La Violetera: Leite de Coco em Pó

Por em

La Violetera: Leite de Coco em Pó via PratoFundo.com

Eu sei, eu sei. Parece que resolvi “pegar no pé” da indústria nessas últimas semanas, né? Mas não é nada disso, a motivação é outra: curiosidade mesmo. Só provando para saber se é bom ou não, né não?

O ingrediente em si, tomei conhecimento que ele existia ano passado durante o Semana Mesa SP 2009 devido ao chef David Jobert que trabalha no Qatar. Até então, não tinha imaginado a existência de tal produto. Mas que falta de criatividade a minha!

Ao menos, para nós que moramos no Brasil, coco não é lá um grande problema para ser encontrado. Ou estou enganado? Ainda mais com as versões longa vida disponíveis. Tudo bem que leite de coco é algo que estraga num susto.

Então, num dos passeios ao supermercado (sim, ir ao mercado é passeio!) avisto um pacote diferente de coco e chegando mais perto… óh! Leite de coco em pó! Urticárias para testar não faltaram.

Acredito que o processo de fabricação seja o mesmo (ou bem parecido) do leite em pó: spray drying. Traduzindo de uma maneira bem porca simples: é um spray que borrifa o líquido num secador enorme que seca a gotícula quase que instantaneamente! Amigos engenheiros/tecnólogos de alimentos não me matem, tá?

Deve ter, mesmo, alguma diferença. Na embalagem listava maltodextrina que é usada na cozinha molecular para transformar óleos em pós, no geral. Numa pequena busca, as fontes apontavam que é usado para evitar a separação da gordura do coco. E outro componente, creio que era um anti-umectante ou coisa que o valha caseinato de sódio que é um estabilizante.

Essa versão da empresa é importada, vem da Malásia. Como boa parte dos produtos a base de coco deles.

Leite de coco em pó

La Violetera: Leite de Coco em Pó
O rendimento é são 200mL, o mesmo de uma garrafa padrão do leite comum. Só encontrei numa rede local de supermercado, o preço na ocasião era r$1,39. Enquanto o líquido gira em torno de r$2,90. Vale ressaltar que pode existir diferenças de preços dependendo da região, sim?

Em pó

  • Aspecto: praticamente o mesmo do leite em pó de vaca, branco
  • Aroma: característico de coco
  • Sabor: característico de coco, levemente doce, provoca aquela “picância” na língua igual ao leite em pó de vaca

La Violetera: Leite de Coco em Pó

Passaria por leite de vaca em pó sem muitos problemas, mas o cheiro de coco e a coloração branca denunciam. Não diria que seja pronunciado e nem fraco, é equilibrado. O gosto é… de coco, tem um fundo doce suave. E, para mim, a sensação na língua lembra a mesma do leite de vaca em pó, provoca uma certa “queimação”.

Reconstituído

  • Aspecto: lembra uma suspensão, ralo
  • Aroma: característico de leite de coco
  • Sabor: característico de leite de coco, pouco pronunciado

Dissolvido, conforme a embalagem indica, o líquido lembra uma suspensão. A melhor maneira para descrever seria: aqueles comprimidos dispersíveis, sabe? E a dissolução não é assim 100%, ficam alguns pontos e por isso chamei de suspensão. Além de ser bem ralo (comento sobre isso logo mais). O cheiro é suave quando comparado com o leite comprado pronto.

La Violetera: Leite de Coco em Pó

O sabor, é mais suave do que o desejado. Porém, tanto o sabor quanto o aspecto podem variar dependendo da marca de leite de coco normal que você está acostumado a usar.

Já usei uma que era igual ou tão suave e rala quanto. Caso compare com as duas marcas mais conhecidas do mercado (essas mesmas que você pensou), o em pó fica abaixo do esperado.

Considerações finais

Acredito que exista outras maneiras de utilizar o ingrediente no preparo de um prato sem que ele seja reconstituído. Por exemplo: numa farofa doce tanto como guarnição ou na cobertura, crostinha para peixe… Deve ser um uso mais interessante para ele, ao menos, eu usaria assim.

