A receita desse Bolo de Chocolate e Coco já tinha sido postada aqui no blog há muito tempo atrás, lá em 2011. O tempo voa realmente. Me peguei pensando nele ao avistar um pacote de coco e depois de falar dele algumas vezes no twitter (segue a gente lá: twitter.com/pratofundo).
A formulação da receita une aquela ajuda d’Óraculo e o feeling de cozinheiro-baker. O início desse bolo não foi tão amigável assim.
Na época da faculdade de gastronomia, uma receita semelhante me foi negada com a justificativa de ser “de família“
Se é ou não, nunca saberei. Até entendo que a pessoa tenha o direito de tal. Mas pelo gif dá para entender o que a minha voz-interna quer falar, né? Então, o que a gente faz? Procura, adapta e chega na sua própria receita! :D
Só coloquei o “sem glúten” para ficar mais fácil da receita ser encontrada. Apesar de ser verdade, afinal, não tem farinha de trigo. Porém, para ser 100% sem glúten, nenhum outro ingrediente poderá ter.
Graças ao nosso Oráculo é possível ver que existem diversas versões desse Bolo de Chocolate e Coco em que não vai farinha de trigo. Ou seja, não é o reinvento da roda, né minha gente.
Mas nem por isso significa que seja uma bolo qualquer, não, não, não. De maneira alguma! É rico, macio, úmido e chocolatinosamente a razão de viver!
Como não vai farinha de trigo na massa, ele é mais delicado por não ter o glúten para dar suporte. O coco junto com as claras assumem esta função, logo, fica super fofo.
Seja bem que digo é sem farinha de trigo, ao invés de sem glúten.
É um bolo sem farinha de trigo como ingrediente, afinal, ela não é usada. Mas não significa que seja sem glúten. Minha cozinha, meus equipamentos e meus ambientes compartilham farinha de trigo.
Assim, existe contaminação cruzada sim. Não foi feita uma descontaminação para retirar o possível glúten.
Vale o lembrete: só porque não tem farinha de trigo, não é garantia de ser sem glúten. Pode ser uma opção para quem é celíaco, caso os ingredientes e ambiente sejam livres de farinha de trigo/glúten. (Leia mais: O que é Glúten?).
E para quem acha que ser “glúten free” é fit. Esse bolo é qualquer coisa, menos “saudável“. Vai uma quantidade questionável de ovos, gordura e açúcar. Ou seja, amor! ;)
Bolo de Chocolate e Coco (Sem Glúten)
Ingredientes
Bolo
- 6 ovos (temperatura ambiente, 25-30ºC)
- 275 g açúcar cristal
- 100 g manteiga sem sal (temperatura ambiente, 25-30ºC)
- 175 g chocolate em pó (50% cacau)
- 100 g coco ralado (seco; ou flocos e sem açúcar)
- 10 g fermento químico em pó
- 5 mL extrato de baunilha (ou 1-2mL essência, opcional)
Calda de Chocolate
- 125 mL água
- 40 g chocolate em pó (50% cacau OU cacau em pó (100%))
- 100 g açúcar cristal
- 75 g chocolate meio amargo (ou ao leite)
Modo de Preparo
Bolo
- Preaqueça o forno a 180ºC, unte e polvilhar (farinha de trigo ou cacau em pó) uma forma de furo no meio (21 cm diâmetro). Se polvilhar com farinha, vai ter glúten. E claro, para ser 100% sem glúten, nenhum outro ingrediente pode ter.
- No liquidificador, colocar todos os ingredientes do bolo e bater por 5-6 minutos. Dependendo do seu liquidificador será necessário ajudar mexendo com uma colher ou espátula. É uma massa densa. Transferir para a fôrma.
- Asse por 40-45 minutos. No teste do palito, deve sair úmido, mas sem massa crua.
- Retire, deixe esfriar e desenforme. Bolo irá murchar um pouco, é normal.
Calda de Chocolate
- Em uma panela colocar água, chocolate em pó e açúcar cristal, misture bem para dissolver. Leve ao fogo baixo. Espere ferver e marque ~10 minutos, deve quase chegar no ponto de fio.
- Adicione o chocolate picado. Misture bem para derreter o chocolate e verta sobre o bolo.
Dicas
- Manteiga: pode ser substituída por óleo na mesma quantidade por peso.
- Chocolate em pó: não, não pode ser achocolatado, tem que ser Chocolate em pó mesmo. Pensei em trocar por cacau em pó, mas pela quantidade iria mudar toda a formulação. Chocolate em pó de 33% cacau talvez deva funcionar também, porém, poderá ficar mais claro e doce.
- Chocolate em pó: se desejar pode substituir pela mistura de por 45g chocolate em pó (50%) e 45g cacau em pó.
- Calda: irá sobrar um pouco, sirva junto com os pedaços. Ela não seca totalmente, fica dura e um pouco pegajosa.
Faz diferença o tipo de forma?
Faz sim, recomendo forma de furo no meio apenas.
Eu amo esse bolo e não fazia a bastante tempo, ontem descobri que estava grávida e resolvi fazer, mas a receita tá diferente da de 2011. Onde eu encontro a outra?
Bj
É a mesma receita, a única diferença foi a adição da vídeo receita. E sempre que uma receita por ventura passa por uma atualização, a versão publicada é a que nós consideramos melhor mesmo. :)
Boa noite Hugo,fiz essa receita e ficou maravilhosa, gostaria de parabenizá-lo por essa deliciosa receita,e por compartilhar com a gente. Bjs e muito obrigada.
Pra essa receita da pra trocar a manteiga por oleo de côco?
Nunca fiz com óleo de coco, mas diria que não. Acredito que irá alterar a textura e estrutura do bolo. Porém, só testando para saber! Tenta e me conta! :)
Bolo de chocolate e coco? Parece uma delicia mesmo!
Posso trocar o açúcar por xylitol?
Olha, não recomendaria. Eu acho que não daria certo por causa da quantidade serem diferentes.
Hummmm… com certeza um bolinho delicioso. Ameeei a receita. beijão, Priscila
Aprendi essa receita a muitos anos atras com um chefe de cozinha do copacabana palace e ele aprendeu ela com a mãe dele esse bolo fica divino principalmente se fizer uma ganache de chocolate amargo pra por em cima esse negocio de receita de familia é balela afinal quem não divide não tem amigos; bjoooos
Acabei de fazê-lo. A massa fica bem grossa no liquidificador e o gosto ficou ótimo. Não coloquei o achocolatado pq não tinha em casa. Obrigada por compartilhar!
Eu adorei a receita. Vou testa-la! Eu gosto muito de bolo cholocolate.
muito boa a foto a mostrar a língua, serve para lamber o prato dos bons manjares que preparas……….gostas de Ryuichi Sakamoto ???eu amo ! bye, m.
Olá !!!ora toma !!! hoje em dia com a net, clica-se qualquer assunto e aparecem aos milhares…montes de chefes famosos e não famosos dão as receitas…claro que eles têm sempre uns truques especiais…essa daí pensa que tem o rei na barriga, não te deu a receita, que a meta onde nós sabemos, ah ah ah…são as piores…1 beijo de Portugal e porte-se mal mas com classe….;-))))
prnse assim, se negou a receita, eh porque provavelmente nao foi a pessoa que fez. obrigada por ser uma otima pessoa e compartilhar, sabado sera meu dia testar!!! ;-)