Waffle Pão de Queijo

Por em

Waffle Pão de Queijo

Sim, você já deve ter visto algo parecido em dois lugares: The Cookie Shop da Paula Cookie e no Comes & Bebes do Marcelo Katsuki.

Sabe como é, quando o assunto gira em torno da comida sou bem sugestionável! Há séculos que desejava uma máquina de waffle e quando vi o pão de queijo assim… foi mais forte do que eu, tive que comprar. Cá estamos.

Para variar, fiz algumas mudanças. Na receita original da Paula pedia apenas fécula de mandioca (polvilho doce), porém, como eu tinha o azedo também, resolvi colocar um pouco também. Hey, já que está aberto e precisa ser usado, por que não? :) Saiba mais sobre Polvilho Azedo, Doce e Fécula de Mandioca.

A textura vai mudar, claro. Gostei do resultado! Tudo bem que não provei a versão da Paula, mas com toda certeza é boa! In Miss P, we trust!

Ficou crocante/torradinho por fora e molinho por dentro. Bãodimais! Ideia bem bacana para fazer no lanche da tarde com ozamigos ou com as crionças. Combina o melhor dos dois mundos: a rapidez do waffle e o gosto característico de pão de queijo.

Fiz meia receita e o rendimento foi de 10 unidades, mesmo assim sobrou um monte! Espalhei sobre uma assadeira e levei ao congelador até ficar bem duro e depois armazenei num saco plástico. Para esquentar/descongelar uso a torradeira, funcionou legal!

Culpa de vocês: Clotilde, Paula e Marcelo!

Waffle Pão de Queijo

Waffle Pão de Queijo

Adaptado de Pão de queijo na máquina de waffle (ou sanduicheira)
Rendimento: ~10 unidades.

  • 250mL de leite semidesnatado com baixo teor de lactose (pode usar integral ou semidesnatado)
  • 100g de manteiga sem sal
  • 150g de fécula de mandioca (polvilho doce)
  • 100g de polvilho azedo
  • 100g de queijo ralado (usei colonial e parmesão)
  • 1 ovo grande
  • 1/2 colher (sopa) de sal

Modo: junte os polvilhos e o sal, reserve.

Numa panela, ferver o leite e a manteiga. Verta sobre os polvilhos e mexa muito bem com um garfo. Dependendo da quantidade (e da sua vontade) pode ser amassado com as mãos ou na batedeira planetária.

Caso a sua bancada seja de pedra fria (granito, inox), sove 2-3 minutos para a massa esfriar mais rápido. Foi como procedi.

Então, adicione o ovo e misture muito bem. Tenha paciência, espere o ovo ser absorvido pela massa. Logo, acrescente o queijo ralado e continue mexendo até ele ser totalmente incorporado.

A massa fica uniforme e consistente, é possível modelá-la. Divida a massa em 10 bolinhas, aproximadamente.

Ligar a máquina de waffle de acordo com as recomendações do fabricante, se desejar untar com manteiga.

Colocar uma bolinha em cada uma das chapas da máquina, fechar e deixar cozinhar por cerca de 4-5 minutos, vai depender de quão torradinho quer. Sirva imediatamente.

Observação
- Máquina de waffle: vale ressaltar que o equipamento não deve ter sido projetado para isso, ou seja, pode diminuir vida útil dele e/ou danificá-lo. Esteja avisado!
- Leite: utilizei com baixo teor de lactose (-90%) devido a minha intolerância a lactose. Pode usar o leite normal sem problemas.

Waffle Pão de Queijo

Compartilhe!

Estante do PraFundo

Celeiro: Culinária
Food52 Cookbook, Volume 2: Seasonal Recipes from Our Kitchens to Yours
Para Todos os Gostos – Sorvetes
Cozinha: Uma Questão de Amor, Arte e Técnica

Confira toda a ESTANTE!

15 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Conheci uma receita de “Waffle de Pão de Queijo˜, que inclusive foi a primeira (e a única (!)) que fiz na máquina de Waffle aqui, só que a massa parecia mais líquida que a dessa receita… Preciso ver se acho a receita em algum lugar…

  2. ADOREI!! Sou louca por pão de queijo e assim tostadinho não dá para resistir!
    bjs

  3. Nossa, eu nao tinha visto em nenhum dos outros blogs, mas eu ADOREI a idéia!!!
    E eu sou apaixonada por pão de queijo mesmo.. rs..