La Violetera: Leite de Coco em Pó

Compartilhe!

Dicas de Compras

Jamie Oliver's Meals in Minutes: A Revolutionary Approach to Cooking Good Food Fast
100% Prazer – Aperitivos
Comida & Cozinha – Ciência e Cultura da Culinária
Larousse Gastronomique

Confira toda a ESTANTE!

20 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Oi!

    Eu nunca tinha ouvido falar de leite de coco em pó, mas não duvido da industria alimenticia, existe até lanche já pronto no pacote e é só ”assar” no micro-ondas, essas coisas ainda me assustam.

    Gostei muito deste post e da foto que comparo o leite em pó de coco e o de vaca, dá para nós aqui, do outro lado da telinha visualizarmos como ele é, caso não encontremos em nossas cidades, bairros.

    Beijo,
    Bruna.

  2. Sem Avatar Thais:

    Olá Vitor Hugo!

    Desculpe por meu comentário não ter a ver com o post, mas queria dizer que conheci hoje o seu blog e adorei!
    Sou engenheira de alimentos e como vc, uma apaixonada pela novidades culinárias e por receitas interessantes!
    Seu blog já está no meu reader, parabéns pela iniciativa! =D

  3. Vitor, ontem mesmo “passeando” pelo supermercado eu vi o leite de coco em pó e quase comprei.
    Obrigada pelos seus testes, eles foram bem esclarecedores.

    Bjs

    Carla

  4. Essa é nova para mim. Preciso passear mais pelo supermercado…

  5. Sem Avatar Lia:

    Que “post” tão interessante. Obrigada pela partilha e pelo teste.
    Beijinhos,
    Lia.

  6. Sem Avatar Vandeca:

    Gosto muito de suas análises de produtos. São claras e objetivas.

  7. Sem Avatar Gabi Martins:

    Leite de coco em pó não é tão novidade assim. Lembro que uns 10 anos atrás (não sei precisar bem, mas foi durante a minha adolescência) que existiu uma versão de uma marca até conhecida. Eu costumava usar pra preparar aquele docinho de aniversários feito com leite em pó.

    Lembro que o produto também não durou muito nas prateleiras…

  8. Você compra, experimenta, eu leio e compro.
    Coclusão:você está me incentivando a gastar mais e mais nos supermercados!
    RS

  9. Sem Avatar Andrea Rodrigues:

    recebeu meu email vitor?

  10. Valeu pelas dicas são sempre bem vindas!

  11. Sem Avatar Julia "Nemo" Aidar:

    Fiquei MUITO curiosa com esse produto, deve ser ótimo para usar sem diluir mesmo ainda nem procurei no mercado mas já estou tendo idéias…

    Procurei mais informações e achei esse site (link removido, site não existe) que ainda dá a informação que o produto não tem conservantes.

    Procurei também informações sobre o caseinato de sódio e ele é bastante seguro (fora para os alérgicos a leite). Fiquei curiosa sobre as informações nutricionais, muda muito para a versão tradicional?

  12. Sem Avatar vera:

    Como fica a combinação do leite do coco em pó com café?
    (prá quem tem sensibilidade à lactose )

  13. Sem Avatar Vivi:

    Conheço o leite de coco em pó desde minha adolescência. Costumava fazer biscoitos de araruta que levavam leite de coco em pó na receita. Depois nunca mais encontrei nos supermercados. Desapareceu. Pelo menos em minha cidade. Sabe se existe alguma loja virtual que venda esse produto? Que outro ingrediente eu poderia usar pra substituí-lo, vc tem idéia?
    Obrigada!

