Na época que post original foi publicado acontecia uma enxurrada de receitas de pão de queijo na comunidade dos foodblogs e até então, não tinha feito em casa. Além dos polvilho e fécula, eram ingredientes distante de mim, o que foi até bom. Fiquei curioso e fui saber mais sobre o ingrediente: Polvilho Azedo, Doce e Fécula de Mandioca.
Existem tantas versões desse quitute mineiro que, praticamente, cada família de Minas terá a sua versão. Acabei escolhendo a receita vencedora de um concurso realizado na TV, se levou o prêmio… não custava tentar.
Dessa vez, utilizei queijo colonial que é mais salgado que o minas padrão (ao menos, eu achei). Assim, a quantidade de sal varia, leia a observação no final. Queria usar um queijo diferente, por isso troquei. Aliás, um não dois. O parmesão dessa vez não veio do pacotinho, comprei um pedaço (nacional mesmo). Se puder utilizar queijo Canastra não irá se arrepender, é um excelente queijo. E, o ideal para a receita mesmo.
Você ajuda a manter o site e os vídeos no ar e temos recompensas bem bacanas, vem saber como!
Aconselho usar batedeira planetária com batedor gancho. É uma massa pesada, as batedeiras normais não aguentar o tranco (já testei e quase queimou). Caso não tenha e não queira arriscar queimar o equipamento, bater na mão mesmo.
Congela extremamente bem tanto os pães crus (já separados em bolinhas) quanto assados. Recomendo congelar cru, o resultado fica melhor.
Receita de Pão de Queijo Tradicional
Ingredientes
- 500 g fécula de mandioca (polvilho doce)
- 300 g polvilho azedo
- 440 g queijo minas padrão ralado (fino OU queijo colonial)
- 220 g queijo parmesão ralado
- 550 mL leite integral
- 110 mL óleo vegetal (de sabor neutro)
- 5 ovos
- 25 g sal refinado (a quantidade depende do queijo usado)
- 30 g manteiga sem sal
Modo de Preparo
- Peneirar todos os secos: polvilho azedo, fécula e o sal. Principalmente o azedo, havia vários grânulos duros no meio, e na fécula alguns flocos estranhos. Reserve.
- Numa panela misture leite integral, óleo, manteiga. Levar ao fogo e deixar ferver.
- Então, acrescentar aos secos vagarosamente e mexendo. Tendo cuidado, estará quente. Essa etapa é chamada de “escaldar” o polvilho.
- Para bater, pode ser manualmente com uma colher grande ou espátula. Ideal que seja na batedeira planetária. É uma massa pesada.
- Continue batendo até esfriar. Deve ficar bem uniforme, macia e uniforme. A melhor comparação é com massa de biscuit.
- Quando ficar morna, ou seja, conseguir colocar a mão sem se queimar. É o momento de acrescentar os ovos. Parece que eles não serão absorvidos, mas vão. Com calma e paciência, coloque um por um, misturando e esperando que seja absorvido pela massa. Em seguida, os queijos. Parece muito queijo, mas a massa aguenta e absorve tudo.
- A massa fica pegajosa quando pronta, então, para fazer as bolinhas é preciso passar óleo nas mãos.
- Aquecer o forno em 180ºC. Unte a assadeira, distribua as bolinhas (deixando espaço entre), assar a 180ºC por 25-30 minutos.
Dicas
- Queijo parmesão: caso compre a peça, deixo a dica de processá-los ao invés de ralar. É mais fácil.
- Queijo colonial / minas padrão: sugiro que rale ao contrário do parmesão. Como são queijos mais macios, ao processar pode virar uma massa compacta e pode interferir na hora de adicionar na massa.
- Sal: caso utilize algum queijo mais salgado, como o colonial, a quantidade de sal irá diminuir bem. No caso do colonial, a quantidade vai para 16g de sal. Mas recomendo que coloque aos poucos e experimente a massa.
- Adaptado: Pão de Queijo Uai, Sô!
O melhor pao de queijo que eu e meu marido ja comemos na vida! Extremamente cheesy e crocante, o sabor é maravilhoso.
Super recomendo.
Receita é boa e é como fazemos aqui em Minas. Quanto ao queijo, o tradicional para a receita é o canastra curado. Costumo comprar no Mercado Central de BH e os vendedores ralam na hora, caso queira. Sei que o queijo canastra só há pouco tempo teve autorização para ser vendido fora de MG e mesmo assim acha-se em pouquíssimos lugares (sei que em SP/SP tem). Então a ideia de fazer com queijo Minas padrão + parmesão substitui bem o canastra. E para quem mora no exterior pode misturar queijos, sempre usando na mistura um de sabor mais pronunciado, como o parmesão, pecorino ou grana padano. Não vai ser o tradicional com queijo canastra mas ficará bom também.
ja esta dando agua na boca
Para mim, que vivi em Minas Gerais por mais de 25 anos e a melhor receita que já encontro para fazer na minha casa!
Só de conseguir a receita já estou feliz e grata.Agora só falta eu colocar em prática.
Olá Vitor Hugo,
Com seu renomado conhecimento, se eu colocar um pouquinho de maisena no pão de queijo, isso me ajuda em qual sentido?
Grande abraço,
Olha, não acredito que seja necessário. Já tem tanto “amido” na forma de polvilhos que são mais “fortes” que o de milho nem ia fazer diferença em si.
