O que é e como preparar Bok Choy: A Acelga Chinesa

Para quem acompanhou os programas do Jamie Oliver e da Nigella já viu esse tal de Bok Choy (acelga chinesa, em japonês é chingensai), é uma das variedades de Brassica rapa e nativa da China, indo para a Coréia e Japão.

O que é Bok Choy: Acelga Chinesa

Durante o fim de semana aconteceu uma pequena conversa de qual seria o nome dessa planta aqui no Brasil, ao menos para mim e algumas outras, ela é chamada de acelga chinesa (Brassica rapa subsp. chinensis ).

A confusão acontece que para nós (para mim, pelo menos), acelga comum é a Brassica rapa subsp. pekinensis (napa cabbage ou chinese cabbage), enquanto para quem vive no exterior é a Beta vulgaris var. cicla (chard, white beet).

Ou seja, são de gêneros diferentes e os nomes não casariam bem. Mas lembrando que no país a gente chama uma lima azeda de limão, então, nada é impossível. Bom, isso é o que consegui concluir… se alguém souber outra explicação, diga!

O que é Bok Choy: Acelga Chinesa

Acredito que seja relativamente comum em São Paulo e onde tiver uma presença de imigrantes asiáticos é possível achar em feiras.

É mais suave que a acelga comum, bem mais. O sabor lembra, mas numa intensidade menor. Além de uma crocância mais tenra. Porém, acredito que possa variar de acordo com a idade da planta.

As compradas são menores o que pode indicar uma planta jovem. Comparadas com as da Fabrícia (Sopa Vermelha), as minhas eram bem pequenas.

O que é Bok Choy: Acelga Chinesa

O preparo mais tranquilo para bok choy é um refogado com shoyu e finalizado com gergelim!

Refogado de Bok Choy (Acelga Chinesa) Com Gergelim

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 5 minutos
Total: 15 minutos
Rende: 1 pessoa
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 12 folhas bok choy (chingensai, acelga chinesa)
  • 2 ½ colheres de chá gergelim branco (tostado)
  • 3 colheres de chá óleo de gergelim tostado
  • 2 dentes alho (médio)
  • 1 colher de chá gengibre fresco (ralado)
  • 2 colheres de chá sake mirin (sake culinário)
  • 3 colheres de chá shoyu (molho de soja)
  • 30 g vermicelli (ou harusame, opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Corte as folhas e a haste (a parte branca) do boy choy se forem grandes, as pequenas podem ser deixadas inteiras. Reserve.
  • Numa frigideira (ou Wok), toste o gergelim até começarem a “estourar” e escurecerem um pouco. Reserve.
  • Na mesma frigideira aqueça o óleo de gergelim tostado e refoque o alho e gengibre ralados. Logo, acrescente o bok choy e mexa bem. As folhas irão murchar, demora cerca de 2-3 minutos, média.
  • Junte o sake, mexa. Adicione o shoyu e mexa novamente. Deixe cozinhar por 1-2 minutos até o líquido evapore um pouco. Acrescente o gergelim tostado, misture. Está pronto.
  • Pode ser consumido da maneira que saiu da frigideira junto com arroz e kimchi. A sugestão é juntar o harusame, basta adicionar o harusame já hidratado ao bok choy. Salpique mais gergelim na hora de servir.

Dicas

  • Harusame: para hidratá-lo é com água fervente por 5 minutos e escorrer.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 150kcal (8%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: vegetais em geral
Refogado de Bok Choy (Acelga Chinesa) Com Gergelim por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




14 Comentários (Deixe o seu!)
  1. nelma:

    As bock choy pequenas são chamadas baby choy e são as melhores.Conheci na Australia.Alguem sabe dizer se encontraria em Campinas?

  2. Flaviana Serafim:

    Na capital paulista é possível encontrar essa verdura, sim, principalmente com os produtores orgânicos que vendem no Parque da Água Branca. Aqui, o meu feirante de orgânicos identifica essa verdura como couve chinesa e não como acelga…estranho, não?

  3. Renata Octaviani Martins:

    Na feira do produtor em Valinhos-SP sempre tem Bok Choy (a vendedora chama de Chingensai mesmo) e também Horenso (espinafre japonês).

  4. yvis:

    Essa para mim também é acelga chinesa. Sempre compro aqui em CG. Na casa dos meus pais sempre tivemos costume de comer como salada mesmo… Não gosto muito de refogados de folhas prefiro cruas!

  5. Camila:

    Obrigada. Eu normalmente faço com acelga comum e gosto. Essa eu não vi nem em SP, aqui no Rio não chegará mesmo :P

  6. patricia:

    Amanhã vou lá na feira do produtor buscar meus morangos mais uma vez. Tô viciada neles. Um abraço.

  7. Vitor Hugo:

    @Rita: Isso, mas apenas na feira do produtor. Nos mercados nunca vi a venda!

    @Camila: Olha, quando faço gyoza uso a acelga “comum” (hakussai em japonês), ao menos, sempre usei ela.

  8. Akemi:

    Aqui também só encontro na feira do produtor e são bem menores do que as que eu costumava comprar no Japão. Lá costuma ser incluído no yakissoba e no lamen. Eles não costumam desfolhar o tinguensai, cortam no sentido do comprimento, preservando o talo. Eu só faço refogado mas vou aguardar ansiosa pela sua sugestão. Bjss

  9. Silvia:

    VH, aqui na minha cidade, este tipo de acelga é muito comum. Só que eu não sei usá-la. Aguardo com ansiedade o proximo tópico.

  10. Camila:

    Hum, então aquela que se usa pra fazer gyoza é acelga comum mesmo?

  11. Carolina:

    Putz, eu não gosto de acelga. Fico pescando elas quando como comida chinesa, heh.
    Mas, quem sabe… acelga com chocolate? Hum, hum? Ok, não presta.

  12. Rita:

    VH, você encontrou bock choy aí em Londrina?

    Aqui eu gosto de preparar o bock choy rapidamente na wok, com um tiquinho de óleo de gerlelim, alho e shoyu. Ou num stir-fry de legumes chineses. Yum….

  13. SANDRA:

    ola …
    bom dia…

    gostaria de dizer que uso muito esta verdura e consigo encontra-la na feira…ela realmente tem um paladar próprio e diferenciado…aqui todos amam , so que só a fiz refogada….
    estou aguardando ansiosa para ver as novidades na receita…

    abraçoa e ate masi

  14. guilherme atencio:

    Eu vejo muito a Kylie Kwong usando, mas infelizmente só achei pra vender uma vez.