  14. Sem Avatar sandra:

    Adorei essa novidade! Não posso utilizar leite, então estou testando leite de coco em pó em quase tudo! No café não gostei… mas imitando o tal do “leite condensado caseiro” fica muito bom, acabei de experimentar rs

  15. Sem Avatar Marcelo Martins:

    Eu também conheço o leite de coco em pó há uns 10 anos, depois realmente sumiu das prateleiras.
    Eu o usava para fazer moquecas de camarão e peixe, aproveitando aquele caldinho que se forma, em vez de aumentar o caldo com o leite de coco líquido. Ficava mais concentrado. Muito bom!!! rs
    Abraços
    Marcelo

  16. Sem Avatar vania mara dos ssantos:

    Alguém se lembra do coconut?
    Então gente,novidade não é, mas o por quê do sumiço das prateleiras ninguém sabe.
    Inclusive havia também o leite de coco em tablete assim como o caldo de galinha,tenho em casa inclusive um livro de receitas com estes produtos.

    Parabéns Vítor pelo blog, sucesso !

  17. Sem Avatar ana rita:

    eu ja esperimentei e é ótimo, pena que não encontramos em qualquer supermercado aqui no df.

  18. Faltou você falar algo que, pelo menos para mim, é o mais importante: A frase em vermelho na frente do produto “100% NATURAL”, o que sabemos é mentira e leva o consumidor ao erro.
    Quando você fala em sabor e aroma “característico do leite de coco” refere-se ao leite extraido de um coco natural ou daqueles engarrafados? Pois o sabor e o aroma são BEM diferentes.

    1. Mentira? Depende da interpretação. Todos os componentes que formam o produto são, de certa maneira, naturais. Maltodextrina provavelmente é originada da mandioca ou de outro tubérculo, e caseinato vem do leite. Nenhum dos dois são encontrados naturalmente assim, entretanto, muitas coisas ditas também naturais não poderiam ser chamadas assim. Por exemplo, só o fato de cortar um alimento já o deixou de ser “natural”. Lembrando, cozinha não é um ato natural.

      A referência é em relação ao leite de coco tradicional industrializado, como acredito deixei claro no texto. Em nenhum momento comentei sobre o leite de coco feito artesanalmente, né.

  19. Sem Avatar Jackie Goulart:

    Há cerca de 15 anos a Nestlé comercializava leite de côco em pó. Maravilhoso. Sumiu do mercado.
    Em 2011 descobri o da La violetera. Maravilhoso.
    Usava em moquecas e partos à base de frutos do mar e a grande diferença era: não diluía em água, usava puro, o quera o grande diferencial.
    O sabor fica intenso e encorpava o caldo com uma textura e sabores maravilhosos.
    Infelizmente a Violetera parou de importar, já que é apeas uma distribuidora. Quando soube que ia interromper a importação, comprei o estoque de 50 envelopes que havia na loja, coloquei em um pote hermeticamente fechados com embalagem e tudo e guardei no congelador. Usei o último há alguns meses. Oh tristeza! ;-)

    Realmente, Vitor. Diluído em água fica bem sem graça.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention La Violetera: Leite de Coco em Pó — Prato Fundo -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by Mariana Suzuki, Silvania Faria. Silvania Faria said: RT @marianasuzuki: quero que o leite de coco em pó venho já pro Brazil http://pratofundo.com/2230/ =D [...]

  2. Cremosa Abóbora — Prato Fundo

    [...] junto do mesmo jeito. – Leite de coco: utilizei o leite de coco em pó reconstituído (veja La Violetera: Leite de Coco em Pó) que ao paladar é mais suave que o comprado pronto. Caso use o pronto acrescente aos [...]

  3. Leite de coco em pó: uma exclusividade La Violetera - La Violetera

    [...] O Leite de Coco em Pó La Violetera foi destaque no blog Prato Fundo. [...]

  4. Arroz de Coco — Prato Fundo

    [...] vez, utilizei leite de coco em pó (leia mais: Leite de Coco em Pó). Pensei que tinha um pouco de coco seco na geladeira, mas na hora de procurar, só achei o leite [...]

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»