Olha faço pão de queijo todos os dias mas porém as vezes eles Mucha o que devo fazer qual seria o ero? faço a mesma receita todos os dias 1 kilo de polvilho doce 500 de queijo 8 ovos e 500ml de leite 500ml de água e 250 ml de óleo as vezes ficao lindos as vezes muchao
Acabei de fazer essa receita, precisei de ajuda para sovar, pois a massa é realmente muito pesada, e depois dessa resolvi q irei adquirir uma batedeira planetária..rsrs
Ficou ótimo, pesei os ingredientes direitinho, untei a forma e por via das duvidas coloquei papel manteiga, mas me arrependi, porque acabaram grudando. Sem problemas, bom saber para próxima fornada. Rende muito, vou tentar congelar. Usei queijo colonial, ficou delicioso! Ah, e da próxima vez não vou deixar muito douradinhos, senão fica um pouco duro. Obrigada por compartilhar!
Oi Vitor como converto para xícaras? Ou posso usar a medida de prato fundo? Eu não tenho balança em casa né medidor de ml para sólidos.
Posso colocar por Royal? Notei aqui nas minhas receitas que faz o pão de queijo crescer um pouquinho.
O único jeito seria saber o peso do volume dos ingredientes em xícaras. Não recomendaria, mas como se dizer: poder você até pode, agora se vai dar certo é outra história. Só testando! Testa e me conta :D
essa receita é muito grande
@Ana: faz menos?
posso usar qualquer queijo.
adoro pãode queijo e a sua receita é a melhor que já vi e olha que já vi muitas recitas por aí…
Vitor estou com agua na boca vou fazer este pao de queijo depois eu conto para vc bjos
Olá, Vitor Hugo
A receita é muito boa e o seu jeito de apresentá-la melhor ainda.
Fica mais fácil modelar os pães de queijo depois que a massa esfriar bem e descansar um pouco….
Depois de fria, a minha descansou na geladeira por uns 20 minutos (bem protegida com plástico e tampa).
Para padronizar o tamanho dos pães de queijo usei uma colher/pegador de sorvete com mola e modelei rapidinho…
Abraço
Ola, peguei essa receita qdo passou no Mais Voce, e desde entao sempre tenho congelado em casa pra assar qualquer hora. com um saco de confeiteiro sem bico encho formas de mini-muffins, antes eu usava forminhas de gelo, mas depois comprei as formas de mini-muffins, aquelas que faz 24 mini-muffins por vez, é pratico e facilita ter sempre no congelador, é um sucesso aqui em casa, uma delícia, sempre!!
Olá,
faz mais de um ano que peguei essa receita aqui com você e costumo fazê-la pelo menos uma vez por mês. Ela é ótima e sempre que faço congelo pra usar no decorrer dos dias. Agora vou contar uma coisa que talvez ninguém acredite… Sempre faço numa batedeira Ciranda Duo da Arno e ela funciona direitinho. Lógico que bato com muita calma, na velocidade máxima e dando pequenas pausas. Nunca precisei tocar na massa a não ser na hora de fazer as bolinhas. Obrigada pela receita maravilhosa
Bjs
Costumo ser metódico quando sigo receitas, principalmente as que nunca fiz antes. Medi cada grama e mililítro dos ingredientes requeridos acima, porém o pão de queijo saiu uma DROGA. Pesado, gordo, enjoativo, grudou na forma (mesmo untada), uma verdadeira sola. Espero que alguém tenha tido êxito na receita.
Oi Jaík.. será esperou ferver bem os líquidos antes de adicionar aos secos?
Eu fiz a receita 3 vezes… como não moro no Brasil não consigo queijo minas… ficou ruim e eu achei que era por causa do queijo… depois da segunda vez eu assisti o video e percebi que a massa já deve ser meio dura antes de adicionar os queijos e ovos (a minha ficava super líquida, nao conseguia nem fazer bolinhas).. daí deixei ferver bem os líquidos antes de misturar… a massa ficou mais dura e os paes ficaram uma delícia…
Eu usei ricota (italiana, que é mais parecida com o creme de ricota da tirolez do que com a nossa ricota) e grana padano… diminuí um pouco a quantidade do leite, pq a ricota é bem mole
ah… e nao precisa untar a forma… é só assar no papel manteiga :)
Tentei assar no papel manteiga e os pães grudaram no papel.
Untando a forma eles ficaram m pouco mais oleosos na parte de baixo, mas não grudaram.
Abraços a todos.
Eu sempre faço pão de queijo, eu misturo os 2 polvilhos, não coloco leite. Só água e óleo. Fica excelente!!! Não murcha, e sempre congelo uma parte.
Preparei o pao de queijo e ficou excelente !! Fazia tempo que eu queria provar um desses com gosto de queijo msm e nao soh massa como esses que compramos prontos no mercado. Deixo duas observacoes apenas, a massa e realmente pesada, sem a batedeira planetaria acho que nao conseguiria! Outa coisa, eu troquei o queijo colonial por 220g de queijo Reino que eh bem salgado, mas ficou uma delicia, fica a dica pra quem quiser experimentar. A proposito, eu congelei alguns, e deu certo assar depois. Rei.
Ola Vitor, procurava uma receita de pao de queijo e encontrei a sua, e~para meus filhos e amigos.
A primeira tentativa fiz por conta do que lembrava qdo morei aqui nos EUA (13 anos atrs) e~claro que nao deu certo, assim vou tentar a sua, sao tantos comentarios maravilhosos que tenho certeza que vai dar certo…um grande abraco, Eveli, Gainesville, Florida,USA.
oi
alguem sabe se posso fazer essa receita numa panificadora dessas domesticas?
obrigada!
Não sei se a máquina teria força suficiente, a massa é bem densa mesmo.