais.

Só fica o registro que limpar fôrmas de silicone não é a tarefa mais agradável do mundo, mas não se engane: silpat® (é um tapete de silicone com uma trama de fibra de vidro) é uma mão na roda amor! Ou seja, prefiro fôrmas/assadeiras de metal. Para as madeleines não seriam diferentes.

Quando não é, não é.

Até que no meio de dezembro do ano passado recebi uma encomenda vinda lá do Japão! Quem acompanha os blogs de comida já deve saber quem é! Akemi do Pecado da Gula havia me prometido mandar algumas coisas que eu sabia de antemão. Mas quando abri o pacote… lá estava uma bela fôrma de madeleines das grandes (12 unidades)!

Nem acreditei quando vi! Esperava uma coisa e ainda vem outras? Foi uma grata surpresa! :)

Madeleines são pequenos bolos amanteigados com um toque de limão (este é o sabor clássico) no formato de concha. Na realidade o que caracteriza o doce é a sua forma, o sabor pode ser os mais diversos. Por exemplo, Madeleines com mel e limão (da Akemi), Madeleines com Água de Flor de Laranjeira (da Luna), Madeleines com farinha sarracena (da Valentina), Madeleine de Coco (da Patricia Scarpin).

E todo buzz em torno delas é justificável. Por mais simples que seja a receita, é uma delícia. Acredito que a união do formato e a receita que criam toda a atmosfera no doce. Como a Cinara lembrou no artigo (Madeleines), o escritor Marcel Prost em seu livro “Em Busca do Tempo Perdido” descreveu a primeira vez quando experimentou uma madeleine. (Leia o texto aqui.)

Essa é a segunda vez que faço o doce, mas com uma receita diferente. Na primeira tentativa, minhas madeleines embatumaram! Sim, consegui essa façanha… forno não quis ajudar muito. Preciso de um termômetro, mas isso falo depois.

Usei a receita do David Lebovitz: Lemon-Glazed Madeleine Recipe. Modifiquei o sabor, usei extrato de baunilha e toque de canela ao invés do limão. E omiti o glaze de limão também.

Madeleines de Canela por PratoFundo.com

Madeleines de Canela

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 10 minutos
Total: 30 minutos
Rende: 27 unidades
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 3 ovos (temperatura ambiente)
  • 130 g açúcar cristal
  • 1/8 c. chá sal refinado
  • 1 colher de sopa extrato de baunilha (ou 1-2mL essência)
  • 1 c. chá fermento químico em pó
  • 175 g farinha de trigo
  • 1/2 c. chá canela em pó
  • 120 g manteiga sem sal (derretida; temperatura ambiente)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Bata os ovos, açúcar e sal por 5 minutos, então, adicione a baunilha.
  • Peneire a farinha de trigo, fermento em pó e a canela. Adicione aos poucos no creme de ovos e misture com a espátula (não bata). Então, acrescente a manteiga derretida e misture bem.
  • Cubra a massa e deixe descansar por no mínimo 1 hora na geladeira, recomendo 3 horas. Esta etapa pode ser feita também: unte com manteiga a fôrma e polvilhe farinha de trigo, então, acrescente a massa na fôrma e deixe-a descansar na geladeira também.
  • A quantidade de massa em cada espaço é de cerca 3/4. Aqui reside um detalhe importante, se colocar demais a madeleine não ficará com o calombo nas costas. E outro, não espalhe a massa para cobrir todo espaço.
  • Pré-aqueça e asse (na grade mais alta) em forno a 218ºC por 8-9 minutos. Está bom quando as bordas e a superfície estiverem douradas.
  • Retire do forno e desenforme as madeleines colocando-as sobre uma grade para esfriarem. Sugiro que polvilhe açúcar de confeiteiro logo após. Rendeu 27 conchas, assei 3 vezes (graças que a fôrma é antiaderente).

Dicas

  • Manteiga: depois de derretida e fria aparecer alguns “sólidos” é só peneirar antes de colocar na massa.
  • Forno: como a fôrma é “fina” e meu forno a regulagem é louca, assei na grade mais alta com uma assadeira por baixa para ficar mais alto.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 200kcal (10%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria francesa
Madeleines de Canela por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




24 Comentários (Deixe o seu!)
  1. pimenta:

    adorei suas madeleines e essa forma é mesmo bonita, tenho que dar um giro a ver se acho uma igual

  2. Amanda:

    Oie!
    Amei as madeleines.
    Como moro no fim do mundo, um dia tenho a esperança de encontrar a forma por aí!
    Adoro o seu blog!
    Beijos

  3. Jéssica - Espiã da Gula:

    Como estou começando a cozinhar, não conhecia as madeleines. Parecem ótimas além de serem lindas!!! E vou lembrar das dicas ao comprar minha fôrma! Beijos!

  4. Vitor Hugo:

    @Leo: pow, como assim? Tem que fazer, hein? heheheheh Fico na tentação de ir na Barra Doce, mas ela fica muito longe! hahahahah

    @Tais: De modo geral prefiro, sempre, fôrmas/assadeiras de metal. Lavar fôrmas de silicone não é nada divertido, heheheh.

    @Luciana: nunca pensei que algo tão simples como madeleines pudessem ser tão legais!

    @Bergamo: sem dúvida! Estou me segurando para não fazer de novo. Por mais que sejam delicadas, são terrivelmente calóricas, hahahahah

    @Diego: Fiz um post falando da fôrma (https://pratofundo.com/forma-de-madeleine/) e tem fotos, agora! heheheh
    Uia, em qual loja você trabalha? Pode falar? Já fui em algumas lojas da região do Jardins e da rua Paula Souza. Será que já fui na “sua”? Semana que vem estarei em São Paulo de novo, quem sabe a gente não se esbarra por aí!

    @Luna: pavê nãooooooo, hahahahah. Tudo bem, trifle deixo passar! uhauahuahauhauha