  4. Sem Avatar Patychan:

    Adorei *-* acho que vou fazer também!

  5. Sem Avatar Lis:

    Poxa, vi aqui e fui correndo fazer. Acho que o meu ficou meio crocante demais porque a sanduicheira tem só um lado furadinho pra waffle, o outro é lisinho mesmo. Mas nossa, matei o desejo.

  6. Sem Avatar Marlene:

    Hummmm…um doce de leite aí em cima, hein??? Delíiiiiicia!!!

  7. Sem Avatar ana cristina xavier:

    Posso ser mal educada e não seguir o conselho acima???

    Antes da falta de educação queria saber se vc acha possível isso dar certo na sanduicheira??? Pq ela parece “apertar” menos a massa.

    Depois disso, dizer que adoro seu “senso de humor”. Hahahahahahahaha, me lembra os meus amigos de olhinhos puxados que tanto estimo. Eu rindo muito da besteira que eu mesma falei, olho para eles e não vejo muita alteração na feição, só um leve levantar de sobrancelha e uma puxada de canta de boca com aquele ar de “meu deus, onde desliga esse trein” hahahahahahahaha.

    Tá, tá, tá.

    Tava vendo TV e passou propaganda daquele caldo Knorr meu feijão, sabe? Pois é, a propaganda dele diz que ele “renova” o feijão congelado, dá mais cor e sabor. Você que é entendido das químicas pode me dizer qual pó de pirim pimpim tem lá dentro pra fazer essa “mágica” toda?

    Beijos.

    Adoro seu blog apesar de ser o 1º comentário.

    Aaaaa, comi uns 3 chocolates a mais após ler o texto sobre a dieta que fez recentemente. Essa coisa de culpa me dá vontade de chocolate!!!!

  8. Fiz o pão de queijo aqui em casa no final de semana e todo mundo adorou. Mas eu não tenho a tal máquina de Waffle então resolvi tentar usar o meu amigo “George Foremam”. Não é que ficou muito bom!!
    Adorei!

    1. Sério que funcionou? Que legal! O seu é aquele cheio de ondinhas? Deve ter ficado igual a um panini, né? :D

    2. Ficou bom pacas! Bem estilo Panini mesmo. Minha irmã resolveu até abrir no meio e colocar requeijão.. Huuunnn..
      Vou colocar a sua receita e minhas fotos lá no meu blog tá? Com créditos, claaaaro.

  9. Sem Avatar José Augusto:

    E ae Vitor, como vc está? trabalhando na área ainda?
    De vez em quando passo pelo seu blog, mas essa receita heim, vou experimentar com certeza!

    Abração

  10. Olá Vitor.

    Eu comprei uma máquina de fazer waffle da Britania. Não gostei muito dela não. Ela demora muito para dourar o waffle (cerca de 10 minutos). Qual a marca da sua máquina?

    Abs,

    Vinicius

    1. A minha é Cadence, também não é lá uma grande marca. Se for o waffle de pão de queijo, a minha demora quase isso também.

  11. Sem Avatar dodo:

    da para congelar a massa crua?

  12. Sem Avatar dodo:

    fiz e ficou muito bom! acrescentei gorgonzola e mussarela tambem…a minha wafflera é marca Oster. fica bem crocante, adorei!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Sério, eu ñ sou gorda, nem magra, mas SÓ PENSO EM COMIDA: -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by Suzana Bueno, KarynK. KarynK said: Sério, eu ñ sou gorda, nem magra, mas SÓ PENSO EM COMIDA: http://pratofundo.com/2373/waffle-pao-queijo/ [...]

  2. Tweets that mention Waffle Pão de Queijo — Prato Fundo -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by blog PratoFundo, Sandra Peres. Sandra Peres said: Waffle Pão de Queijo em http://pratofundo.com/2373/ via @pratofundo [...]

  3. Waffle Pão de Queijo | Chubby Vegan

    [...] muito tempo atrás vi este post no Prato Fundo, fiquei muito curiosa e tentada a fazer porque achei super [...]

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»