Sim, você já deve ter visto algo parecido em dois lugares: The Cookie Shop da Paula Cookie e no Comes & Bebes do Marcelo Katsuki.
Sabe como é, quando o assunto gira em torno da comida sou bem sugestionável! Há séculos que desejava uma máquina de waffle e quando vi o pão de queijo assim… foi mais forte do que eu, tive que comprar. Cá estamos.
Para variar, fiz algumas mudanças. Na receita original da Paula pedia apenas fécula de mandioca (polvilho doce), porém, como eu tinha o azedo também, resolvi colocar um pouco também. Hey, já que está aberto e precisa ser usado, por que não? :) Saiba mais sobre Polvilho Azedo, Doce e Fécula de Mandioca.
A textura vai mudar, claro. Gostei do resultado! Tudo bem que não provei a versão da Paula, mas com toda certeza é boa! In Miss P, we trust!
Ficou crocante/torradinho por fora e molinho por dentro. Bãodimais! Ideia bem bacana para fazer no lanche da tarde com ozamigos ou com as crionças. Combina o melhor dos dois mundos: a rapidez do waffle e o gosto característico de pão de queijo.
Fiz meia receita e o rendimento foi de 10 unidades, mesmo assim sobrou um monte! Espalhei sobre uma assadeira e levei ao congelador até ficar bem duro e depois armazenei num saco plástico. Para esquentar/descongelar uso a torradeira, funcionou legal!
Culpa de vocês: Clotilde, Paula e Marcelo!
Waffle de Pão de Queijo: Crocante e Muito Queijo
Ingredientes
- 150 g fécula de mandioca (polvilho doce)
- 100 g polvilho azedo
- 250 mL leite integral (pode usar qualquer tipo)
- 100 g manteiga sem sal
- 1 ovo (grande)
- 100 g queijo ralado (colonial e/ou parmesão)
- 3 g sal refinado (cerca 1/2 colher chá)
Modo de Preparo
- Misture os polvilhos e tempere com um pouco de sal.
- Numa panela ferver leite e manteiga.
- Adicione a mistura de polvilhos e mexa bem. Amassar com as mãos ou na batedeira planetária por 3-5 minutos.
- Acrescentar o ovo e misture bem. Demora um pouco para ser absorvido.
- Junte o queijo ralado e misture bem para incorporar.
- Dividir a massa em bolinhas, ela fica uniforme e consiste.
- Ligar a máquina de waffle de acordo com as recomendações do fabricante, se desejar untar com manteiga.
- Colocar uma bolinha em cada uma das chapas da máquina, fechar e deixar cozinhar por cerca de 4-5 minutos, vai depender de quão torradinho quer. Sirva imediatamente.
- Assar a 180ºC por cerca de 25-30 minutos, ficará levemente dourado no topo. Faça o teste do palito.
- Tire do forno e deixar esfriar 10 minutos antes de remover o anel da fôrma. Deixar esfriar completamente para continuar.
Dicas
- Máquina de waffle: vale ressaltar que o equipamento não foi projetado para isso, ou seja, pode diminuir vida útil dele e/ou danificá-lo. Esteja avisado! – Leite: utilizei com baixo teor de lactose (-90%) devido a minha intolerância a lactose. Pode usar o leite normal sem problemas.
- Adaptado: Pão de queijo na máquina de waffle (ou sanduicheira).
Ola!!!
Onde eu moro eu nao acho polvilho azedo. Posso usar 250g de polvilho doce?
E qual a diferença entre usar manteiga e oleo?
Obrigada
Os polvilhos diferentes mudam a textura final do waffle, daria pra fazer só com o doce? Daria. Mas a textura ficará diferente. Manteiga dá mais sabor na preparação.
Peocurando receita de waffle pão de queijo encontrei essa que é bem parecida com uma receita de bolinho de polvilho que minha mamãe fazia. vou testar, acredito q vai ficar muito boa, vou fazer na minha Foreman, seguindo dicas dos coments..
Amei a receita!
fiz e ficou muito bom! acrescentei gorgonzola e mussarela tambem…a minha wafflera é marca Oster. fica bem crocante, adorei!
da para congelar a massa crua?
Olá Vitor.
Eu comprei uma máquina de fazer waffle da Britania. Não gostei muito dela não. Ela demora muito para dourar o waffle (cerca de 10 minutos). Qual a marca da sua máquina?
Abs,
Vinicius
A minha é Cadence, também não é lá uma grande marca. Se for o waffle de pão de queijo, a minha demora quase isso também.
E ae Vitor, como vc está? trabalhando na área ainda?
De vez em quando passo pelo seu blog, mas essa receita heim, vou experimentar com certeza!
Abração
Fiz o pão de queijo aqui em casa no final de semana e todo mundo adorou. Mas eu não tenho a tal máquina de Waffle então resolvi tentar usar o meu amigo “George Foremam”. Não é que ficou muito bom!!
Adorei!
Sério que funcionou? Que legal! O seu é aquele cheio de ondinhas? Deve ter ficado igual a um panini, né? :D
Ficou bom pacas! Bem estilo Panini mesmo. Minha irmã resolveu até abrir no meio e colocar requeijão.. Huuunnn..
Vou colocar a sua receita e minhas fotos lá no meu blog tá? Com créditos, claaaaro.
Posso ser mal educada e não seguir o conselho acima???
Antes da falta de educação queria saber se vc acha possível isso dar certo na sanduicheira??? Pq ela parece “apertar” menos a massa.
Depois disso, dizer que adoro seu “senso de humor”. Hahahahahahahaha, me lembra os meus amigos de olhinhos puxados que tanto estimo. Eu rindo muito da besteira que eu mesma falei, olho para eles e não vejo muita alteração na feição, só um leve levantar de sobrancelha e uma puxada de canta de boca com aquele ar de “meu deus, onde desliga esse trein” hahahahahahahaha.
Tá, tá, tá.
Tava vendo TV e passou propaganda daquele caldo Knorr meu feijão, sabe? Pois é, a propaganda dele diz que ele “renova” o feijão congelado, dá mais cor e sabor. Você que é entendido das químicas pode me dizer qual pó de pirim pimpim tem lá dentro pra fazer essa “mágica” toda?
Beijos.
Adoro seu blog apesar de ser o 1º comentário.
Aaaaa, comi uns 3 chocolates a mais após ler o texto sobre a dieta que fez recentemente. Essa coisa de culpa me dá vontade de chocolate!!!!
Hummmm…um doce de leite aí em cima, hein??? Delíiiiiicia!!!
Poxa, vi aqui e fui correndo fazer. Acho que o meu ficou meio crocante demais porque a sanduicheira tem só um lado furadinho pra waffle, o outro é lisinho mesmo. Mas nossa, matei o desejo.
Adorei *-* acho que vou fazer também!
Nossa, eu nao tinha visto em nenhum dos outros blogs, mas eu ADOREI a idéia!!!
E eu sou apaixonada por pão de queijo mesmo.. rs..
ADOREI!! Sou louca por pão de queijo e assim tostadinho não dá para resistir!
bjs
Conheci uma receita de “Waffle de Pão de Queijo˜, que inclusive foi a primeira (e a única (!)) que fiz na máquina de Waffle aqui, só que a massa parecia mais líquida que a dessa receita… Preciso ver se acho a receita em algum lugar…